Notícias em 14 de julho de 2013

"Respeitar as pessoas não significa tratá-las como crianças. Ou como velhos dementes a quem sorrimos e aplaudimos sempre que eles tentam vestir as cuecas pela cabeça. O conhecimento verdadeiro não tem cor, sexo ou classe. E, quando tem, então não é conhecimento verdadeiro. Um guia decente para uma universidade decente só precisava de duas mensagens: "bem-vindo" e "mostra o que vales". Nada mais." (João Pereira Coutinho, na Folha em 02/07/2013 no artigo "Amestrando proletário")

Aplicação de efluentes
Semana passada chamamos a atenção para a sustentabilidade das atividades econômicas, conceito segundo o qual, para ser bem-sucedida no longo prazo, toda empresa deve buscar equilíbrio e harmonia nos desempenhos econômico, social e ambiental, no que se convencionou chamar de "Triple Bottom Line" e que toda e qualquer ação ou produto desenvolvido por uma empresa deve apresentar vantagens econômicas, oferecer benefícios para a sociedade e primar pela preservação e sustentabilidade do meio ambiente.
Um questão recorrente é qual o melhor destino ambientalmente correto deve ser dado aos resíduos produzidos pelas atividades industriais, urbanas ou rurais, especialmente as ligadas a produção intensa de animais? A melhor opção tanto sob o ponto de vista ambiental, como econômico, seria reciclagem e o solo é sempre a melhor opção, desde que em condições adequadas para não contaminá-lo.
O uso dos sistemas de irrigação adequadamente configurados a partir de estudos de caso, ou seja, verificando as condições do local e do efluente gerado tem sido cada vez mais utilizados para a aplicação ao solo, mitigando o problema do destino final do resíduo, mas também auferindo vantagens econômicas, uma vez que a grande maioria possui concentrações adequados de algum nutriente.
Alguns exemplos mais usuais do uso de sistemas de irrigação por aspersão sobre o solo são os efluentes de usinas de açúcar e álcool, de indústrias cítricas, da aplicação do chorume gerado pela criação de animais, como porcos e vacas leiteiras, mas outros resíduos, inclusive os de esgoto, se aplicados via gotejamento, são possíveis e bons estudos técnicos-científicos já comprovaram isso.
Enfim, o potencial de reúso de efluentes a serem aplicados ao solo via sistemas de irrigação é imenso, mas devem ser avaliados tecnicamente e a partir da sua caracterização, definir o seu o destino, o emissor mais adequado, levando-se em consideração ainda o estudo de viabilidade econômica, chegando-se a melhor opção para o destino do efluente, ainda em consonância com a legislação ambiental vigente.
Deve-se então aproveitar o efluente de um processo produtivo, transformando-o em fertilizante e a água nele contida para a máxima produção. Pensem nisso! Esse foi o tema que desenvolvemos esta semana no Pod Irrigar - o Pod Cast da Agricultura Irrigada desta semana. Ouça também os anteriores.

Assista o video de um pivô central configurado para aplicar efluentes de um laticínio (chorume), com aspersores de longo alcance aspergindo sobre uma plantação de trigo. Confira a Circular 19 da EMBRAPA "Avaliação da Viabilidade do Uso de Resíduos na Agricultura" e o artigo "Potencial de reuso de água no Brasil - Agricultura, Industria, Municípios, Recarga de Aquíferos".

Water for Food Institute - WFI tem novos Diretores
The Robert B. Daugherty Water for Food Institute da University of Nebraska é um instituto de pesquisa, análise de políticas e de ensino empenhada em ajudar o mundo a usar eficientemente seus limitados recursos de água doce, com um foco especial em garantir o fornecimento de alimentos para as gerações atuais e futuras. A missão do WFI é realizar pesquisas, análise de políticas e programas educacionais sobre a eficiência e sustentabilidade do uso da água na agricultura, a quantidade e a qualidade dos recursos hídricos, e as questões humanas que afetam o processo de tomada de decisão de água, além de criar parcerias fortes e uma extensa base de conhecimento para desenvolver soluções inovadoras e eficazes para o desafio global de produzir mais alimento com menos água. Também estão entre os seus objetivos aumentar a produtividade da água na agricultura, em ambos os países desenvolvidos e em desenvolvimento por meio de novas tecnologias, culturas novas e melhoradas, práticas de gestão inovadoras e estudos das dimensões humanas do uso da água e desenvolver ferramentas de tomada de decisão e sistemas avançados de transmissão de conhecimentos para informar e orientar os formuladores de políticas, gestores e do público na gestão dos recursos hídricos, além de educar o talento humano necessário para cumprir essa missão. No comunicado oficial "Ray e Neale trazem experiência para Water for Food Institute" ficamos sabendo que Chittaranjan Ray será o Diretor do Nebraska Water Center e Christopher M.U. Neale será o Diretor de Pesquisa. Neale nos acolheu em seu Laboratório na Utah State University e desenvolvemos alguns trabalhos de pesquisa conjuntos e é professor na USU desde 1988, sendo uma liderança em sensoriamento remoto e gestão dos recursos hídricos agrícolas, tendo uma vasta experiência de trabalho em projetos de gestão de pesquisa e de água no oeste dos EUA e na América do Sul, África e Caribe e é também o presidente eleito da International Commission on Remote Sensing of the International Association of Hydrological Sciencess e assumirá a presidência em julho de 2014. Desejamos muito trabalho e manifestamos os parabéns pelas posições alcançadas!


Oportunidade - II Inovagri Meeting
O Governo de Minas, por meio da Fundação Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas (UNESCO-HidroEX) abriu inscrições para seleção de estudantes que queiram cursar mestrado no Unesco-IHE - Instituto de Educação para as Águas, em Delft, na Holanda. O edital para o processo de seleção foi publicado no Diário Oficial de Minas de 28 de junho de 2013. A Unesco Hidroex é vinculada ao sistema operacional da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Veja mais detalhes!

O prazo para envio de artigos técnicos-científicos ao II Inovagri International Meeting é 13 de setembro de 2013. Veja as áreas! Saiba mais!

Boas notícias - Avião na região - Estatística das melhores universidades
Gostaria que fosse do Aeroporto de Jupiá, que está abandonado, mesmo com uma grande infra estrutura, mas não é, assim mesmo, estamos muito contentes com a notícia de que a Passaredo já vende passagens para os voos de Três Lagoas para Guarulhos e Ribeirão Preto a partir de 5 de agosto de 2013 e é a primeira companhia a lançar voos comerciais na cidade sul-mato-grossense.

No Ranking SIR - SCOPUS que acaba de sair a UNESP é a 5a. melhor Universidade Ibero Americana. Parabéns! Fazemos parte dela. Veja o ranking, ano a ano e a metodologia!

Agricultura irrigada

SE: Em 12 de julho de 2013, o governador em exercício, Jackson Barreto e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, realizaram uma visita de reconhecimento no perímetro irrigado Jacaré-Curituba, entre os municípios de Poço Redondo e Canindé de São Francisco, no Alto Sertão sergipano. O objetivo da visita foi mostrar ao ministro a necessidade de aperfeiçoamento da infraestrutura do assentamento que já é uma das referências para o país em produtividade e organização dos assentados. Receberam a notícia de em 9 de agosto sairá a autorização oficial para que se dê início aos projetos para a obra do Canal de Xingó, uma das maiores obras estruturantes a serem realizadas em Sergipe, beneficiando e modificando as perspectivas econômicas e sociais de diversos municípios do semiárido sergipano. Atenderá 704 famílias de irrigantes assentadas da reforma agrária em 133 lotes numa área de 1.860 hectares para agricultura irrigada. O perímetro utiliza o sistema de irrigação por microaspersão e gotejamento que permite uma notável produtividade com o plantio de milho, quiabo, feijão, mandioca, inhame, dentre outras hortaliças, além de frutas como goiaba, acerola e maracujá.  A implantação do perímetro se deu em 1997.

PE: Irrigação fortalece produção de leite no Semiárido.

Audiência discute destinação de recursos para irrigação: A comissão especial sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 368/09, que prorroga por dez anos a obrigatoriedade de a União investir percentuais mínimos em irrigação nas regiões Centro-Oeste e Nordeste, realizou debate em 10 de julho de 2013, no Plenário 4. A Constituição determina que o Centro-Oeste e o Nordeste recebam 20% e 50%, respectivamente, dos recursos destinados pelo Orçamento da União para a irrigação pelo prazo de 25 anos. A obrigação começou a contar em 1988 e acaba em 2013. A PEC 368 estende esse prazo para 35 anos - até 2023. O Ministério aponta gargalos nos investimentos para a agricultura irrigada: O coordenador-geral de Infraestrutura Rural e Logística da Produção, do Ministério da Agricultura, Demetrios Christofidis, destacou o potencial da agricultura irrigada para aumentar a produção de alimentos e gerar empregos. No entanto, Christofidis ressalta que ainda há gargalos a resolver independentemente da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 368/09, que prorroga por 10 anos os investimentos do governo federal em irrigação nas regiões Nordeste e Centro-Oeste. "Os principais gargalos são: não há energia disponível para mover equipamentos de irrigação nas regiões que têm aptidão para irrigação; não existe água nas regiões onde os agricultores têm as suas propriedades; e falta crédito ou faltam condições de acessar o crédito", disse Chistofidis, durante audiência pública da comissão especial que analisa a PEC 368/09. E o Diário da Manhã pede a aprovação da PEC 368/2009. E o Relator desta PEC sobre recursos para irrigação quer mais benefícios ao pequeno agricultor. Mais notícias sobre os gargalos da irrigação no Brasil...

Incentivo fiscal: O setor sucroalcooleiro lidera a demanda pelos incentivos fiscais concedidos pelo governo federal às empresas nos investimentos em irrigação, por meio da adesão ao Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi), do Ministério da Integração Nacional. A adesão ao programa garante às empresas descontos de até 9,25% na compra de equipamentos e materiais e serviços, em virtude da suspensão da obrigatoriedade do recolhimento do PIS/Pasep (1,65%) e da Confins (7,6%). Cristiano Zinato, analista de Infraestrutura da Secretaria de Irrigação do Ministério da Integração Nacional (Senir), informou que o programa destinado a empresas foi lançado em 2007, mas somente deslanchou no ano passado, quando uma mudança nas normas estendeu o benefício aos projetos de irrigação em áreas de terceiros, seja arrendada, comodato ou explorada em regime de parceria. De acordo com Zinato, como muitas empresas ainda desconhecem o programa, a adesão ao Reidi continua baixa. Até agora foram apresentados dez projetos, dos quais nove são de empresas do setor sucroalcooleiro e um destinado à irrigação de pomares de laranja. Os pleitos são de Minas Gerais, Tocantins, Goiás e São Paulo. Segundo ele, três projetos foram aprovados (1). Conheçam também o portal NOVA CANA com notícias do setor.

Posse na Unesp Ilha Solteira
Dia 19 de julho, às 9 horas, ocorrerá, na UNESP Ilha Solteira, a sessão solene da Congregação para transmissão das funções de Diretor e de Vice-Diretor da Unidade, respectivamente, aos professores Rogério de Oliveira Rodrigues e Edson Lazarini. A cerimônia ocorrerá na Sala 24 Horas da Biblioteca . A  Faculdade de Engenharia do Câmpus de Ilha Solteira é uma das unidades que integram a Universidade Estadual Paulista (UNESP), tendo iniciadas suas atividades acadêmicas em 11 de abril de 1977. Além de oferecer ensino público gratuito e de qualidade, a UNESP tem se consagrado como um polo de desenvolvimento regional, destacando-se pela excelência de suas atividades de pesquisas científicas e tecnológicas e pela prestação de serviços técnicos à comunidade. Desejamos muita fé e obra aos futuros Diretores, ou seja, que acreditem ser possível uma administração com excelência, ousadia, baseada na meritocracia e visão estratégica e que ao final dos quatro anos, possamos estar em uma posição ainda melhor no cenário acadêmico. Conte conosco!

Politicamente correto, Redes Sociais, Entrevista e Interações via E_mail

O sociólogo e jornalista italiano Paolo Gerbaudo viaja o mundo para estudar protestos que tomaram as ruas de grandes cidades da África, da Europa e dos Estados Unidos. É Professor da universidade britânica King's College, ele se tornou um dos principais pesquisadores da onda de manifestações organizadas nas redes sociais, que chegou ao Brasil com força em junho e é autor do livro "Tweets and the streets" (Pluto, 2012) e em entrevista na FSP em 8 de julho de 2013 fala entre os coisas da importância das Redes Sociais, que são baseadas na Internet. Diz Paolo que "a ascensão das redes sociais permite que a sociedade se organize de forma mais difusa, especialmente as classes médias emergentes e a juventude das cidades. Isso desorientou os políticos e os velhos partidos, que estavam acostumados a buscar consensos através dos meios de comunicação de massa. Os partidos têm pouco a fazer diante das novas formas de comunicação mediadas pelas redes sociais. A não ser que mudem completamente as suas práticas, baseadas no velho sistema de quadros e caciques locais, e se abram para novas formas de participação popular". Confira na integra!

Infográfico do MIT exibe histórico de interações do seu e-mail. Chamada Immersion, a ferramenta analisa os metadados do seu Gmail e constrói uma rede formada pelas pessoas com as quais você interage, enfatizando os contatos para quem você mais envia mensagens e como eles estão interligados.

Esportes - Condicionamento físico
Sete minutos de exercícios é o que propõe dupla americana e seduz público com treinamento breve e de alta intensidade para manter a forma. Confira os exercícios (1) e também o desenho de cada um deles na sequência em que devem ser feitos (2). Um video ajuda a marcar o tempo de cada exercício. Confira também o artigo original publicado pelos autores Brett Klika e Chris Jordan na edição de maio/junho/2013 da revista técnica "Health and Fitness Journal".

Entretenimento
Quinn Sullivan tem apenas 14 anos, é um "Blues boy". Descoberto pelo lendário Buddy Guy, o guitarrista teen americano lança segundo disco e é saudado como nova estrela do gênero. Perguntar a Buddy Guy quem personifica o futuro do blues, ele vai apontar para esse garoto de 14 anos que mora em Massachusetts. "Não esqueça esse nome", disse Guy numa entrevista recente. "Ele lembra Eric Clapton, B.B. King, eu, Hendrix, todos os bons, cara!" Sullivan encara a rotina da escola, mas, agora, quando a maioria dos adolescentes está prestes a sair para as férias de verão, ele parte em turnê para divulgar seu segundo álbum, "Getting There". O garoto começou a tocar guitarra aos três anos, e sua incrível habilidade chamou a atenção do país quando ele tinha seis e foi ao programa de TV de Ellen DeGeneres. Mas a verdadeira carreira de Sullivan não decolou até 2009, quando Guy, grande bluesman de Chicago, convidou o jovem para acompanhá-lo numa turnê depois que os dois se conheceram no camarim do veterano. Guy também produziu o primeiro disco de Sullivan, "Cyclone", que em 2011 alcançou o sétimo lugar na parada de álbuns de blues da "Billboard". Em abril de 2013, ele impressionou uma plateia lotada de fãs de blues no Madison Square Garden, em Nova York, ao cantar e tocar com Guy no Crossroads Guitar Festival. "Fiquei até o final para assistir", conta Sullivan. "Estavam lá Derek Trucks, Gary Clark Jr., Jimmy Vaughan... E Clapton! Os meus heróis!" Sullivan tem cara de menino, mas, no palco, faz sua guitarra soar forte. A primeira música que aprendeu a tocar foi "Blackbird", dos Beatles começou a artistas de blues no DVD do primeiro Crossroads Guitar Festival, que o Eric Clapton organizou em 2004. "Eu via Buddy Guy subindo no palco e mandando ver "Sweet Home Chicago". Fiquei ligado no jeito dele tocar, os trejeitos, era algo que nunca tinha visto na minha vida. Quando eu escuto blues, sinto toda uma história por trás da música. Ouvia Buddy Guy e sentia que estava entrando na vida dele". Encontrou Buddy Guy em um teatro na sua cidade natal, New Bedford, chamado Zeiterion, em 2007, que após autografar sua guitarra perguntou "Você pode tocar alguma coisa?" e aí a amizade e destino como músico já estava selada. Confira "Little wing", com oito anos contando a sua história e tocando o clássico "The Thrill is Gone" de BB King, "Got to get Better in a Little While" e "Voodoo Child"!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características