30 de junho de 2013 e notícias atualizadas

"Não basta só ser bom de matemática. É ótimo colocar produtos no mercado, convencer pessoas, negociar. São coisas simples, mas que ficam esquecidas." (Bel Pesce, 25 anos, na Folha, 23/06/2013, Mercado - MPME, p.6).

Amanhã será nossa 19a. semana de aulas e com isso mais um semestre se finda. Teremos pela manhã os seminários sobre o "Desenvolvimento regional baseado na agricultura irrigada - O caso de Cristalina - GO", "Fabricantes de sistemas pivô central no Brasil e sua atuação técnica e comercial" e "Revendas de projetos de irrigação no Estado de São Paulo: quem são, onde e como atuam?" e a prova final a tarde! Na semana que passou trabalhamos sobre um projeto de irrigação de uma campo esportivo - uma área que tem muito a crescer no Brasil - e ainda fizemos um projeto de irrigação pro gotejamento na mesma área de citros que projetamos a irrigação por microaspersão e assim, o comparativo pode ser feito. E por fim, revisamos os cuidados e as diferentes dos diferentes sistemas de irrigação em relação aos cuidados e critérios hidráulicos de projeto. Gostei deste semestre, não tendo feriados nas segunda-feiras tivemos mais horas-aula e pudemos levar mais conhecimento e informação aos alunos. Também tivemos até o momento bons seminários, uma turma dedicada e ainda a felicidade de ter o artigo "A comunicação adequada" de parte dos nossos alunos publicado em meios de comunicação de grande audiência, e assim, levar parte do trabalho da UNESP à milhares de pessoas. O semestre contou também com o reforço da dedicada Monitora Yane Freitas que mais do que esclarecer dúvidas, teve um papel importante no direcionamento e orientação de como estudar irrigação, drenagem e agricultura irrigada e recebe os nossos parabéns e o nosso muito obrigado pelo emprenho e dedicação. Assim, desejamos muito sucesso a todos e lembrá-los mais uma vez de que sempre estaremos a disposição para promover a modernização da nossa agropecuária através do uso das informações climáticas e dos sistemas de irrigação.


Planejando a aquisição de um sistema de irrigação
A chuva voltou a ser registrada em todo o noroeste paulista e já temos no mês de junho um acumulado que varia entre 50 mm em Populina e 85 mm em Ilha Solteira e esperávamos com base na média histórica para o mês 16 mm. No ano passado contrariando o esperado registramos na região de 124 mm em Itapura a 166 mm em Marinópolis e Sud Mennucci. E ontem um produtor rural me surpreende com a afirmação "é professor, o tempo está doido mesmo e do jeito que está, não vamos mais precisar investir em sistema de irrigação! Lembra do ano passado, choveu muito em junho e agora de novo, está chovendo bem!".
Somos muito influenciados pelo momento atual e muitas vezes esquecemos o passado, que é fundamental para no presente tomarmos a decisão acertada para que tenhamos um bom futuro. Um exemplo são as chuvas! Mesmo com tanta chuva em junho, a região chegou a agonizar com até 91 dias sem chuva a partir de 21 de junho de 2012 e somente sistemas de irrigação garantiram produtividades elevadas e qualidade da produção de várias culturas, especialmente as frutas e até a pastagem que a partir de julho inicia sua fase de maior crescimento e a irrigação e adubação tem trazido muita lucratividade aos pecuaristas, como aqui mesmo já mostramos. 
Ainda, em 2013 às vezes involuntariamente esquecemos que a partir de 13 de abril chegamos a ficar até 49 dias sem chuva e com isso registramos déficit hídrico neste segundo trimestre do ano, o mesmo que está recebendo chuva acima da média, mas não acreditamos que ao fechar o ano, vamos ter uma situação diferente do tradicional e esperado déficit de água no solo em 7 a 8 meses comprometendo a produtividade e as opções de cultivo na região na atividade de sequeiro.
Assim, nosso comentário desta semana, é mais um alerta de planejamento do que uma análise climática, utilizada para sustentar o argumento de que, a região noroeste paulista, dotada de terras de baixas declividades, solos com adequada fertilidade, que conta com rodovias, ferrovias, hidrovias e ainda aeroportos e energia elétrica em toda a zona rural, reúne condições ótimas para se tornar uma das regiões com elevada capacidade de se fazer uma agropecuária de alto nível, com o emprego de tecnologia de ponta e dar um salto de produtividade média, mas para isso deve investir mais em sistemas de irrigação, pois é limitada na distribuição das chuvas ao longo do ano.
O produtor deve se planejar adequadamente para que o seu projeto de irrigação seja elaborado considerando uma avaliação precisa da propriedade e dos recursos naturais nela contidos e ainda, com o tempo necessário para vencer as barreiras burocráticas do licenciamento ambiental e do financiamento do investimento, invertendo a situação muitas vezes registrada, que é a de correr atrás de adquirir o sistema de irrigação em pleno período seco. Planejamento é chave do sucesso! E assim, planejamento e muito mais sucesso a todos! Esse foi o tema que desenvolvemos esta semana no Pod Irrigar - o Pod Cast da Agricultura Irrigada desta semana. Ouça também os anteriores

Inovagri Meeting - CONIRD - Irrigação
A comissão Organizadora do II Inovagri International Meeting convida a todos os interessados para participar deste evento, que será realizado nos dias 31 de Março a 4 de Abril de 2014 no Centro de Eventos do Ceará. Envie seu trabalho de natureza científica e técnica até o dia 13 de setembro de 2013. Confira as informações de envio e as normas no site: www.inovagri.org.br/meeting

E o XXIII CONIRD - Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem, o mais tradicional evento da agricultura irrigada e que este ano acontecerá em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano, de 13 a 18 de outubro, mantendo a tradição de acontecer em regiões alternadas do país para assim contribuir não somente com a parte científica, mas também estimular a melhoria do uso da água e a ampliação da área irrigada no Estado sede do evento. A promoção é da ABID - Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem que se associou à diferentes entidades regionais, estaduais e nacionais para que mantenha também a tradição de ser o CONIRD um evento eclético e coroado de sucesso. Assim, o CONIRD 2013 terá cinco dias de atividades relacionadas ao desenvolvimento sustentável do agronegócio calçado na agropecuária irrigada. A parte científica está sendo coordenada pelos professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que estão recebendo os artigos científicos e iniciando as análises da qualidade dos trabalhos. São 10 as áreas técnicas possíveis de submissão cobrindo todos os aspectos envolvidos com a agropecuária irrigada, a drenagem de terras, salinidade, qualidade da água, a hidráulica de sistemas e a análise econômica dos sistemas de produção e equipamentos. As normas podem ser encontradas a partir do sítio http://www.conird.com.br e fiquem atentos nas datas. Os artigos científicos ou técnicos devem ser enviados até o dia 5 de julho de 2013. As áreas de submissão são Irrigação: relações solo-água-planta, manejo, fertirrigacao, Engenharia de irrigação e drenagem, hidráulica de sistemas, Drenagem e salinidade, Recursos hídricos: hidrologia aplicada, gestão e manejo de bacias hidrográficas, Qualidade e reuso de água, Agroclimatologia, Consumo de água pelas plantas e eficiência de uso de água, Geoprocessamento e sensoriamento remoto, Impactos ambientais da agricultura irrigada e Tecnologias adaptativas. Trabalhos científicos poderão ser enviados e apresentados e assim, fiquem atentos para participar consultando as informações disponibilizadas no sítio da ABID a partir de http://www.abid.org.br. A programação das nove Oficinas já está divulgada. Confiram!




Oportunidade - Emprego - Negócios - Emprrendedorismo
Guilherme Pontin é um dos nossos alunos da UNESP Ilha Solteira que brilha no mercado de trabalho. Atualmente na LDC tem como foco de trabalho a operação das áreas citrícolas na empresa na região noroeste paulista, tendo a Fazenda de Sud Mennucci, toda irrigada, recebida a maior atenção. A LDC disponibilizará uma vaga de estagiário sob a Tutela do Engenheiro Agrônomo Guilherme à alunos do último semestre de Agronomia. Interessados devem enviar manifestação de interesse pela vaga em Sud Mennucci e enviar curriculum para o e-mail: josaine.mazzucato@ldcom.com É uma ótima oportunidade de aprender em uma grande e moderna empresa.

Se você tem inglês fluente (indispensável), amplo conhecimento de informática, disponibilidade para se deslocar/residir em outros Estados, durante o período de treinamento e após o período de aprovação, se for necessário, maturidade e personalidade profissional, facilidade de comunicação, competência intercultural e flexibilidade para trabalhar em equipe, então já reúne em condições para concorrer para a vaga de Engenheiro Agrônomo Trainee na Netafim. Confira mais!


Phil Libin, presidente-executivo do Evernote, empresa que produz um dos mais populares aplicativos para organização pessoal, vai contra as recomendações de especialistas no que diz respeito ao desenvolvimento de produtos. O sistema, que permite armazenar recortes, fotos e anotações em celulares, tablets e computadores, já recebeu US$ 250 milhões em investimento. O serviço tem 65 milhões de usuários no mundo, sendo 2 milhões pagantes. No Brasil, cerca de 1,7 milhão de pessoas usam o aplicativo e 10 mil pagam pelo pacote premium. A assinatura mensal custa R$ 10,35. Para Libin, empreendedores podem, sim, criar produtos bem-sucedidos pensando em si mesmos, e não tanto nos consumidores. "O importante é criar algo que seja ótimo. E é mais difícil fazer isso para outras pessoas, os seus clientes, especialmente se você estiver empreendendo pela primeira vez e faça algo de que você se orgulha e deixe a internet se encarregar de lhe conseguir clientes." Para o executivo, é importante ouvir o público-alvo, mas só para descobrir o que está errado com o produto, e não para encontrar meios de resolver esses problemas. "As pessoas são boas para dizer o que as irritam, mas não para indicar o que as fazem felizes. É seu trabalho descobrir como consertar o que está errado."

Água e fertilizantes para todos os fins

Os Bolsistas de Extensão resgataram o vídeo da reportagem da Revista Rural com o tema FERTIRRIGAÇÃO, que teve Direção de Flávio Albim, apresentação da repórter Fátima Costa e imagens de Leandro Maciel de Souza, além deste missivista, os Engenheiros Agrônomos Fábio Roberto Del Rovere e Mauro Takao Suzuki e ainda o produtor de laranja e limão Reinaldo Caritá que investiu em irrigação e pratica a fertirrigação. Gravada em agosto de 2005, na reportagem chamamos a atenção para as vantagens da utilização da fertirrigação, tema do recente artigo "Análise econômica da fertirrigação e adubação tratorizada em pivôs centrais considerando a cultura do milho" e ainda da entrevista no Portal Dia de Campo.



Política - Economia

Café em casa

Instagram tem 5 mi de vídeos em 24 horas

Entretenimento
O Escotismo foi fundado por Lord Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina. No Brasil é representado pela União dos Escoteiros do Brasil e em Ilha Solteira o Movimento Escoteiro está representado desde 1969 pelo GEU - Grupo Escoteiro Utubupungá e é mais uma oportunidade de atividades e formação que os jovens tem a sua disposição. As atividades são realizadas na Área de Lazer - Parque da Mantiqueira aos sábados entre as 15 e 17 horas. Vá conhecer as atividades pessoalmente ou mesmo virtualmente. Conheças algumas músicas Escoteiras! Assista também o vídeo em comemoração ao Dia do Escoteiro com as Leis Escoteiras que são para toda vida, o Escotismo na TV Record (Parte 2), a entrevista no SBT, a Escoteira Adriana Birolli sendo homenageada e ainda no Programa do Jô comemorando os 100 anos do Movimento Escoteiro (Parte 1 e Parte 2). Afinal, o que é SER ESCOTEIRO? Confira na definição dos jovens! E mais músicas Escoteiras! E mais SER ESCOTEIRO!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características