Ensino do ILWIS e aula prática - Alunos do semestre

No sábado (dia 31/08/2013) das 08 as 12 horas estaremos dando a oportunidade dos alunos deste semestre aprenderem o software ILWIS para delimitação de bacias hidrográficas, informação necessária para a obtenção da vazão regionalizada e depois a realização da Outorga do Uso da Água. Usaremos o SIGRH, é um portal de acesso às bases de consultas, comunicações e conhecimento acumulado, voltado para a comunidade de gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo. Saibam mais... 

Sabemos que ao longo do curso de Agronomia os alunos já aprenderam isso em disciplinas como Topografia, Sensoriamento Remoto e outras, mas, para quem desejar aprender outra opção de software para a delimitação de bacias hidrográficas e muito mais, de maneira optativa, será uma ótima oportunidade também para relembrar conceitos. Será no Laboratório de Informática do Campus II. 


Aula prática - Qualidade da água e vazão
Nossa aula de 02 de setembro de 2013 será prática. Iremos ao Cinturão Verde pela manhã a partir das 10:00 horas. Abordaremos planejamento dos recursos hídricos considerando a microbacia como unidade de gestão e a qualidade e disponibilidade da água (hidrometria) para irrigação e as aulas práticas dos semestres anteriores podem ser visualizadas a partir do canal "Atividades Acadêmicas" do Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira. Claro que esperamos que os alunos venham de botina e "roupa de ralo", como dizem os Escoteiros. Desculpe não ter avisado antes, mas somente tivemos a confirmação do ônibus agora a tarde!

No canal da AHI no YouTube há vários videos com aulas já realizadas e assim, o estudante pode conferir antecipadamente o conteúdo das matérias. Assista!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características