Evapotranspiração tem recorde em novembro


Evapotranspiração é o processo de transferência ou perda de água do solo para a atmosfera através da evaporação do solo e transpiração da planta. Para se chegar até as produtividades máximas, a evapotranspiração deve ser reposta ao solo através através das chuvas ou de sistemas de irrigação, e é o que está acontecendo neste momento na região noroeste paulista, tem tendo chovido no início da semana, mas de forma desuniforme e insuficiente para "encher" o reservatório solo, que tem o nome de CAD - Capacidade de Água Disponível. A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira faz o monitoramento climático da região noroeste paulista e estima e divulga a cada hora o valor da evapotranspiração na região.

Desde 1 de novembro de 2013 o total da evapotranspiração no noroeste paulista - que é a região compreendida entre a margem direita do rio Tietê, tendo o rio Paraná a oeste como divisor de estado e a margem esquerda do rio Grande - variou entre 65 mm em Populina (4,7 mm/dia) e 78,8 mm (5,6 mm/dia) em Itapura e o total de chuvas nestes locais foram de 37,3 mm e 20,8 mm, respectivamente. Marinópolis foi onde mais choveu com 54,1 mm e Sud Mennucci registrou apenas 20,1 mm, evidenciando o déficit de água no solo. O cultivo de sequeiro, ou o plantio de verão ainda espera por chuvas maiores para recompor o armazenamento de água ano solo.

Nas Estações Agrometeorológicas
Dia 14 de novembro a temperatura estava muito elevada em todo o noroeste paulista chegando a 38ºC em Sud Mennucci e a radiação solar que chegou na região é também muito intensa, chegando a 27,8MJ/m2.dia em Itapura e Sud Mennucci.

Lembrando que as medições da temperatura, por padrão mundial, são feitas à sombra e assim, situações como estas exigem cuidados da população. O primeiro deles, beber muita água e frequentemente e não esquecer de usar filtros solares e roupas leves, confortáveis.

E no feriado o calor e a radiação não foi diferentes, e neste Dia da Proclamação da República, o canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira divulgou os seguintes registros das estações agrometeorológicas na região:

BONANÇA (Pereira Barreto): temperatura chegou a 36,3°C, radiação global de 26,9 MJ/m².dia, umidade relativa mínima de 38% e ventos de até 6,2 m/s, resultando na evapotranspiração recorde do mês de 6,1 mm/dia.

ILHA SOLTEIRA: temperatura máxima de 35,2°C, radiação global de 26,7 MJ/m².dia, umidade relativa mínima de 43% e ventos de até 6,4 m/s, resultaram na evapotranspiração 6,7 mm/dia, não superando a do dia anterior com 6,8 mm/dia.

ITAPURA: temperatura chegou a 37,1°C, radiação global de 26,8 MJ/m².dia, umidade relativa mínima de 29,5% e ventos de até 7,1 m/s, obtendo evapotranspiração de 7,0 mm/dia, não superando o valor do dia anterior de 7,4 mm/dia, mas mesmo assim, muito elevada. Apenas 7 dias no ano de 2013 em toda a região foi registrada uma evapotranspiração superior a 7,0 mm/dia.

Evolução da evapotranspiração de referência diária em novembro de 2013 no noroeste paulista.

MARINÓPOLIS: temperatura máxima de 36°C, radiação global de 23,9 MJ/m².dia, umidade relativa mínima de 36% e ventos de até 8,3 m/s, resultaram na evapotranspiração de 6,8 mm/dia.

PARANAPUÃ: a temperatura chegou a 35,7°C, radiação global de 24,4 MJ/m².dia, umidade relativa mínima de 37% e ventos de até 7,8 m/s, resultaram na evapotranspiração de 6,1 mm/dia.

POPULINA: temperatura máxima de 36°C, radiação global de 24 MJ/m².dia, umidade relativa mínima de 36% e ventos de até 7 m/s, resultaram na evapotranspiração de 6,1 mm/dia.

SANTA ADÉLIA (Pereira Barreto): temperatura de 36°C, umidade relativa mínima de 36,8% e ventos de até 9,1 m/s, resultaram na evapotranspiração de 6,9 mm/dia.

SANTA ADÉLIA PIONEIROS (Sud Mennucci): a temperatura ontem chegou a 37°C, a radiação em 26,7 MJ/m².dia, umidade relativa mínima de 34% e ventos de até 6,3 m/s, resultaram na evapotranspiração de 6,4 mm/dia.

Valores altos de evapotranspiração e baixa quantidade de chuva demostram a necessidade da irrigação no noroeste paulista, determinando assim a quantidade e momento certo para aplicação de água.

Mudança de tempo a tarde
Após as 13 horas de hoje o tempo começou a mudar a partir de Ilha Solteira e Itapura, às margens do Rio Paraná, como se vê nos gráficos abaixo disponibilizados pelo canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira, que é atualizado a cada cinco minutos e oferta gráficos, mapas e tabelas aos internautas.


Em Ilha Solteira a temperatura que chegou a 32,6ºC começou a baixar rapidamente, chegando a 23,6ºC, simultaneamente à elevação da umidade relativa e com ventos de até 23,9 km/hora (13:27 h), algumas regiões da cidade viram um pouco de chuva, apenas 3,8 mm - registrada na Estação Ilha Solteira. Em algumas regiões da Zona Norte da cidade, nada choveu.

Em Itapura, a temperatura que estava em 33,6ºC, caiu rapidamente para 21,6ºC, ventos muito fortes chegaram a 39,3 km/hora (as 14:16 horas), a umidade relativa também subiu, e apenas 3,3 mm de chuva foram registrados.

Em Marinópolis a chuva veio mais generosa, há pouco foram registrados 12,4 mm. A temperatura que estava em 34,1ºC caiu para 21,4ºC e os ventos de nordeste chegaram a 34,5 km/hora às 15:21 horas.

 Temperatura na região noroeste paulista às 15:15 horas.

Mapa do vento às 15:15 horas (não adotamos o horário de verão nos registros climáticos).

A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira faz o monitoramento climático da região noroeste paulista e a divulgação das variáveis climáticas é feita de forma livre e gratuita com atualização a cada cinco minutos através do canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira, onde é possível acessar toda a base histórica dos dados.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características