Apenas 12 milímetros

Temos dito em palestras e aulas que um dos desafios atuais de toda a sociedade é conviver com os extremos. No caso do clima, conviver com seca e chuvas intensas é um grande desafio, que atinge a todos, desde projetar estruturas para suportar chuvas intensas ou sistemas de irrigação para minimizar os efeitos de secas prolongadas.

Apenas 12 milímetros de chuva, dependendo da ótica não é nada. Com mais de 80 dias sem chuvas no noroeste paulista, umidade relativa na casa dos 20% e temperatura passando dos 34ºC, seriam suficiente para pagar a conta de apenas 2 ou 2,5 dias de evapotranspiração da região. Aí vem a pergunta: e qual foi a intensidade desta chuva?

Ainda não temos ainda a resposta porque, a falta de energia e mudanças na rede computacional "derrubaram" nossos sistema de divulgação das variáveis climáticas obtidas pela Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, mas 12 milímetros foram suficientes para inundar o NACI - Núcleo de Apoio Computacional à Irrigação, exatamente o local, por ironia, que faz o processamento dos dados climáticos.






Comentários

  1. Mais um excelente trabalho de Jean Carlos Quaresma Mariano e o canal Clima da UNESP Ilha Solteira (http://clima.feis.unesp.br) já está operando normalmente desde as 18:42 horas. Obrigado Jean! Você realmente incorporou o espírito de Equipe e mesmo longe continua nos ajudando! E muito!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

Pivô central: história e características

A Importância da DBO