E mais um semestre se foi - Notícias em 15 de dezembro de 2013

"Que grande oportunidade a de ser um professor, a maior e a mais privilegiada de todas as vocações, pois esta nos mantém ancorados no mundo dos jovens, das ideias e das pesquisas." (C.R. Christensen)

Mais um semestre se foi, com notas das provas e dos trabalhos práticos e médias finais disponíveis no quadro de avisos do DEFERS e também AQUI! Aqueles que se dedicaram e foram recompensados com a aprovação: PARABÉNS! Quem não conseguiu, ainda há mais um oportunidade através do exame de recuperação definido na primeira aula e será realizado no LHI. Esperamos mais dedicação e mais aprendizado. A todos os nossos alunos deste semestre, recebam abraços, BOAS FESTAS, FELIZ ANO NOVO e SUCESSO!

Chuva intensa na semana
No dia 10 de dezembro de 2013 choveu 51 mm durante o dia em Ilha Solteira com grandes transtornos com alagamentos, raios queimaram um número grande instalações elétrica/eletrônicas da cidade. Na região noroeste paulista, o chuva acumulada em dezembro varia entre 40,6 mm em Sud Mennucci e 150,6 mm em Ilha Solteira.

Pod Irrigar - Irrigação para fins de controle de problemas ambientais
Em várias ocasiões defendemos que o uso de sistemas de irrigação transcende a definição clássica de irrigação e que devemos adotar um enfoque moderno, que vai além da simples opção de repor a água perdida pelo processo de evapotranspiração e assim, melhor seria definir irrigação como um conjunto de ações e conhecimento eclético, que pode levar o produtor a concretizar maiores produtividades e oportunidades, tais como práticas de quimigação, conforto térmico e visual ou ainda mitigar problemas ambientais. 
O período seco normalmente é associado à temperaturas elevadas, umidades relativas do ar baixa e vento e assim, criam-se as condições propícias para a dispersão de poluentes, como por exemplo, a poeira que tanto pode trazer problemas respiratórios, como exigir limpeza mais frequente dos diferentes locais.
Na área rural, temos dois exemplos de uso de sistemas de irrigação para mitigar o efeito da dispersão da poeira, em confinamentos ou áreas de espera de frigoríficos, sistemas de irrigação especialmente projetados levam os aspersores até uma altura suficiente para que, aos serem ligados, promovam um aumento da umidade relativa e não deixam a poeira se propagar internamente, levando conforto maior aos animais.
Em nossa região, um grande empresa de produção de celulose está trocando os caminhões-pipas que molham as estradas rurais com o objetivo de diminuir a propagação da poeira, por sistemas de irrigação totalmente automatizados, com aspersores na lateral das estradas que são ligados várias vezes ao dia, conforme o fluxo de veículos e condições atmosféricas e assim, elevam a umidade relativa, mantem a poeira no chão e com isso a dispersão é dificultada.
Ainda que ousada, a opção por sistemas de irrigação para controle ambiental tem se mostrado mais eficiente no controle da dispersão, e na ponta do lápis, mais econômica e com menos riscos de acidente. E é mais um uso dos sistemas de irrigação! Esse foi o tema que desenvolvemos esta semana no Pod Irrigar - o Pod Cast da Agricultura Irrigada. Ouça também as dicas anteriores.

Sistemas de irrigação também são usados no controle da dispersão de poluentes.

Canal YouTube - Mais um video disponível
Ministramos a palestra: "DESAFIOS PROFISSIONAIS: MEIO AMBIENTE, CLIMA, ÁGUA, FERRAMENTAS DE ANÁLISE E A COMUNICAÇÃO" no evento "Geografia e diálogos interdisciplinares", na UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, em 22 de outubro de 2013, em Foz do Iguaçu - PR e a mesma está disponível no canal da AHI no YouTube.

Qualidade da água - monitoramento
A Secretaria de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura (Sepoa) do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) vai ampliar as ações de monitoramento da qualidade da água utilizada na criação de pescado. Por meio de cooperação técnica com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o governo federal aplicará R$ 1,5 milhão em medidas de controle da qualidade da água nos parques aquícolas de Lajeado (TO). O principal objetivo é garantir a saúde das espécies cultivadas nas águas do reservatório; entre elas, o tambaqui, cuja produção na Bacia do Rio Tocantins foi liberada pelo Ibama, em dezembro do ano passado, graças à atuação da Sepoa.

Chuva - Anatomia de uma gota de chuva
Um ótimo e educativo video fala do ciclo hidrológico - evapotranspiração e chuva - como introdução para "dissecar" a anatomia de uma pota ou pingo de chuva e foi produzido pelo Global Precipitation Measurement Mission da NASA.


Sensoriamento remoto
"Users, Uses, and Value of Landsat Satellite Imagery - Results from the 2012 Survey of Users" é uma excelente publicação sobre a avaliação do uso das imagens do satélite Landsat. Realizada com um tratamento estatístico mostra a importância do projeto Landsat em operação desde 1972, fornecendo um registro mundial contínuo da superfície terrestre do planeta. As imagens estão disponíveis sem custo através do U.S. Geological Survey (USGS). Os cientistas da área social do USGS Fort Collins realizaram uma extensa pesquisa no início de 2012 para identificar como são usadas as imagens e qual é o valor das destas para os usuários.

Veja o exemplo de como combinar as diferentes bandas do satélite e o resultado desta operação. O exemplo é chamado de Florida Everglades LDCM Band Remix. Saiba mais sobre o Landsat 8.

Governo - Cidadania - Serviços - Infraestrutura
O Brasil se divide sobre impostos e papel do governo, é o que mostra o excelente levantamento do Datafolha (8/12/2013) que mostra que metade do país prefere ter mais benefícios estatais, enquanto a outra metade opta por dependência menor. Para 49%, seria melhor pagar menos tributos e buscar serviços no setor privado; 43% preferem contar com o governo. As pessoas que se identificam mais com as ideias associadas à esquerda são mais jovens e têm escolaridade consideravelmente melhor. Mas ganham menos. Conheça o quadro com os dados compilados.

Lei dos Portos começa a ser implantada. Governo libera, sob as novas regras, projetos de 16 terminais privados que devem gerar investimentos de R$ 6,5 bi. Aprovada em maio, nova lei prevê autorização para terminais particulares fora dos portos públicos. Conheça os maiores projetos.

Ranking
A Pró-reitora de Pesquisa Maria José Soares Mendes Giannini publicou artigo em O Estado sobre ranking de instituições universitárias. Diz ela: "Estar entre as quatro universidades brasileiras melhores do mundo, em meio a 22 países incluindo-se o bloco dos BRICS e aqueles com economias emergentes, em um dos mais prestigiosos 'rankings', o 'Times Higher Education'- THE, tem um significado especial para a Unesp, uma universidade jovem, que nos últimos anos tem mostrado o comprometimento de nossa comunidade nas politicas do plano desenvolvimento Institucional - PDI, e que tem como meta estar entre as melhores universidades do mundo tendo como foco a excelência acadêmica". A Unesp ocupa 87ª posição neste ranking. Leia na integra o artigo!

Rogério Meneghini, Coordenador Científico do Programa SciELO, realizou palestra sobre indicadores utilizados para o ranqueamento das universidades brasileiras em sessão ordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária (CEPE). Meneghini lembrou que o primeiro ranking universitário que se tem notícias, intitulado é Where we get our best men, é de 1900. Já o da Universidade Shangai Jiao Tong, de 2003, teria sido fundamental para os atuais questionamentos sobre a importância dos rankings acadêmicos para as universidades mundiais. “Os rankings começaram a ganhar importância com os movimentos migratórios acadêmicos. Hoje há 150 milhões de estudantes universitários no mundo, sendo 3 milhões imigrantes. O impressionante é eu ocorre um aumento dessa proporção da ordem de 15 a 20% ao ano”, explicou. Nesse contexto, surge o Ranking de Universidades Folha (RUF), do qual Meneghini é um dos organizadores. “Estudantes que saem ou que chegam desejam saber quais são as melhores universidades de cada país e levam em conta os rankings nessa decisão”, afirmou. “A opinião pública também está mais preocupada em relação aos impostos investidos nas universidades ou nas mensalidades cobradas pela iniciativa privada.” Meneghini disse ainda que todos rankings contêm imperfeições e injustiças. Nesse sentido, mostrou a metodologia de construção do RUF, explicando como indicadores como pesquisa e internacionalização, por exemplo, demandam análises objetivas feitas pelo Ranking, enquanto dados tabulados pelo Ministério da Educação (MEC) e a experiência do órgão foram importantes. “Para a próxima edição, uma proposta é dividir as instituições em universidades de pesquisa e de ensino, por exemplo”, comentou.

Educação - Pesquisa - Videos
Helio Dias é Professor Associado da USP e opera alguns canais de comunicação baseados na Internet. O objetivo deste trabalho é promover ações que melhorem a compreensão da física e ciência pelo público em geral. Para ele existem (pelo menos) dois tipos bem distintos de aprendizagem: aprendizagem por exemplos e aprendizagem por definições. Sua estratégia é apresentar a ciência através de exemplos para envolve-los e faze-los entender os principais fatos da ciência do momento. Seu canal no YouTube de educação científica tem mais de 100 videos e ainda há o blog Science Club. Confira!

Compras
Pensou em comprar, quer comparar e quer saber se o produto está realmente abaixando ou não? O site Zoom é ótimo para isso. Confira!

Entretenimento
Dire Straits foi uma banda de rock britânica formada em 1977 por Mark Knopfler (guitarra e vocais), seu irmão David Knopfler (guitarra), John Illsley (baixo) e Pick Withers (bateria). Embora formada em uma época em que o punk rock reinava absoluto, decidiram lidar com as convenções do rock clássico, firmando-se em uma sonoridade mais leve, que agradou ao público cansado do som super produzido do rock dos anos 70. Não tardou para que a banda se tornasse conhecida mundialmente, ganhando o status de disco de platina logo em seu primeiro álbum. Mesmo com "pouco" tempo de banda e apenas 6 álbuns de estúdio, a banda ultrapassou a marca de 100 milhões de discos vendidos mundialmente. Entre suas canções mais conhecidas estão "Sultans of Swing", "Lady Writer", "Romeo and Juliet", "Why Worry", "So Far Away", "Money for Nothing", "Walk of Life", "Tunnel of Love" e "Brothers in Arms". O vídeo musical da canção "Money For Nothing" foi o primeiro a ser exibido pela MTV europeia e o mais exibido pela MTV americana até os dias de hoje. Apesar do grande sucesso, a banda terminou sem estardalhaços em 1995, quando Mark Knopfler expressou o desejo de não mais fazer turnês em larga escala, passando imediatamente a se dedicar integralmente à sua carreira solo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características