E mais um semestre se inicia em 23 de fevereiro de 2014

"A questão crucial é: a desigualdade observada reflete essencialmente os talentos, esforços e valores diferenciados dos indivíduos ou, ao contrário, ela resulta de um jogo viciado na origem --de uma profunda falta de equidade nas condições iniciais de vida, da privação de direitos elementares e/ou da discriminação racial, sexual ou religiosa?" (Eduardo Giannetti, FSP, 13/02/2014). "Eduardo Giannetti lembra que a desigualdade não é um mal em si. Ela coloca (ou não) um problema ético dependendo da forma como foi estabelecida. Essa é, sem dúvida, uma distinção importante. É nela que fundamos a noção de mérito, que legitima instituições venerandas como concursos públicos, provas escolares e esportivas e até a mais arcana ideia de sucesso (ou fracasso) na vida." (Hélio Schwartsman, FSP 19/02/2014, p.A.2).

Início das aulas
Mais um semestre se inicia em grande parte das universidades e sempre é o momento de reflexão e decisão. Vivemos numa época de constante mudança, em uma sociedade espantosamente dinâmica, instável e evolutiva e certamente correrá sérios riscos quem não perceber isso e ficar esperando para ver o que acontece. Portanto, a adaptação a essa realidade será, cada vez mais, uma questão de sobrevivência.
Uma sociedade em desenvolvimento exige rompimento, mudança e novidade em linguagem, conceitos e modos. A cada dia que passa os produtos concorrentes ficam mais similares em termos de tecnologia e preços e estejam certos, o diferencial está e estará, portanto, na capacidade da empresa ou pessoas em se diferenciarem no mercado e este diferencial estará a cada dia mais na prestação de serviços. É preciso inovar, não dá para apenas copiar e é preciso criar uma nova postura e reinventar o setor nosso setor. Mas como fazer isso? Com certeza com a capacitação, com estudos, dedicação e foco!

E este é um momento oportuno para que nossos estudantes reflitam também sobre a pressão que o Brasil recebe para facilitar a entrada de profissionais de outros países que estabelecem concorrência conosco. E há divisão de opinião entre os especialistas, uns dizem que a chegada de estrangeiros estimularia a nossa economia e a competitividade. Temos a vantagem do domínio da língua portuguesa, mas para vencer esta competição, só vejo um caminho, ter uma formação forte, adequada e diferenciada! David Uip expressa a sua opinião em relação ao programa do Governo Federal que quer receber médicos estrangeiros: "a experiência de décadas me permite dizer, categoricamente, que não se resolve a carência de médicos no interior do Brasil contratando profissionais estrangeiros sem revalidação do diploma ou exame de proficiência em língua portuguesa. Qualquer médico brasileiro precisa comprovar o domínio do inglês fluente se quiser estagiar nos Estados Unidos, por exemplo."

Aqui na UNESP Ilha Solteira ofereceremos a disciplina de Irrigação e Drenagem. Pense numa área agricultável de 119 milhões de hectares, sendo 30 milhões de hectares de área potencial para a agricultura irrigada e irrigamos apenas 5,5 milhões de hectares e incorporamos na última década anualmente em torno de 140 mil hectares de área irrigada. Com todo este potencial de terras aptas à irrigação e mantido este ritmo de crescimento, levaríamos quase 200 anos para esgotar nossas potencialidades.

Aos estudantes e stakeholders da agricultura irrigada, pensem no fato de que com irrigação garantimos produtividades elevadas, a irrigação é ainda considerada uma das ações mitigadoras ao aquecimento global, tem ação agregadora da economia, temos agora o marco regulatório definido na Política Nacional de Irrigação, entre outros benefícios, então, BEM VINDOS à um mundo de oportunidades representada pela agricultura irrigada! Assim, fica a dica: vamos aproveitar a oportunidade e nos dedicar aos estudos, à capacitação técnica e vamos nos diferenciar, em cada área em que escolhemos atuar! Fé, obra e sucesso!

Em relação à disciplina de Irrigação e Drenagem, é recomendável um acompanhamento sistemático das aulas, não deixando para estudar somente na véspera da prova, pois operar a agricultura irrigada exige um conhecimento multidisciplinar. Na nossa primeira aula amanhã abordaremos as regras da disciplina, a bibliografia, as datas das provas, as atividades gerais e a introdução à agricultura irrigada e a irrigação. Também nas primeiras aulas faremos uma abordagem sobre o mundo dos negócios e as exigências do mercado de trabalho e a relação com o trabalho, liderança e empreendedorismo.

Temos, além das aulas e da bibliografia da disciplina - nada deve substituir os livros textos recomendados - várias mídias de apoio que complementam os livros e são baseadas na Internet: este Blog (marcador "aula" principalmente) onde o estudante encontrará não somente informações sobre a agricultura irrigada e irrigação, mas também desde dicas de leitura/livros, de música (entretenimento) à como crescer na carreira. O canal de conteúdo da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira traz os artigos publicados pela nossa equipe, fotos, ilustrações e acesso a todos os demais canais de mídia. As ilustrações utilizadas  nas nossas aulas estão disponíveis também na aba Atividades Acadêmicas.

canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira oferece produtos que são gráficos e mapas de acompanhamento em tempo real de todas as estações e as principais variáveis climáticas, tais como temperatura, umidade do ar, velocidade e direção do vento, chuva, evapotranspiração, pressão atmosférica e radiação global e líquida, além da base histórica, tudo gratuito e com atualização a cada cinco minutos e é a parte visível da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista foi implantada como parte do projeto “MODELAGEM DA PRODUTIVIDADE DA ÁGUA EM BACIAS HIDROGRÁFICAS COM MUDANÇAS DE USO DA TERRA”, financiado pela FAPESP. Por este canal facilmente se confere os números que mostram a mudança no tempo, de muito frio para a umidade relativa baixa, já crítica, que enfrentamos esta semana e sentida na garganta, nas narinas e nos olhos. Vários artigos técnicos já foram publicados a partir da execução deste projeto e estão disponíveis no canal TEXTOS TÉCNICOS do canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira e a TV Tem mostrou um dos nossos trabalhos que visa apoiar o uso eficiente da água. Confira!

No canal YouTube da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira são ofertados videos que complementam as informações divulgadas de maneira escrita. Por fim, temos também a Fan Page da UNESP Ilha Solteira, onde divulgamos as últimas notícias produzidas pela nossa Equipe e as condições do tempo, quando se tornam adversas. Que tal CURTIR à na Fan page e ficar "antenado"? O nosso perfil no Facebook traz diariamente dicas de leitura, agricultura irrigada, negócios, música, cultura, entretenimento, carreiras, entre outros e ainda montamos Álbuns onde compartilhamos fotos sobre sistemas de irrigação, recursos hídricos, e muito mais. Fiquem a vontade para acompanhar-nos! E apreciem sem moderação!

Datas das provas
1a. Prova (Peso 2) será em 7 de abril, 2a. Prova (Peso 3) em 26 de maio e 3a. Prova (Peso 3) em 30 de junho de 2014. As P2 e P3 serão com consulta de material auxiliar. Todas as provas serão às 16:00 horas. Os seminários acontecerão nas manhãs dos dias das provas. A recuperação será em 14 de julho de 2014 às 10 horas no LHI.
MF = (2P1 + 3P2 + 3P3 + 2MR) / 10
MR = Seminários* e monografias** (* Notas diferentes para cada atividade, mas baseadas na média entre CONTEÚDO, MÍDIA e APRESENTAÇÃO; ** Pesos diferentes em função da dificuldade)

Como textos base para a nossas primeiras semanas de aula sugerimos os seguintes textos:


Como leitura adicional recomendamos a revista VOCÊ S/A como forma de acompanhar o que acontece no mercado de trabalho. Lembre-se também que desempenho e aprendizado depende da dedicação de cada um e estamos aqui para orientá-los para que tenham um ótimo futuro profissional. Aproveitem!

Comunicação e transparência de ações e do conhecimento
Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira para democratizar o conhecimento e a informação, utiliza diferentes linguagens na Internet para cumprir este propósito através do: canal de Conteúdocanal CLIMABLOGCanal YouTubeFan Page no Facebook, [Pod Irrigar] e IRRIGA-L Grupo de Discussão em Agricultura Irrigada. Também usamos de forma complementar nosso perfil do Facebook para divulgar nossos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão e interagir com sociedade como um todo. Existem outros canais mantidos por outras Instituições como o Forum da Agricultura Irrigada. Também confira o vídeo sobre como aprimorar seu networking.


Clima em 2014
O início de 2014 está sendo marcado pela falta de chuva generalizada em todo o Estado de São Paulo e em outras regiões brasileiras, com temperaturas máximas recordes, baixo nível dos reservatórios de água, seca, queda de produtividade das culturas ou ainda, dependendo da data de plantio, até mesmo nulas em várias regiões, incluindo o noroeste paulista, aumento de preço de produtos agrícolas, falta de água nas cidades para abastecimento humano, industrial e sistemas de irrigação, consumo recorde de energia e recorde de "apagões" e "apaguinhos", ou simplesmente, falta temporária de energia. Na agricultura o uso dos sistemas de irrigação no verão impõe aumento dos custos de produção, que dependendo  da cultura, pode ser compensado pela elevação dos preços dos produtos.
O problema vem desde o final do ano passado, com as chuvas chegando tardiamente e ainda em dezembro, janeiro e fevereiro com um total de chuvas muito abaixo do histórico esperado.
É fato que estamos em uma situação de crise de oferta de água superficial, em grande parte pela diminuição de chuvas nos últimos meses. Mas também é fato que falta muito planejamento em todos os setores que dependem da água para atuar. Desde os que deveriam cuidar para que a abençoada chuva chegasse ao solo e aos mananciais com o menor impacto possível, até o uso racional da água, sem desperdício, seja no campo, ou nas cidades. Falta planejamento generalizado no uso da água. E em situações de uso conflitivo então, temos muito a aprender e colocar em prática para que tenhamos uma confortável oferta de água em quantidade e qualidade.
Planejar a microbacia de forma integrada é fundamental para que tenhamos escoamento de base maior do que o superficial. Ou seja, a água deve infiltrar no solo e sair aos poucos e não chegar imediatamente ao talvegue, ou ponto mais baixo do terreno.
Com um planejamento adequado, que inclui conservação do solo, manejo da irrigação, campanhas e uso consciente da água nas cidades, poderíamos ter mitigado os problemas atuais causados pela falta da chuva este ano. Diminuir a diferença entre a máxima e a mínima vazão dos mananciais é o grande desafio de administradores/gestores sejam públicos ou privados e que deve ser perseguido, até mesmo como forma de valorização profissional! Esse foi o tema que desenvolvemos esta semana no Pod Irrigar - o Pod Cast da Agricultura Irrigada. Ouça também as dicas anteriores.

Chuva chegou
A chuva chegou no noroeste paulista de forma dispersa, mas passando de 100 milímetros em quase toda a região e suficiente apenas para garantir o armazenamento de água na profundidade do sistema radicular das plantas. Chegou tarde para muito agricultores da região, especialmente os que plantaram milho, mas dará um alívio grande às plantações de cana e às pastagens, bem como aos irrigantes que usaram intensamente seus equipamentos, impondo uma elevação do custo de produção. A chuva que caiu sobre a região não é suficiente para garantir a regularização dos reservatórios, represas ou açudes, mas ameniza a situação de alguns locais que se encontrava em situação crítica. Mas de qualquer maneira, foi um alívio, especialmente tirando a população das temperaturas elevadas recordes. Em Ilha Solteira, em fevereiro temos 117,1 mm. Em janeiro foram 121,9 mm e assim, o acumulado no ano é de 239 mm. Historicamente (1967-2013) esperávamos 234 mm em janeiro e 173 mm em fevereiro, portanto, recebemos somente 59% do esperado.

Preparamos uma compilação sobre os problemas resultantes da falta de chuva e temperaturas elevadas e suas consequência. O objetivo é preservar as notícias de modo a conscientizar gestores que os problemas poderão voltar se não houver uma planejamento e profissionalismos adequado. Afinal, todos os estudos científicos apontam para fenômenos extremos cada vez mais frequentes.

Irrigação, Genética, Água, Fertilizantes e agricultura irrigada
Recursos hídricos, seca e infra estrutura
"A inteligência coletiva, a seca, o calor e a cafeicultura" é o interessante artigo de Sérgio Parreiras Pereira.

O RS passou recentemente por uma seca que afetou de forma significativa sua economia.  Facilitou o licenciamento ambiental para a aquisição e implantação de sistemas de irrigação e colhe frutos desta decisão, sendo o Estado com o maior crescimento em área irrigada atualmente. Outra boa notícia de lá é o Clube da Irrigação, que também ganha notoriedade pelo trabalho objetivo, pragmático. Nosso aluno Matheus Bruschi Ferreira está trabalhando no RS e nos escreve relatando a experiência: "Estou começando a me envolver. Foi uma iniciativa do SENAR. Empresas como a Monsanto, Locking, Stara, Mosaic e a UFSM fazem a condução das lavouras irrigadas. Na média houve um aumento de 40% no custo dá lavoura aqui mas com isso veio um aumento de 132% do lucro. Não envolve só a irrigação. O manejo Round-up Ready Plus é feito. Também se destaca o manejo de palhada, a agricultura de precisão, entre outros. Esta semana o Clube bateu 320 sacas de milho por hectare. O objetivo era 300 sacas de milho e agora 120 de soja. É bem interessante. Muitos sindicatos estão envolvidos, principalmente os associados à Farsul... É um contrato muito importante para nós isso. Trabalho com a soja Intacta aqui. É com alguns materiais de Intacta que o Clube vai tentar bater as 120 sacas."

Capacitação técnica - Delegação - Oportunidade de trabalho


Países mais verdes

Sensoriamento remoto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características