TCC deve aproximar AHI ao Departamento de Engenharia Mecânica


Hoje mais do que nunca vivemos a era da conscientização da importância da economia dos recursos oferecidos pelo planeta. A água e a energia, sem dúvidas são as mais comentadas. Nesse contexto, eu, Bruno Felipe Reis da Silva, graduando em Engenharia Mecânica e bolsista de extensão da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, venho estudando uma forma de baixar a temperatura ambiente, com economia de energia: o Resfriamento Evaporativo Indireto. 

O Resfriamento Evaporativo, consiste na diminuição da temperatura do ar através do lançamento de água no ambiente a ser resfriado (RE Direto), ou próximo a ele (RE Indireto), de modo a transferir o calor do ar para a água, que por sua vez evapora. 

A proposta que está em fase de criação, é a de estudar a variação da temperatura da parede interna de telhas, dentre as mais utilizadas, uma vez que se irá gotejar água na parede externa, na temperatura ambiente. A expectativa é que, a água roube calor da parede exposta à radiação (externa), evapore, resfriando consequentemente a parede interna. Caso essa queda de temperatura seja significativa, será possível estimar quanto isso representaria de melhora no conforto térmico do ambiente.




Com as informações disponibilizadas gratuitamente, será possível estimar a quantidade de água a ser utilizada, de quanto em quanto tempo, quanto de água por minuto, etc.

Este é um projeto de Trabalho de Graduação em Engenharia Mecânica que está em fase de desenvolvimento e deve ser apresentado no final deste ano de 2013, portanto fique atento a novas informações.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características