Chegando ao fim do semestre com notícias em 16 de junho de 2013

"É mais do que conhecida a correlação entre renda e nível de instrução, e uma das principais razões por que mandamos as crianças para a escola é torná-las pessoas mais sábias e esclarecidas". (Hélio Schwartsman, em "Farol do Iluminismo", FSP, 9/06/2013, p.A.2)

Este semestre os feriados não nos pegaram e amanhã estaremos na nossa 17a. semana de aula. Na aula desta semana que passou terminamos o projeto de aspersão convencional. Seguimos com o projeto de irrigação por microaspersão em citros e nos concentramos a maior parte do tempo na linha de derivação, que é telescópica para que seja possível manter a pressão dentro das condições que caracteriza um bom projeto de irrigação, que não pode ter uma perda de carga maior que 20% da pressão de serviço no setor irrigadao, sendo 11% o máximo a ser perdido na linha lateral e 9% na linha de derivação, que ainda tem que sofre a contabilidade decorrente da diferença de nível, uma vez que a linha está com fluxo morro abaixo. A pressão desejada na entrada de cada linha lateral é de 15,8 mca e colocamos esta mesma pressão chegando no cavalete dos setores superiores. Assim, se construirmos nossa linha de derivação com 39 metros com tubos de 4", 84 metros com 3" e 48 metros com 2" (sempre PVC), teremos uma linha de derivação com 171 metros.

Nesta situação, a pressão média da linha de derivação será de 15,4 mca (variação de 7,7% no setor), com pressão máxima de 16 mca e mínima de 14,8 mca e diferença entre a primeira e a última linha lateral será de -4,4%, com variação máxima de 4% e mínima de -3,5% em relação à pressão média, como se extrai da planilha acima e gráficos abaixo.


Se a linha principal ou adutora (neste caso incluindo a linha secundária, porque operamos um setor de cada vez) é de 445 (80+350+15) metros e utilizarmos tubulação de 4" (velocidade = 1,5 m/s) haverá uma perda de carga de 8,5 metros. Observe que após calcularmos a perda de carga na linha secundária e na linha principal, devemos adicionar a diferença de nível e a perda de carga localizada e assim, se tem a pressão necessária na saída da moto-bomba. Foi reforçado aos alunos para que façam seus estudos auxiliados pela construção de uma planilha de cálculo, permitindo um melhor entendimento das variações de perda de carga e pressão. Depois devemos dimensionar a sucção utilizando uma velocidade em torno de 1,0 m/s, somar a altura manométrica de recalque (pressão na saída da moto-bomba) com a altura manométrica de sucção e assim, obtém-se a altura manométrica total, que multiplicada pela vazão resultará na potência no eixo da bomba, que multiplicada pela reserva de potência, resultará no motor necessário para o acionamento. Pronto, agora só lista o material a ser utilizado e confeccionar o memorial descritivo. Utilizamos a Fórmula Universal mas podemos dimensionar por Hazen-Williams, pois estamos bombeando água e a tubulação é maior que 2". Fiquem a vontade na escolha da equação!

Revisão de prova
Terça-feira estaremos a disposição na Sala de Reuniões do LHI entre 11:30 e 12:30 horas para a revisão da Primeira Prova.

Combinando pesquisa, ensino e extensão
A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira desenvolve trabalhos que unem a base de equipamentos e infraestrutura preparada para a pesquisa, com atividades de ensino e de extensão, que permite a otimização de recursos, formação de profissionais mais qualificados e ainda fornece a base referencial para o uso eficiente da água e o desenvolvimento de diferentes projetos que dependem ou são influenciados pelas condições climáticas. A Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista composta por oito estações agrometeorológicas automáticas instaladas entre as margens direita do rio Tietê e a esquerda do rio Grande foi implantada como a base necessária para a realização de pesquisas que combinam sensoriamento remoto (ou imagens de satélite) com dados obtidos por estações agrometeorológicas para estimar a evapotranspiração - a perda de água para a atmosfera - em escala regional, até então inexistente na região.
No entanto, os dados coletados pelas estações agrometeorológicas não ficam restritos a pesquisadores e são disponibilizados de forma livre e gratuita no canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira em http://clima.feis.unesp.br a qualquer interessado. Dados livres, significa que o acesso aos dados pode ser feito diretamente pelo Internauta sem que haja a necessidade de contactar previamente alguém da UNESP e gratuito porque não paga pelos dados coletados e disponibilizados. Assim, alunos e pesquisadores podem ampliar suas pesquisas que dependem de informações climáticas e ainda em aulas, podem realizar exemplos com informações reais da região noroeste paulista, onde estamos inseridos. São disponibilizadas dados tanto em tempo real, como a base histórica, permite uma infinidade de aplicações, cada dia mais relevante face às mudanças climáticas e eventos extremos cada vez mais frequentes. E agora já estamos falando de outro componente do trabalho, que é o de extensão universitária. A infraestrutura permite que a UNESP receba a visita de alunos do ensino fundamental, médio e superior, que são instruídos de como os elementos do clima interferem no dia a dia e ainda, ao divulgar a evapotranspiração a intervalo de uma hora, permite que irrigantes tenham a possibilidade de realizar a aplicação de água pelos sistemas de irrigação de forma controlada, de modo a suprir apenas o que foi perdida para a atmosfera. Isso feito ele tem economia de água e de energia e ainda maiores lucros.
O canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira é dividido em três núcleos básicos de busca e acesso: (A) é possível definir a estação agrometeorológica e acompanhar em gráficos e tabelas tudo o que acontece na região de interesse; (B) é permitido ao Internauta acessar toda a base histórica e ainda fazer comparações entre as variáveis climáticas e ainda cálculos no banco de dados obtendo valores extremos e ainda o (C) acesso aos produtos oferecidos, que são gráficos e mapas de acompanhamento em tempo real de todas as estações e as principais variáveis climáticas, tais como temperatura, umidade do ar, velocidade e direção do vento, chuva, evapotranspiração, pressão atmosférica e radiação global e líquida. E assim, as possibilidade de uso dos dados são imensas.
Ainda como atividade de extensão universitária é oferecida rotineiramente informações sobre o tempo e a agricultura irrigada também no Blog da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com. Também, em ação complementar, o canal de conteúdo está hospedado em  http://www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php, o canal de video em http://www.youtube.com/fernando092 e ainda há a Fan page no Facebook. Fique ligado! Este foi o tema do Pod Irrigar - o Pod Cast da Agricultura Irrigada desta semana. Ouça também os anteriores.

Agricultura irrigada em fotos
Mantemos um álbum fotográfico no Facebook com o título de "Agricultura irrigada promovendo a produção e a economia" e outro de "Equipamentos e sistemas de irrigação", que receberam contribuições esta semana de Jardel paixão e Ligia Videira. Um mostra um nordeste possível com uso da irrigação e Ligia mostra como usar os sistemas de irrigação em estufas e produzir mesmo com neve no Estado de Minnesota. Agradecemos as contribuições. No canal de conteúdo da AHI da UNESP Ilha Solteira há a aba "Galeria" com milhares de fotos que envolvem a agricultura irrigada. Fazemos tudo isso para você usufruir!

Agricultura irrigada - Safra
"Irrigação é quarta revolução agrícola", diz secretário de Agricultura do RS que Secretário de Agricultura diz que quer triplicar áreas irrigadas do estado. A produção de grãos do Rio Grande do Sul na safra 2012/2013 deve atingir um volume recorde de 27,9 milhões de toneladas, de acordo com o último levantamento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Entretanto, o resultado só foi possível porque o tempo colaborou, já que no ciclo 2011/2012 a estiagem causou quebra de 40% nas lavouras do estado, segundo a Emater. Veja a entrevista!

Todas as apresentações realizadas no II Seminário Nacional de Agricultura Irrigada e Desenvolvimento Sustentável que aconteceu em Belo Horizonte estão disponíveis no Fórum Agricultura Irrigada. Confira!

Agricultura irrigada é também meio de ressocialização de detentos. O Complexo Penal Agrícola Dr. Mário Negócio, em Mossoró - RN está desenvolvendo um projeto de ressocialização dos presos através da agricultura irrigada. O Agente Penitenciário Expedito Rocha, que também é técnico agrícola, criou esse projeto como trabalho de conclusão para o curso de gestão pública da Escola de Governo, que consistia inicialmente em produzir banana e mamão. Em outubro do ano passado, o projeto foi adaptado e passou a incorporar outras culturas. Hoje são oito hectares e meio, com banana, melancia e milho plantados, e mais um hectare e meio sendo preparado para o cultivo de feijão.

Tabuleiros Litorâneos terão mais R$ 120 milhões para irrigação. Recurso faz parte do programa Mais Irrigação, do Ministério da Integração Nacional. Quando concluída, a área total será superior a 5,9 mil hectares. E Roraima também mais área irrigada

Gramados
Em entrevista, Artur Melo, especialista em gramados aposta em administrações eficientes para garantir sustentabilidade financeira a arenas. Confira! Veja também que a tecnologia é aposta para gramados esportivos da Copa. Peça fundamental do futebol, o gramado deve ter bom planejamento e manutenção. Na Arena Mané Garrincha, a grama da espécie Bermuda celebration e campo estão com novas dimensões e o gramado foi rebaixado em 4,8 metros e plantio foi feito em rolos. Veja mais detalhes sobre os gramados que serão utilizados na Copa.

E a irrigação também foi destaque na imprensa esta semana, junto com a Copa das Confederações. O sistema de irrigação do estádio Nacional Mané Garrincha de Brasília disparou de forma descontrolada no meio do treino que a seleção brasileira realizava nesta sexta-feira (14/6), na véspera da partida contra o Japão, mas tudo acabou em brincadeira (1). Achei ótimo, assim, mais gente ficam sabendo qual o segredo para se ter uma grama bem verde e bonita.


Investimentos - Logística
Safra recorde aumenta investimento em equipamentos e financiamentos do BNDES para aquisição de equipamentos agrícolas sobem 161% de janeiro a abril; para caminhões, alta foi de 58% informa a FSP. De acordo com o jornalista Pedro Soares graças à safra recorde deste ano, à necessidade de mecanizar lavouras para ganhar produtividade e o baixo custo de financiamento, o BNDES emprestou um valor recorde para compra de caminhões e equipamentos agrícolas de janeiro a abril deste ano, em mais um sinal da retomada dos investimentos na economia em 2013. Mais capitalizados diante do altos preços dos grãos no mercado externo e estimulados pelas taxas do banco, produtores agrícolas obtiveram a cifra recorde R$ 4,4 bilhões em financiamento para compra de tratores, colheitadeiras e outras máquinas. A necessidade de escoar o volume recorde de produção impulsionou o financiamento de caminhões, que cresceu 58% no primeiro quadrimestre, para R$ 8,7 bilhões. O agronegócio é o maior gerador de divisas do país e especialistas estimam que seu impacto no PIB (considerando a infraestrutura de transporte e a agroindústria) chegue a 20%. A agropecuária cresceu 17% no primeiro trimestre ante igual período de 2012 na esteira da safra recorde, muito acima do PIB (1,9%). O investimento em unidades da agroindústria também cresceu 12% de janeiro a abril, segundo o BNDES. Fabio Trigueirinho, secretário-geral da Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais), diz que o setor investiu mais para processar a safra recorde e que a mecanização crescente assegura um aumento da produção nos próximos anos a custos mais baixos. O Engenheiro Agrônomo pela UNESP Ilha Solteira César de Castro Neves, analista da MB Agro, reconhece que a linha de crédito do BNDES deu impulso ao investimento, mas o "bom momento" dependerá da nova safra dos EUA - no caso de recuperação, os preços caem. Os custos também aumentaram, sobretudo com fretes. "Mesmo setores que não vivem um bom momento tiveram de investir em mecanização das lavouras porque, com os gargalos de logística no Brasil, é a única forma de manter a competitividade." Esta safra rendeu 186 milhões de toneladas de grãos ao Brasil.

Barragem Figueiredo beneficia mais de 100 mil cearenses e garante irrigação de 6 mil hectares. Conter as cheias no Baixo Vale do Jaguaribe, que prejudicavam mais de 100 mil cearenses, a irrigação de 6 mil hectares de terras, abastecimento de água para consumo humano, produção de 2,9 mil toneladas anuais de pescado e um aproveitamento hidrelétrico de 1,18 megawatts. Estes são os principais benefícios da barragem Figueiredo, inaugurada nesta sexta-feira (14), no município cearense de Alto Santo. Com um investimento de R$ 140 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento, a obra da barragem também incluiu a construção de casas, escola, posto de saúde e creche para 120 famílias da região.

Bolsa Família
Parentes de autoridades, empresários e até mortos recebem Bolsa Família, aponta CGU, segundo relatórios de fiscalização produzidos pela Controladora Geral da União)no início de 2013. Na última etapa do programa de fiscalização por sorteio, segundo apurou o UOL, todos os 58 relatórios de municípios divulgados no site da CGU apresentam indícios de irregularidades no maior programa social do mundo, que atende a 13 milhões de famílias no país. A fiscalização foi feita no final de 2012, com relatórios divulgados no início deste ano. Somente em Belford Roxo (RJ), o relatório da CGU informou haver "1.512 famílias beneficiárias que constam na folha de pagamento de Julho/2012 na situação de benefício 'liberado' e que apresentam renda mensal per capita superior a meio salário mínimo".

Oportunidade
A empresa Louis Dreyfus Commodities - LDC está com um programa de estágio de conclusão de curso de 6 meses aberto na área de citricultura. Os alunos interessados devem encaminhar Curriculum Vitae até 21 de junho para rhcitrus@ldcom.com ou para luis-eduardo.santos@ldcom.com. É uma ótima oportunidade de conhecer e aprender com uma empresa de excelente conceito no mercado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características