Umidade baixa, ventos fortes, frio pela manhã e mais de 30 °C durante no início da tarde: é o clima nesse começo de agosto no noroeste paulista

A primeira metade do mês de agosto deste ano de 2013 definitivamente foi mercada por adversidades no clima. Durante os primeiros 14 dias desse mês foram registrados eventos climáticos extremos em todas as estações da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista. Quem acessou sua parte visível online em http://clima.feis.unesp.br/, pode conferir em tempo real dia após dia registros de baixa umidade relativa do ar, temperaturas variando cerca de 20 °C no decorrer do dia, e hoje (14 de agosto de 2013) foi a vez dos ventos, que passaram dos 37 km/h em alguns locais da região.

Umidade relativa do ar
Desde o fim do mês de julho a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira vem chamando a atenção quanto aos valores de umidade do ar que a região vem sendo exposta, devido às consequências à saúde pública. Como pode ser visto do gráfico a seguir, tirado do Canal Clima que é mantido pela AHI, nos últimos 15 dias a umidade atingiu valores menores que 30 %, faixa limite para entrarmos em estado de atenção, sendo registrados dados próximos e até inferiores a 20 %, deixando a região em estado de alerta em alguma oportunidades. 
Até agora as mínimas foram de 16,3 % em Paranapuã, 16,4 em Itapura e 19,9 % em Populina, todas registradas no dia 30 de julho.Os riscos à saúde são muitos, portanto é muito importante atentar-se às recomendações para situações como essa, por exemplo, evitar locais fechados e com ar condicionado, evitar fazer exercícios físicos nos períodos mais quentes, hidratar-se com frequência, entre outras.

Temperatura
As manhãs tem sido frias na região. Desde o início de agosto, a região vem atingindo em média cerca de 15 °C de mínimas. Nos dias 10, 11 e 12, houve um queda brusca da temperatura, chegando no dia 11 ao maior frio no mês até agora com 6 °C em Paranapuã, 6,1 °C em Populina e média de 7 °C na demais estações.



Em contra partida, durante o dia a temperatura vem subindo, beirando os 35 °C de máxima na maior parte dos dias do mês. Nos dias mais frios mencionados anteriormente,as máximas ficaram entre 20 °C e 25°C, como ilustra o gráfico ao lado.

Velocidade do Vento
Hoje (14 de agosto de 2013), além das baixas temperaturas registradas pela manhã, a velocidade do vento atingidas na região chamaram a atenção. Até agora 17h, os maiores valores registrados foram:

Pereira Barreto (Estação Bonança):                     34,5 km/h (Muito Forte) às 13h56
Ilha Solteira:                                                           37,2 km/h (Muito Forte) às 12h59
Itapura:                                                                   28,5 km/h (Forte) às 11h27
Paranapuã:                                                              28,8 km/h (Forte) às 15h32
Populina:                                                                  29,1 km/h (Forte) às 9h43
Pereira Barreto (Estação Santa Adélia):               35,8 km/h (Muito Forte) às 11h57
Sud Mennucci (Estação Santa Adélia Pioneiros): 28,3 km/h (Forte) às 7h35

Essa e todas as demais variáveis do clima podem ser acompanhadas em tempo real no Canal Clima da UNESP Ilha Solteira em: http://clima.feis.unesp.br/. Lá é possível realizar um rápido cadastro e acessar livre e gratuitamente toda a base de dados histórica do clima na região do noroeste paulista. Acesse e confira.

Não deixe de COMENTAR!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características