Informações da agropecuária em 9 de junho de 2013 - Aula Dezesseis

Escolha qual o seu hábito e o que quer ser!

Esta semana tivemos a continuidade de projetos e a irrigação por aspersão tomou conta das aulas. O "Manual de Irrigação" é o livro texto mais utilizado para os estudos, mas "Sistemas de Irrigação por Aspersão" de autoria do Engenheiro Agrícola Guilherme Augusto Biscaro é um livro destinado principalmente aos profissionais e interessados na área de ciências agrárias, abordando as principais características técnicas dos sistemas de irrigação por aspersão de maneira clara, prática e objetiva, propondo e resolvendo exercícios. Também são apresentados alguns métodos simples de determinação de parâmetros de campo, além de características específicas de componentes essenciais do sistema de irrigação. De autoria do nosso colega em Botucatu temos "Sistemas de irrigação alternativos de baixo custo", onde apresenta de forma didática e ilustrada os passos para a implantação de três sistemas de irrigação de baixo custo: por sulcos, por aspersão convencional e por gotejamento. Irrigação localizada e aspersão, Sistemas de irrigacao para todos os fins, Qualidade da água e os riscos ao sistema de irrigação e Balanço hídrico como instrumento de gestão no noroeste paulista são textos também recomendados e temos, além das aulas e da bibliografia da disciplina - nada deve substituir os livros textos recomendados - várias mídias de apoio que complementam os livros e são baseadas na Internet. Neste Blog (marcador "aula" principalmente) o estudante encontrará não somente informações sobre a agricultura irrigada e irrigação, mas também desde dicas de leitura/livros, de música (entretenimento) à como crescer na carreira. O canal de conteúdo da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira traz os artigos publicados pela nossa equipe, fotos, ilustrações utilizadas em aulas e acesso a todos os demais canais de mídia e o Pod Irrigar - o Pod Cast da Agricultura Irrigada, além do canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira são sempre ótimas opções de aperfeiçoamento nos estudos, além do conteúdo em video no nosso canal no YouTube. Resumindo, são muitas as opções oferecidas pela UNESP Ilha Solteira para o aprendizado em agricultura irrigada. Na Fan Page da Área de Hidráulica e Irrigação no Facebook as novas notícias e realizações da equipe são divulgadas também. Fique de olho nas novidades!

A FAO também tem ótimas publicações disponíveis on line, confira!

Balanço hídrico e Pod Irrigar
Chegamos ao mês de junho e já temos no noroeste paulista um total acumulado de chuvas variando entre e 650 e 803 milímetros em Paranapuã e Ilha Solteira, respectivamente. Já em relação à evapotranspiração, que é a perda de água por evaporação do solo e transpiração das plantas, na mesma região noroeste do Estado de São Paulo, tivemos uma variação entre 568 e 629 milímetros nas Estações Bonança e Santa Adélia, respectivamente, ambas no município de Pereira Barreto, o que representou uma média de 3,7 e 4,1 mm/dia. No mesmo período do ano passado, a evapotranspiração média variou entre 3,7 e 4,5 mm/dia nas Estações Santa Adélia Pioneiros em Sud Mennucci e Santa Adélia em Pereira Barreto, enquanto que o total de chuvas variou entre 829 e 618 milímetros nestas Estações. Algumas informações importantes: a chuva mantem uma dispersão maior, enquanto que a variação da evapotranspiração não é tão intensa, mas o total de chuva e evapotranspiração tem um significado maior quando agregadas no balanço hídrico, ou seja a contabilidade entre o que entra e o que sai de água no e do solo. Para tanto devemos agregar outro componente quando pensamos no estoque de água disponível às raízes das plantas cultivadas, que é a profundidade de interesse, representada pela CAD - Capacidade de Água Disponível. Fizemos a análise do balanço hídrico até o momento para uma profundidade de 40 centímetros de solo e verificamos que quando a contabilidade é feita considerando o efeito das chuvas e da evapotranspiração no tempo, o déficit hídrico atual no solo se apresenta de forma mais dispersa ainda e neste momento as regiões no entorno das Estações Itapura e Santa Adélia em Pereira Barreto são as que mais sofrem com a falta de água no solo, onde o déficit já está próximo de 100 milímetros. De qualquer maneira, há déficit em todo o noroeste paulista e os sistemas de irrigação estão funcionando em plena capacidade para manter as desejadas produtividades altas. Uma análise mais detalhada que inclui gráficos e tabelas sobre o balanço hídrico está disponível no blog da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira no trabalho feito pela Bolsista de Extensão Inana Schutze postado em irrigacao.blogspot.com. Este foi o tema do Pod Irrigar - o Pod Cast da Agricultura Irrigada desta semana. Ouça também os anteriores.

CONIRD
O video abaixo é o nosso convite para a participação do XXIII CONIRD - Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem, o mais tradicional evento da agricultura irrigada e que este ano acontecerá em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano, de 13 a 18 de outubro, mantendo a tradição de acontecer em regiões alternadas do país para assim contribuir não somente com a parte científica, mas também estimular a melhoria do uso da água e a ampliação da área irrigada no Estado sede do evento. A data final para envio dos artigos técnico-científicos é 16 de junho de 2013. São 10 as áreas técnicas possíveis de submissão cobrindo todos os aspectos envolvidos com a agropecuária irrigada, a drenagem de terras, salinidade, qualidade da água, a hidráulica de sistemas e a análise econômica dos sistemas de produção e equipamentos. As normas podem ser encontradas a partir do sítio http://www.conird.com.br e fiquem atentos nas datas. Os artigos científicos ou técnicos devem ser enviados até o dia 16 de junho de 2013. As áreas de submissão são Irrigação: relações solo-água-planta, manejo, fertirrigacao, Engenharia de irrigação e drenagem, hidráulica de sistemas, Drenagem e salinidade, Recursos hídricos: hidrologia aplicada, gestão e manejo de bacias hidrográficas, Qualidade e reuso de água, Agroclimatologia, Consumo de água pelas plantas e eficiência de uso de água, Geoprocessamento e sensoriamento remoto, Impactos ambientais da agricultura irrigada e Tecnologias adaptativas. Trabalhos científicos poderão ser enviados e apresentados e assim, fiquem atentos para participar consultando as informações disponibilizadas no sítio da ABID a partir de http://www.abid.org.br. Escute também sobre o CONIRD no Pod Irrigar, o Pod Cast da agricultura irrigada. Não descuide das datas importantes para o XXIII CONIRD: até 16 / 06 / 2013 deve ser feita as inscrição de trabalhos conforme normas apresentadas. Até 16 / 07 / 2013: informação aos autores do aceite dos trabalhos com comentários e sugestões dos revisores e até 16 / 08 / 2013 os autores enviarão os trabalhos revisados. Saiba mais sobre o CONIRD 2013.


Visita
Recebemos no LHI - NACI em 3 de junho de 2013 a visita dos alunos do curso técnico de Informática da ETEC, aqui de Ilha Solteira, sob a Coordenação do Professor Alex Palombo da Silva, que já foi um dos nossos Orientados e prestou relevantes serviços para a nossa equipe. Os alunos foram recebidos pelo Engenheiro Agrônomo Dr. Ronaldo Cintra Lima, pelo Engenheiro Agrônomo Diego Gonçalves Feitosa, Mestrando em Agronomia e pelo Biólogo Daniel Noe Coaguila Nuñez, doutorando em Agronomia, que abordaram o uso das informações climáticas obtidas em Ilha Solteira e toda a região noroeste paulista. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os equipamentos que compõem uma estação agrometeorológica automática e atividades relacionadas ao monitoramento do clima e a sua importância e inter-relação com a irrigação.

Logística - Economia - Desenvolvimento - Investimento
Em nossas aulas temos que ensinar e mostrar a situação da nossa infra estrutura de transporte. A ênfase é maior no transporte de grãos, assim, aqui mesmo nesse blog, temos publicado informações sobre nossas rodovias e recentemente, com a produção de 185 milhões de toneladas, o caos anunciado nos portos, chegou à pura realidade, mas vamos aproveitar a questão da logística, e do fato de que não se consegue competitividade sem infra estrutura adequada, para falar dos aeroportos. "A Copa e são Pedro" é o artigo do Ministro da Aviação W. Moreira Franco publicado na FSP hoje. Escreve "Aos passageiros, peço desculpas. Nosso poder de negociação com são Pedro é baixo. Mas investimos na melhoria dos aeroportos" em que defende o Governo do caos que se encontra nossos aeroportos e joga a situação atual na conta do clima. De fato, o ar, com suas contínuas flutuações, é o emblema da vida, sujeito à contraditórias variações e assim, exige constantes adaptações e ações para mitigar o seu efeito, grande parte imprevisível. Escreve o Ministro "De um lado, há a situação atual da infraestrutura aeroportuária, sabidamente insatisfatória. De outro, há vicissitudes climatológicas e geográficas nas quais a capacidade de intervenção do poder público, como se sabe, é limitada. Nem sempre os passageiros podem contar com são Pedro. O aeroporto O'Hare, em Chicago, por exemplo, costuma fechar devido a nevascas. O Afonso Pena, em Curitiba, por causa da neblina. No Rio, os períodos de interrupção pelo clima são relativamente poucos: apenas 0,34% do tempo de operação." O Ministro está certo, Chicago, fecha com mais frequência que os aeroportos cariocas, mas não é certo fazer esta comparação, pois, tamanha é a infra estrutura que ficar esperando 5, 6, 7 ou mais horas em O´Hare é muito mais confortável do que ficar meia hora em qualquer aeroporto de capitais brasileiras. É tudo limpo, funciona, sinalizado, oferta de alimentos diversos à preços justos e até podemos achar que estamos passeando em um shopping center e olha, são 67 milhões de passageiros anualmente. O Ministro fala de investimentos em equipamentos de navegação e pede desculpas pelo transtorno ocorrido em Santos Dumont, mas nada fala em investimento na qualidade dos serviços e do atendimento. Deveria saber o que aconteceu com o voo United 861 saindo de Minneapolis no dia 3 para São Paulo e desviado e pousando no Galeão em 4 de junho, devido ao fechamento de Cumbica. Um 777 com mais de 300 passageiros a bordo deveria fazer São Paulo e seguir para o Rio de Janeiro onde algumas dezenas de passageiros teriam o destino final. Estando com o avião na pista, estes passageiros não desceram porque não obtiveram autorização das nossas autoridades para fazerem Alfândega e Imigração, ou ainda porque não tinham Portão pois estávamos adiantados. Pior, o constrangimento aumentou, na medida em que, estes passageiros tiveram que pegar suas bagagens, fazer Alfândega e Imigração em São Paulo, colocarem suas bagagens novamente no mesmo avião para seguir ao Rio de Janeiro novamente. Algo está errado com esta situação, e para mim, é muito além de investimentos em obras, a qualidade e a boa vontade no atendimento, no serviço deve aumentar e muito! Parece piada, mas foi fato e se Boris Casoy estivesse no avião não teria dúvida em dizer: "Isso é uma vergonha!

Na entrevista à FSP, Pedro Cezar Dutra Fonseca, professor da UFRGS, vê adesão a ideias, mas pouco resultado do governo de Dilma Rousseff dá sinais de adesão às ideias desenvolvimentistas, mas não deixa claro o seu projeto estratégico. No lugar de reforçar processos tradicionais, seria necessário investir em setores de ponta e definir prioridades. Ler na íntegra a entrevista!

A avaliação é de Pedro Cezar Dutra Fonseca, 58, professor de economia brasileira da UFRGS e doutor pela USP. Estudioso de experiências no mundo e no Brasil, ele diz que, apesar do baixo crescimento, Dilma está mais próxima do que Lula do conceito de desenvolvimentismo --que abarca intervenção estatal, industrialização e um projeto nacional. "O governo parece que tem um projeto de aumento de produtividade, que vai fazer via intervenção. Mas a dúvida é se esse projeto do governo é de mero crescimento para, por exemplo, sustentar o emprego. Ou se é um projeto estratégico para o futuro do país."

Dezessete novos centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) foram criados no estado de São Paulo. Os projetos, que já funcionavam como grupos de pesquisa em universidades paulistas, foram selecionados por meio de uma chamada pública e vão receber, nos próximos 11 anos, investimentos que somam R$ 1,4 bilhão.

Agricultura irrigada - safra - produção



Dica de leitura - Empreendedorismo
Muito se fala de empreender. Significa arriscar, ter vontade de fazer, ir além. Se pode ensinar, aqui mesmo O Reitor de uma das melhores universidades da Europa já comentou sobre isso, mas é fato, que o ato de  empreendedor deve ser um hábito, um estilo. Portanto, quanto mais cedo entendermos os riscos e o que significa, maior a chance de seguirmos nesta direção com sucesso. "Dinheiro que dorme a onda leva" de Marcos Brizídio é um livro simples, de fácil leitura e que defende as vantagens de investir ao invés de só economizar. Alguns ensinamentos: (A) Pare e Pense - Enquanto para poupar não é preciso refletir, investir demanda planejamento e visão de tempo. O primeiro passo então é parar e pensar em algo para aplicar seu dinheiro; (B) Tome seu café - Não deixe de fazer o que você gosta no seu dia a dia. Não vale a pena sacrificar o presente para poder usufruir do dinheiro apenas no futuro; (C) Arrisque - Para investir, é preciso sair da zona de conforto e arriscar. Experimentar é fundamental para atingir novos horizontes.

Imperdível! Carlos Brito, brasileiro formado em Engenharia Mecânica na UFRJ e com MBA em Stanford, foi CEO da Ambev e, atualmente é Presidente da Anheuser-Busch InBev, na qual a Ambev faz parte e tem muito a dizer e a ENSINAR! "Foco e resultado! Copiar sendo que for possível! Gastar o nosso tempo no que possa nos diferenciar!" Acompanhamos a trajetória do mentor deste grupo de investimento que é o Jorge Paulo Lemann e ainda em junho de 1998, no canal de conteúdo da AHI já trazíamos informações sobre o estilo de trabalho deste time. Neste artigo há o destaque para os discípulos Marcel Telles e Beto Sicupira. Telles, hoje presentes na lista dos 100 homens mais ricos do Brasil. Carlos Brito vai ainda mais longe, podem apostar. "O melhor é encontrar o bom líder dentro da própria organização. Você já o conhece, você já o viu trabalhar e conhece os pontos fortes e fracos", disse Jorge Paulo Lemann na Folha de São Paulo em 31 de julho de 2005, mostrando sua sabedoria na prática. Em nossas resenhas destacamos esta equipe em 22 de abril de 2012 e em 24 de fevereiro de 2013.

Entretenimento
Geraldo Vandré, foi um nome artístico utilizado por Geraldo Pedroso de Araújo Dias (João Pessoa, 12 de setembro de 1935) e pelo qual continua sendo conhecido até a atualidade. Geraldo é advogado, e um dos maiores cantores e compositores brasileiros. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1951, tendo ingressado na Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pela qual se formou em 1961. Militante estudantil, participou ativamente do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE). Conheceu Carlos Lyra, que se tornou seu parceiro em músicas como "Quem Quiser Encontrar o Amor" e "Aruanda", gravadas por Lyra. Gravou seu primeiro LP, "Geraldo Vandré", em 1964, com as músicas "Fica Mal com Deus" e "Menino das Laranjas", entre outras. Em 1966, chegou à final do Festival de Música Popular Brasileira da TV Record com o sucesso "Disparada", interpretado por Jair Rodrigues. A canção arrebatou o primeiro lugar ao lado de A Banda, de Chico Buarque. Em 1968, participou do III Festival Internacional da Canção com "Pra não Dizer que não Falei das Flores", mais conhecida por Caminhando. A composição se tornou um hino de resistência do movimento civil e estudantil que fazia oposição à ditadura militar durante o governo militar, e foi censurada. O Refrão "Vem, vamos embora / Que esperar não é saber / Quem sabe faz a hora, / Não espera acontecer" foi interpretado como uma chamada à luta armada contra os ditadores. No festival, a música ficou em segundo lugar, perdendo para Sabiá, de Chico Buarque e Tom Jobim. A música Sabiá foi vaiada pelo público presente no festival, que bradava, exigindo que o prêmio viesse a ser da música de Geraldo Vandré. Hoje, Geraldo Vandré reside no centro da cidade de São Paulo. Em 12 de setembro de 2010 (dia de seu aniversário de 75 anos), Vandré concedeu no Clube da Aeronáutica no Rio de Janeiro uma polêmica entrevista ao jornalista Geneton Moraes Neto, onde critica o cenário cultural brasileiro desde os anos 1970 e afirma que seu afastamento da música popular não foi causado pela perseguição sofrida pela ditadura militar, mas sim pela falta de motivação para compor ao público brasileiro, vítima do processo de massificação cultural. Saiba mais sobre a sua biografia!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características