Atualizando notícias em 21 de julho de 2013

"A ascensão das redes sociais permite que a sociedade se organize de forma mais difusa, especialmente as classes médias emergentes e a juventude das cidades. Isso desorientou os políticos e os velhos partidos, que estavam acostumados a buscar consensos através dos meios de comunicação de massa. Os partidos têm pouco a fazer diante das novas formas de comunicação mediadas pelas redes sociais. A não ser que mudem completamente as suas práticas, baseadas no velho sistema de quadros e caciques locais, e se abram para novas formas de participação popular". (Paolo Gerbaudo na FSP em 8 de julho de 2013, página A.12)

Os dias tem sido de ventos fortes no noroeste paulista e neste domingo pela manhã muitos ilhenses acordaram e puseram a varrer as calçadas e recolher as folhas que insistem em cair. Ao longo do dia não foi diferente e novamente a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira registrou em Pereira Barreto (Estação Santa Adélia) ventos de até 35,8 km/hora vindos do Norte às 12:22:20 h, em Ilha Solteira 33,7 km/hora às 12:24:20 h vindos de Noroeste e 30,4 km/hora às 13:30:30 h com ventos chegando também de Noroeste. Pouco depois das 20 horas na região de Ilha Solteira voltou a registrar ventos de até 20 km/hora e o internauta pode conferir tudo o que acontece com o tempo (em gráficos, mapas e números) na região noroeste paulista no Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira.

Armazenamento de água no solo
No noroeste paulista, grande parte dos agricultores que contam com sistemas de irrigação ou já colheu ou está colhendo milho ou ainda está com o feijão recém plantado e em fase de estabelecimento ou crescimento vegetativo. O momento é propício para retirar amostras indeformadas de solo para determinar a curva característica de água no solo.

Pivô central irrigando feijão em 15 de julho de 2013 no noroeste paulista.

A base para um adequado programa de adubação é a análise da fertilidade do solo, já para se fazer o manejo adequado da aplicação de água no solo, a base é a curva característica de retenção de água no solo, que permitirá saber qual é a capacidade de armazenamento de água em cada tipo de solo, que sofre alterações conforme o seu uso, seja pelas práticas de mecanização agrícola ou pelos diferentes cultivos com espécies que exploram com suas raízes diferentes profundidades no perfil do solo. A amostra de solo indeformada é retirada de locais representativos da área irrigada em anéis de 5 centímetros de diâmetro, com altura em torno de 4-5 centímetros - os mesmos utilizados para se determinar a densidade aparente do solo (ou peso específico).

Amostragem indeformada do solo para se determinar a curva característica de retenção de água no solo, necessária para se chegar à CAD - Capacidade de Água Disponível e à um manejo adequado da irrigação.

Anel cravado à 20 centímetros de profundidade e que será retirado como amostra indeformada do solo.

 Em seguida a amostra é embrulhada na sua base com um lenço fino e depois todo o anel preenchido com o solo deve ser embrulhado completamente com papel alumínio para ser transportado ao Laboratório de Física do Solo mais próximo. Se a opção for apenas uma amostra por local, retirar na profundidade média do sistema radicular da cultura mais importante, mas o ideal é se ter duas amostras, com a outra amostra distante em torno de 20 a 30 centímetros.
Já no laboratório a amostra entrará em uma Membrana de Richards, comumente chamada de "panela de pressão" e serão determinados pares de valores com a tensão ou potencial matricial e a umidade correspondente, variando de zero a quinze mil centímetros de coluna d´água (que corresponde a 15 vez a pressão atmosférica ao nível do mar.
A quantidade de água ideal que pode ser armazenada no solo será a diferença entre as umidades na capacidade de campo e ponto de murchamento permanente, representado pelo potencial matricial de 100 cca e 15000 cca, respectivamente. Essa diferença deverá ser multiplicada pela profundidade do solo em que se deseja que água da irrigação alcance, por exemplo, feijão, 30 cm ou milho, 40 cm. Esta é a CAD - Capacidade de Água Disponível e a umidade na capacidade de campo, é o limite de umidade a ser atingido em cada irrigação.

A amostra indeformada passa pela "toalhete", ou seja, a retirada cuidadosa dos excessos de solo no anel.

Mas atenção! Essa análise feita na Membrana de Richards é demorada e assim, as amostras devem ser enviadas ao laboratório com antecedência mínima de 60 dias antes do início da implantação do programa de manejo da irrigação. Esse foi o tema que desenvolvemos esta semana no Pod Irrigar - o Pod Cast da Agricultura Irrigada desta semana. Ouça também os anteriores.

Sistemas de irrigação
O Diário do Nordeste publicou um bom artigo sobre os sistemas de irrigação existentes, suas eficiências e uniformidade em "Sistemas de irrigação pouco eficientes serão substituídos - Com a escassez de água, Ceará deve ampliar uso do método de irrigação por gotejamento, com menor desperdício". Há também a entrevista com o defensor da agricultura irrigada de longa data Ariosto Holanda. Confira!

São ilustrativas as imagens do sistema de irrigação Estádio Engenheiro Araripe em Cariacica - ES, na obra que quando o sistema estiver em funcionamento será possível que o gramado do campo da Desportiva Ferroviária seja irrigado em horários e dias programados de forma automática, deixando a grama em melhores condições de uso. Sistemas automáticos de irrigação são cada vez mais utilizados em campos esportivos, parques e jardins.

Evento - Água


Oportunidade - Agricultura irrigada
Liberada exploração de lotes empresariais no Projeto de Irrigação Manuel Alves em Dianópolis, que conta com cerca de 350 hectares em produção de área irrigada, atendendo 213 lotes, sendo 199 lotes familiares e 14 lotes empresariais. No local foi produzido, com a barragem do Rio Manuel Alves, um reservatório com 241 milhões de litros d’água, onde são cultivadas banana, maracujá, mandioca, milho, tomate, abóbora cabutiá, coco, mamão, cana-de-açúcar, goiaba e pupunha. E a expectativa é que o número de lotes empresariais aumente consideravelmente a partir de agora, com a construção da subestação de energia elétrica. É o que afirma o assessor especial da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), João Carlos Farencena.

Irrigação ajuda produtores de Nebraska a garantir produtividade. O Projeto Soja Brasil segue viagem pelas lavouras dos Estados Unidos. De lá, o repórter Ricardo Cunha conta como está a safra de grãos em Nebraska. Nebraska é o Estado norte-americano onde mais se usa irrigação, isso porque no subsolo está um dos maiores aquíferos do mundo: o Ogallala. São 450 mil quilômetros quadrados de água. 27% dessa água é usada para irrigar lavouras no Estado.

Carreira - Pontos de vista - Novas possibilidades - Inovação - Negócios

Bônus em ações não garante boa liderança e empresas falham ao não mensurar inovação trazida por CEOs. A maneira pela qual os conselhos das empresas avaliam o desempenho empresarial pode criar problemas caso os incentivos de longo prazo não estejam alinhados aos interesses dos acionistas.É muito frequente que os indicadores empregados pelos conselhos para avaliar o desempenho se concentrem em resultados de curto prazo. Além disso, esses indicadores muitas vezes desconsideram um elemento crucial para o sucesso a longo prazo de uma companhia: a capacidade de inovar. 

O megainvestidor Warren Buffett anunciou ontem a doação de US$ 2 bilhões para a Fundação Bill e Melinda Gates, mantida pelo bilionário norte-americano e criador da Microsoft, Bill Gates, e sua mulher, Melinda. A doação foi feita por meio da distribuição de ações da holding Berkshire Hathaway, comandada por Buffett. A doação de 17,5 milhões de ações à fundação de Gates é parte da contribuição de caridade anual de Buffett, que também incluiu contribuições a outras instituições. No total, foram doados 22,9 milhões de ações da Berkshire Hathaway.

Tornar conhecidos os produtos cultivados por pequenos agricultores do país é o foco do Retratos do Gosto, projeto lançado no ano passado e fruto de uma parceria entre o chef Alex Atala e a empresa Mie Brasil, responsável por colocá-los no mercado. Saiba mais sobre os produtores plantam miniarroz, feijão e milho para projeto de Alex Atala.

Entretenimento
A dica de hoje é o sítio SUPERPLAYERhttp://www.superplayer.fm - onde você encontra rádios e listas de música para diferentes gêneros, humores, atividades, sentimentos, parceiros e especiais. Um ótima ideia oferecida aos amantes das músicas e que curtem escutá-las o tempo todo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características