Trabalho prático - Monitorando a umidade no solo


Vacuômetro de Bourdon acoplado à tensiômetro em 2 de maio de 2013 (14:32 h).

O ambiente é propício para avançarmos mais nos estudos e no aprendizado e assim, propomos um trabalho simples, mas que traz a oportunidade de conhecer e praticar o manejo da irrigação através da tensiometria que mede a quantidade de água no solo.


Assim, faremos sete medições em dias consecutivas do potencial matricial nos tensiômetros digitais de punção (15, 30 e 45 cm) e no de Bourdon (30 cm da superfície do solo), este analógico, com características distintas na sua operacionalidade. Os primeiros necessitam de um leitor externo, que atua quando a água que funciona como sensor é colocada em contato com o vácuo.

Tensíômetros de punção e tensiômetro com vacuômetro de Bourdon.

As leituras diárias serão sempre em horário próximo nos 4 tensiômetros e deverão ser transformadas em potencial matricial fazendo-se as correções para as profundidades instaladas. Os grupos serão de no máximo cinco elementos.


O potencial matricial deverá ser transformado em umidade atual a partir da curva característica de retenção de água no solo, que é formada por pares de dados entre o potencial matricial e umidade volumétrica, variando da saturação ao ponto de murchamento permanente. Utilizar a curva abaixo com potencial matricial em cca e umidade volumétrica (cm3/cm3) e o modelo de GENUCHTEN (1980) para geral os parâmetros da equação, baixando o programa SWRC (Dourado Neto et al, 2000) no canal Download da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira ou diretamente do sítio dos autores.




A partir dos parâmetros do modelo, construir as curvas características como no exemplo das listas de exercícios, calcular a CAD para cada profundidade, construir os gráficos com as variações diárias do potencial de água no solo, do armazenamento em milímetros e em porcentagem da CAD, comparando a coerência das leituras considerando um cultivo de grama e outro de citros e da irrigação realizada, dizendo se foi adequada às estas culturas com sistemas radiculares distintos. Portanto, fazer um breve estudos do cultivo de grama para paisagismo ou campo esportivo e do citros. Relatar também as dificuldades encontradas no uso dos tensiômetros.

Analisar também se os tensiômetros foram instalados em local e profundidades adequadas à culturas.

Fizemos a irrigação na tarde do dia 2 de maio (uma hora) e também na manhã do dia 3 de maio de 2013 (duas horas).

Entrega do trabalho
O trabalho deverá ser entregue em 27 de maio de 2013 no horário da prova e deverá contar com Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões e Bibliografia utilizada e deverá incluir gráficos e figuras ilustrativas, conforme roteiro já adotado em trabalhos de campo anteriores.

A tensiometria pode ser utilizada em qualquer cultura, veja o exemplo em cafeeiros. Veja outros exemplos de gráficos possíveis. Veja também as ilustrações das aulas disponibilizadas antecipadamente.



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características