Notícias em 12 de maio de 2013 - Aula 12

"Não queiras tornar-se um sucesso como homem, mas procure tornar-se um homem de valor. Um homem de valor dá mais a vida do que recebe dela. Se você pretende enriquecer, lembre-se de que, antes do saldo no Banco, o que faz o homem rico é o coração. Somos ricos pelo que somos e não pelo que temos. Ao perseguir o alvo que você busca, não se importe, com as meias derrotas. Deus nos examina pelas cicatrizes e não pelos diplomas. Construa no seu coração um cemitério para enterrar os erros dos seus amigos. Guarde esta imagem: no coração de um ciclone há sempre um lugar de perfeita calma. Não se deixe abater pelas adversidades, fuja para a tranquilidade de sua consciência. Haverá algum dia sem sol, mas não haverá sem luz. Se alguém o dissecar pelas costas lembre-se de que quando levamos pontapés pelas costas é sinal de que estamos na frente. Não procure adiantar o tempo, porque assim, atrasará o futuro." (Recebido pela Internet)

Na semana que passou vimos drenagem em suas várias modalidades e objetivos (agrícola para fins de evitar a salinidade e rebaixamento de lençol freático, campos esportivos e sistemas de alerta de vazamento de reservatórios com finalidades ambientais). Nestas situações, a escolha da equação para o dimensionamento do espaçamento entre drenos vai depender do regime de fluxo, permanente (HOOGHOUDT) ou não - variável (GLOVER-DUMM) e os livros de Décio Cruciani e o de Manoel de Jesus Batista indicados na bibliografia da disciplina são os mais indicados pelo conteúdo teórico e prático, respectivamente. A drenagem de campos esportivos foi destacada como uma exigência de usuários mais qualificados é importante se preparar para este mercado, assim como o da drenagem para fins ambientais, como o caso do tanque de vinhaça abaixo, onde se pode ver claramente o esquema "espinha de peixe" de drenos a serem implantados.


Também ensinamos em sala de aula, fizemos a avaliação da irrigação como tema das aulas em 6 de maio de 2013 e utilizamos o sistema de irrigação por aspersão fixa, no entorno do LHI - NACI. Para esta aula, utilizou-se a vazão de 6,15 m3/hora durante duas horas, com funcionamento dos dois setores simultaneamente, sendo este a base para o trabalho prático que deverá ser desenvolvimento em complemento às aulas.



A área utilizada para aulas práticas é irrigada por aspersores tipo gear-drive e também usamos aspersores de última geração chamado MP-Rotator, da fábrica Hunter. Ambos são aspersores tipo pop-up (escamoteáveis) e o Rotator usa jatos "giratórios", enquanto que o gear-drive se apresentam em jato único.



Os alunos receberam instruções gerais sobre os elementos envolvidos na avaliação da irrigação e em seguida passaram a fazer as leituras em provetas da água coletada nos pluviômetros, propositalmente improvisados a partir de latas de leite em pó e dessa maneira tendo que aprender converter mililitros em milímetros por hora e depois farão os cálculos estatísticos que farão parte do trabalho prático a ser entregue posteriormente.


Também discutimos em sala de aula as diferença na avaliação em campo entre a irrigação por aspersão e a localizada e ainda sobre a maior dificuldade e custos de avaliação e readequação de um campo de golf, que exigiria investimentos altos.

Após a avaliação e melhorando o desempenho dos sistemas de irrigação temos os seguintes benefícios tais como: Melhoria da eficiência da aplicação da água, Aumento da produtividade, Aumento do lucro, Melhoria da qualidade da água, Diminuição do total da água aplicada, Diminuição da energia utilizada, Diminuição dos nutrientes e defensivos lixiviados, Diminuição do escorrimento da água e da erosão e Redução das doenças nas plantas.

Vários órgãos e Instituições utilizam os Laboratórios Móveis para avaliação dos sistemas de irrigação na propriedade. Por exemplo, na Florida, Estados Unidos, o Laboratório Móvil de Irrigação (Mobile Irrigation Lab - MIL) foi implantado em janeiro de 1999 com o objetivo de promover a conservação da água e energia através da melhoria da eficiência dos sistemas de irrigação, para promover a melhoria da qualidade da água minimizando a lixiviação dos nutrientes além da zona radicular mantendo-os entre as raizes para a melhor absorção, para promover a sustentabilidade da agricultura através da redução dos custos de produção, através da redução dos gastos com energia e fertilizantes e o aumento da produtividade das culturas. Veja quantos são e onde estão baseados.

De fato, foi uma semana puxada e iniciamos também um projeto de irrigação localizada, microaspersão em citros, saindo do volume necessário e chegando ao lay-out do sistema.

Sugerimos a leitura dos artigos que avaliaram o desempenho dos sistemas de irrigação na MBH do Córrego do Coqueiro e do Três Barras e entendam a importância de se conhecer a capacidade e qualidade da aplicação de água dos sistemas de irrigação.
Lembramos ainda que todas as apresentações utilizadas em aulas estão disponíveis no canal de conteúdo da AHI da UNESP Ilha Solteira, na seção "Atividades Acadêmicas". Ali encontrarão inclusive a bibliografia sugerida e exercícios.

Visita do Colégio Euclides da Cunha
Sob a coordenação do Engenheiro Agrônomo Adilson Bastos, o LHI - NACI recebeu em 8 de maio de 2013 a visita dos alunos do Segundo Ano do Ensino Médio do Colégio Euclides da Cunha, que tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do nosso trabalho e receberam instruções sobre irrigação, clima, evapotranspiração e qualidade da água. Participaram desta visita este Professor e os nossos Orientados Bruno Felipe Reis da Silva, Elizabete Rocha, Renato Franco e Yane Freitas Silva).


Próximas palestras serão na CIPA - CESP e na UNESP Dracena
Estaremos nesta terça-feira (dia 14 de maio de 2013) ministrando palestra na CIPA da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira da CESP com o tema "O CLIMA NO NOROESTE PAULISTA E AÇÕES DA UNESP NA DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO", onde mostraremos parte do nosso trabalho em sintonia com a necessidade de se produzir mais e melhor alimentos e ainda promover o desenvolvimento regional baseado na agricultura irrigada.

E no sábado - dia 18 de maio de 2013 estaremos participando do SAMPA - Simpósio de Adubação e Manejo de Pastagens promovido pelo GENAP – Grupo de Experimentação em Nutrição e Adubação de Plantas e PET Zootecnia - Programa de Educação Tutorial da UNESP Dracena. Tendo como público alvo  estudantes, profissionais da área e produtores rurais nossa palestra será as 11 horas e versará sobre  "Irrigação e fertirrigação em pastagens".

Irrigação - Produção
"Indústria brasileira tem o pior desempenho entre emergentes - Pouco internacionalizada, indústria acumula entraves" assim é a manchete do caderno Mercado da FSP de 12/05/2013 ( p.B.1 e B.3), e ficamos sabendo que entre 25 países, no ano passado o setor apenas encolheu no Brasil e na Argentina, que está em crise e os números mostram que problemas domésticos têm exercido maior influência do que a crise internacional. O interessante que é em outra ponta, todo o setor envolvido com a engenharia de irrigação, ou, com o aumento da área irrigada, que cresceu a passos largos nos últimos dois anos, projeta um crescimento ainda maior para os dois anos seguintes, apenas fazendo ressalva para ao ano de 2015, ou seja, após a Copa e a as eleições, problemas domésticos, que causam estagnação e desconfiança no setor industrial como todo, passa a preocupar o setor de irrigação, que sofre influência "positiva" de problemas vindos dos outros países, a maioria deles ligados à fenômenos climáticos adversos, como neste momento, o período seco prolongado na China ou a neve que já deveria ter cessado no meio-oeste dos Estados Unidos e atrasam o plantio de toda a área de produção de grãos, que tem uma janela de plantio que se fecha em 21 de maio. As demandas por alimentos no mundo crescem, especialmente as ligadas à produção de proteínas, como carne, ovos ou derivados de leite e para fornecê-las, países produtores de soja e milho ficam em condições favoráveis. Somente a China, aumentou em quatro vezes nos último 20 anos o consumo de carne. Assim, o ambiente para o investimento em agricultura irrigada no Brasil passa a ser extremamente favorável e muitos agropecuaristas já perceberam isso e fazem investimentos crescentes em sistemas de irrigação, de norte a sul do país. O noroeste paulista, região de maior aptidão climática, de bons solos e de infra estrutura de transporte e energética não tem colhido este ambiente favorável e os investimentos podem ser classificados como tímidos.

A Folha de São Paulo de hoje tem o seu Editorial a preocupação com a economia brasileira. "Figurino ultrapassado" é o título que destaca que "Já há quem preveja 2,5% de aumento do PIB e reversão da curva cadente da dívida pública; Fazenda, contudo, repete otimismo desgastado" e começa assim: "O ministro da Fazenda, Guido Mantega, não se distingue por poupar otimismo. Para ele, a economia brasileira está em retomada, com inflação e contas públicas sob controle. Fica mantida sua projeção irreal de crescimento do PIB em 3,5%, neste ano, e 4,5% em 2014. Os dados insistem em desmenti-lo. A indústria cresceu 0,8% no primeiro trimestre, um bom resultado. Mas a alta se concentrou nas vendas de caminhões e máquinas agrícolas -e, no primeiro caso, houve só a reversão do tombo de 2012. Outros setores seguem paralisados. O aumento da participação de importados nas cadeias de produção persiste. Os dados preliminares de abril são fracos, especialmente o índice de confiança industrial da Fundação Getúlio Vargas. Os empresários permanecem temerosos, ressabiados. O consumo também perdeu fôlego. O surto inflacionário dos últimos seis meses, concentrado nos alimentos, corroeu a renda disponível. Os salários reais estão perto da estagnação. O emprego tem crescido pouco nos últimos meses..." Leia na íntegra!

A Edição 31 da revista IRRIGAZINE já está publicada e com ótimas matérias. Destacamos o estudo de Rodrigo Vieira, que está na Rússia mostrando suas competências, sobre o custo da energia elétrica e também a entrevista e artigo de José Giacóia Neto.


A nova diretoria da CSEI tomou posse durante a Agrishow, em Ribeirão Preto, com a principal missão de desburocratizar o processo de compra de equipamentos para irrigação.

Irrigação registra crescimento na Agrishow 2013 e os visitantes puderam ver vários equipamentos de irrigação como pivôs, carretéis, moto bombas, tubos, sistemas de irrigação localizada, aspersão convencional, automação, estações meteorológicas entre outros equipamentos para manejo da irrigação. De forma geral o setor de irrigação vem apresentando crescimentos significativos, mas os fabricantes de pivôs são os que mais comemoraram os últimos resultados, em parte pelo surpreendente desempenho das vendas no Rio Grande do Sul. O estado vem sofrendo com períodos prolongados de seca, o que motivou os agricultores a investirem em irrigação; a oferta de crédito com taxas de juros atraentes mais os incentivos do governo estadual contribuíram para o salto nas vendas de sistemas de irrigação. Estima-se que o Brasil irriga aproximadamente 5 milhões de hectares, mas tem área e água suficientes para irrigar quase 30 milhões de hectares.




Economia e escassez de água e saneamento
O Brasil conquistou em 2007 o primeiro prêmio internacional sobre ao uso e a economia de água na agricultura e foi concedida aos produtores Werner e Herbert Arns, recebido em Sacramento, Califórnia, Estados Unidos, onde se realizou o Encontro Anual da ICID - International Commission on Irrigation and Drainage, que congrega 105 países. O WatSave Award representa o reconhecimento internacional às pessoas que contribuem de forma extraordinária para o uso eficiente da água na agricultura em todo o mundo, uma meta e objetivo que deve ser perseguida e valorizada a cada novo dia, sendo portanto, preocupação mundial. A revista ITEM em seu número 76 (página 23 a 25) deu grande destaque à este reconhecimento internacional aos irrigantes gaúchos que se destacaram com o uso de pivô central no cultivo de arroz, e que ao longo de 10 anos anos desenvolveram trabalhos integrados com setores da pesquisa agropecuária, de equipamentos e de insumos para a agricultura irrigada, e os primos Arns conseguiram colocar em prática um sistema de produção que permitiu economizar água em até 50% em relação ao tradicional praticado na sua região, num trabalho que marcou uma nova etapa para a produção da lavoura arrozeira com essa alternativa de uso da irrigação e de mais facilidades no manejo dos recursos naturais, através mudança do sistema de produção do arroz que flexibilizou o manejo dos recursos hídricos, do solo e das culturas, principalmente com a melhor aplicação dos fundamentos básicos do sistema Plantio Direto, como de rotações e sequências de culturas, manutenção e manejo da cobertura do solo. Confira a matéria completa!


Os resultados obtidos evidenciam ser possível e viável a produção de arroz com o uso da irrigação por aspersão e ainda respalda o trabalho pioneiro dos irrigantes gaúchos para outras regiões brasileiras. Gaúchos e paulistas estão todos de parabéns por buscarem formas alternativas para o uso eficiente da água, qual seja, produzir mais, com menos água. Este foi o tema do Pod Irrigar - o Pod Cast da agricultura irrigada - desta semana. Ouça-o!

Entretenimento
Toninho Horta é mais um dos grande valores musicais de Minas Gerais e pertence ao time que fundou o Clube da Esquina e influenciou toda uma geração, como a minha. Toninho Horta ou Antônio Maurício Horta de Melo nasceu em Belo Horizonte em 2 de dezembro de 1948 é um compositor, arranjador, produtor musical, e guitarrista brasileiro. Mas não é só isso. Foi eleito o 5º melhor guitarrista do mundo pela revista britânica "Melody Maker" em 1977, o 7º melhor guitarrista em 1978 pela mesma revista, é Cidadão Honorário da cidade de Austin (EUA) desde 1983, integra a antologia "Progressions - 100 Years of Jazz" (EUA, Columbia/Legacy, 2005), como um dos guitarristas mais influentes do mundo do jazz no século XX e em 2012 foi incluído na lista 30 maiores ícones brasileiros da guitarra e do violão da revista Rolling Stones Brasil. Assista seu violão solo e conheça também o Museu do Clube da Esquina e a história e a produção destes mineiros geniais. Saiba mais sobre o Clube da Esquina em Museu virtual do Clube da EsquinaClube da esquina, 30 anos da revolução mineiraClube da Esquina em quadrinhos e Clube da Esquina-All MusicVeja as músicas em vídeosHá também um documentário sobre o Clube da Esquina, já abordado aqui neste blog. A seguir, Manuel, o Audaz, a história de um Jeep amarelo que tem muitas histórias para contar. "Os caras do clube da esquina" é um ótimo video para conhecer estes "caras" que influenciaram muita gente e uma justa homenagem. "Toninho Horta and Friends Live in New York" é ótimo assistir também.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características