Água em Pó

No último mês um produto chamou atenção como possível solução para regiões que possuem regimes de chuvas irregulares ou a baixo do ideal. Se tratando de um polímero absorvente criado originalmente pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), é chamado de "chuva sólida". Com capacidade de armazenar água proveniente da irrigação ou de chuvas, liberando a gradativamente e se tornando disponível para as plantas. Com apenas 10 gramas do material, a quantidade absorvida pode chegar a 1 litro. Esse material era a princípio utilizado na fabricação de fraldas, porem o engenheiro químico Sérgio Jesus Rico Valasco, enxergou um potencial no produto, criando uma formula diferente na qual se podia misturar o material ao solo e armazenar água.



O Engenheiro afirma que testes realizados pelo governo mexicano, concluirão que a produtividade de culturas poderia ser aumentada em até 300% utilizando seu produto . De acordo com o vice-presidente Edwin Gonzáles da empresa chuva sólida, o produto pode reter água no solo de 8 a 10 anos, dependendo da qualidade da água, com recomendação de 50 Kg/h, o que custaria 3.500 reais. Gonzáles afirma também que o produto é natural, não trazendo riscos ao solo e a planta, porem há controvérsias, de acordo com Linda Chalker- scott, da universidade de Washington, onde fala que não há evidencias científicas que o produto consiga armazenar água por um ano, além de que a medida que seca, absorve a água que encontra ao seu redor com maior vigor, desviando a água que deveria ser absorvida pelo sistema radicular da planta. Produtos assim não são novidades, porem demostram o avanço da tecnologia na utilização da água, criando a capacidade do cultivo em regiões com baixa disponibilidade hídrica.

Comentários

  1. Sensacional…seria ótimo levar produtividade a grandes regiões com ótimo potencial e onde a falta d'água é o maior gargalo. Só fica a torcida para que este não vire só mais uma maneira do nosso governo vender nossos recursos naturais, vendendo tudo da maneira como pode para garantir mais uma eleição.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Eric, pela postagem...Realmente muito interessante! O uso de tecnologia para melhor uso da água, faz com que abra o olho de muitos!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado. Fico feliz que tenham gostado.

    ResponderExcluir
  4. Como está hoje em 2015 este projeto?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características