Passo a passo para se ter um sistema de irrigação e a entrega técnica são temas do Pod Irrigar

Pod Irrigar

Em se tratando de projetos de irrigação, um item muito negligenciado é a Entrega técnica. 

Um projeto de irrigação começa a ser concebido com a visita a área onde se pretende implantar o sistema, quando se verifica as condições locais de solo, declividade, disponibilidade e qualidade da água e energia, com quanto de mão de obra o proprietário poderá contar, sendo estes os fatores essenciais. 

O próximo passo é definir a lâmina de projeto, e partir para a concepção do sistema propriamente dito. Depois é a hora da negociação e neste momento é importante que o futuro irrigante tenha um balizamento entre os diferentes projetos apresentados, para ter uma melhor compreensão dos investimentos necessários.

Ou seja, ao comparar o valor final do um projeto de irrigação, é muito mais fácil e seguro que os projetos tenham a mesma capacidade de aplicar água, que tenham a mesma lâmina bruta de projeto. 

Pronto, negócio fechado, começa a entrega dos materiais, a instalação do sistema e por fim, o teste de funcionamento dos sistemas elétrico e hidráulico e a operação rotineira. 

Neste momento, é muito interessante para o irrigante se certificar se o que foi contratado no projeto está realmente em campo e isso pode ser comprovado pela entrega técnica, que é a verificação em campo se as pressões e vazões previstas no projeto ou contrato, estão realmente sendo observadas em campo, assim, como, se a uniformidade de aplicação de água está dentro dos critérios técnicos exigidos. 

A entrega técnica é uma garantia para o produtor de que o negócio foi bem feito entre ele e o projetista, ao mesmo tempo que lhe dá a certeza de que dispõe de um bom projeto de irrigação, quem tem como caraterística suprir adequadamente a necessidade da evapotranspiração da cultura, uma boa uniformidade na distribuição de água, ter uma boa montagem e contar com bons materiais, e ter a disposição, um ótimo projeto é atualmente, quase que uma obrigatoriedade do investidor para que se tenha ainda mais sucesso na agricultura irrigada. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características