Seca no Nordeste

O nordeste brasileiro sofre com a pior seca dos últimos 50 anos, com algumas regiões indo para o terceiro ano de seca.

Os prejuízos causados pela seca mostram um número alarmante, em Pernambuco 40% do rebanho bovino esta morto por causa da falta de pasto. Alternativa encontrada pelos pecuaristas é a utilização de plantas nativas como o xique-xique, planta essa recoberta por espinhos, usada como planta forrageira após a queima para retirada desses espinhos.

Outro problema é a água armazenada nos reservatórios que está muito abaixo da média, na Bahia o açude Cocorobó localizado em Canudos, chegou á estar abaixo de 11 metros revelando as antigas ruínas do Arraial de Canudos, onde ocorreu a luta histórica, que após a construção do açude ficou encoberta.
No Ceará, três municípios estão em conflito pelas águas do açude Flor do Campo, Novo Oriente e Quiterianópolis, querem evitar que as comportas sejam abertas e parte da água levada para Cráteus.

Mas com todas essas dificuldades o povo nordestino ainda continua lutando contra todas as adversidades da região, faltando talvez informação, armazenamento de água e alimento . O nordestino tem que aprender a conviver com sua região e se preparar, estar com as armas em mãos, para quando a seca chegar, porque já sabemos que ela vai chegar.



Triste Partida

Luiz Gonzaga


Meu Deus, meu Deus
Setembro Passou
Outubro e Novembro
Já tamo em Dezembro
Meu Deus, que é de nós
Meu Deus, meu Deus
Assim fala o pobre
Do seco nordeste
Com medo da peste
Da fome Feroz
Ai, ai, ai

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características