Sensoriamento remoto e estações agrometeorológicas formam ferramentas importantes de trabalho

"Se estivéssemos um pouco mais atentos, minimamente de olhos abertos, deveríamos estar comprometidos até o último fio de cabelo com as campanhas de desmatamento zero e os projetos de recuperação de mata ciliar, áreas de nascentes e recursos hídricos. Não vi os fazendeiros da soja, cana ou gado refletindo sobre esse problema, que vai arruinar o negócio deles quando o oceano de nuvens que desce da Amazônia parar de dar as caras. Tampouco vi "black bloc" empunhando cartaz sobre o tema. Mas li neste jornal que quase 150 municípios do Estado estão fazendo racionamento de água e os mananciais estão com níveis perigosamente baixos. Um taxista, essa espécie de pajé que nos cabe, me disse outro dia, de modo lacônico: "Nesse inverno, o pessoal vai se estapear por causa de água". Ai, ai, ai. A palavra córrego numa aldeia kraó que visitei designava um pequeno braço de água cristalina que corre sobre um chão de areia branca e quente entre árvores frondosas, onde todos tomam banho na hora do pôr do sol, contando piadas sobre as coisas que aconteceram durante o dia. O que a palavra córrego designa em São Paulo, Rio, Recife ou qualquer outra cidade do país? Como é possível que a civilização engendrada pelo pensamento científico possa ter desaguado numa ignorância tão assombrosa, enquanto a outra, que preferiu se resguardar no pensamento mítico, conseguiu produzir fartura de proteínas, carboidratos e exuberância metafísica?" (Luiz Bolognesi, "Água, uma tragédia anunciada", FSP, 23/02/2014, p.A.3).

Sensoriamento remoto, agroclimatologia e evapotranspiração em áreas de cana de açúcar
Esta semana, mais um dos nossos Orientados concluiu seu Mestrado defendendo a Dissertação com o título "Avaliação temporal e espacial do balanço da radiação, de energia e da evapotranspiração no noroeste paulista, face a mudança no uso do solo". Para nós da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, o dia de hoje não representa apenas o final de um ciclo de trabalho empreendido pelo Engenheiro Agrônomo Diego Gonçalves Feitosa. Hoje registramos a primeira Dissertação da UNESP Ilha Solteira utilizando ferramentas de sensoriamento remoto e dados de estações agrometeorológicas para estimativa da transferência de água para a atmosfera em escala regional.
Representa também a primeira análise dos componentes do balanço de energia em uma região onde houve uma significativa mudança no uso da terra, onde a pastagem degradada foi substituída pela cana-de-açúcar. Alguns municípios, como por exemplo, Ilha Solteira, Pereira Barreto e Itapura não tinham nenhuma área cultivada com cana em 2001 para chegarem em 2011 com 50.476 hectares. No estudo foram analisados os efeitos de 72.269 hectares de cana.
Na Banca Examinadora, este missivista na condição de Orientador, o Prof. Dr. Ricardo Antonio Ferreira Rodrigues, ambos da UNESP e Dr. Antonio Heriberto de Castro Teixeira, Pesquisador Embrapa Monitoramento por Satélites e autor do modelo SAFER (Simple Algorithm For Evapotranspiration Retrieving), utilizado na pesquisa para estimar a transferência de água para a atmosfera das culturas de cana e pastagem, principalmente, além da obtenção dos componentes do balanço de energia. Para nós trata-se de um privilégio contar com a presença do autor do modelo utilizado no trabalho,  aqui na UNESP.
O tema é atual, face a grande mudança na ocupação das terras do noroeste paulista pela expansão da cana de açúcar, com um componente perceptivo muito forte da população. Na área de estudada, de apenas uma usina, em pouco tempo já são 4 unidades industriais, passando de 17.542 hectares em 2006 para 58.541 hectares em 2008, o que representou um aumento de 333,7%, chegando a 2011 com 72.269 hectares .
As análises indicaram uma diminuição da cobertura verde do solo, seja pela característica de colheita da cana-de-açúcar, onde a palhada permanece cobrindo o solo, ou pelas características da pastagem que ainda permanece como cultura predominando na região e que se encontra na maioria das vezes cada vez mais degradada, aumentando-se assim o albedo e fazendo com que o solo perca mais rapidamente a sua umidade pela evaporação. Nesta condição, o saldo de radiação esta sendo cada vez menos utilizado na transferência de água para a atmosfera, tendo como consequência direta o aumento da temperatura do ambiente. Os estudos mostraram também que a pastagem degradada, que ainda predomina na região, tem maior interferência no microclima regional do que a expansão da área ocupada pela cana.
Por fim, quantificando o consumo de água na região e a sua transferência para atmosfera, considerando a área total de estudo de 280.591 hectares e utilizando o valor médio da evapotranspiração atual de 1,73 mm/dia referente a média de todo o período avaliado para toda a área de estudo, é da ordem de 4.854.224,3 m3/dia. Esse foi o tema que desenvolvemos esta semana no Pod Irrigar - o Pod Cast da Agricultura Irrigada. Ouça também as dicas anteriores.

Banca Examinadora e o agora Mestre em Agronomia!

Agricultura irrigada
Esta semana demos um giro no campo. Apesar de curtir muito estar no campo e me atualizar no dia a dia da produção, várias outras atividades me prendem ao ar condicionado, e dia a dia temos que decidir qual atividade terá prioridade.
Mas neste giro pudemos observar como está baixo o nível do rio Tietê, como prudência é importante e assim ao fazer uma instalação de captação de água mais distante da margem, portanto, mais demorada e com custos maiores, i irrigante "se deu bem", pois com 10-15 metros acima, teria tido problemas este ano. Acertada a decisão da empresa projetista e do irrigante.
A boa notícia é que mais um pecuarista adotará a irrigação como opção de segurança da produção e investirá em um pivô central, trocando a pastagem pela produção de grãos e pudemos contribuir com informações técnicas que ajudaram na decisão.

Rio Tietê em Sud Mennucci. Esta área é o que chamamos de "calcinha" do pivô central e terá um sistema de irrigação em faixa para o total aproveitamento da área.

Apesar da falta da chuva, este produtor colherá uma elevada produtividade de milho. O sistema de irrigação do tipo pivô central garantirá o suprimento de água.



As fotos acima ilustram a situação do nível da água do rio Tietê nesta semana. As chuvas elevaram pouco o nível dos reservatórios da região.

Apesar da seca, perímetro irrigado no Sertão produz 400 mil cocos por mês e emprega 11 mil pessoas. Mesmo sem chuvas, a produção de coco em Várzea de Sousa ocorre normalmente em virtude do uso do sistema de irrigação localizada, que diminui o consumo de água.

Financiamentos de sistemas de irrigação crescem 362%. Desde que o Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (MAPA), por meio das secretarias de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) e Política Agrícola (SPA), deu início ao atual Plano Agrícola e Pecuário, em julho de 2013, a procura por crédito para a aquisição de sistemas de irrigação aumentou em 362% em relação ao ano de 2012. As medidas adotadas foram para incentivar a adesão dos produtores agrícolas à prática da agricultura irrigada, entre elas, a redução da taxa de juros para financiamentos de sistemas de irrigação para 3,5 % ao ano, o que gerou uma elevação considerável no número de projetos apresentados aos agentes de crédito. As demandas do setor alcançaram o montante de R$ 946,3 milhões, superando em 43,8% a meta que estava inicialmente prevista para o ano de 2013. Para o secretário da SDC, Caio Rocha, os resultados positivos comprovam que o crédito agrícola e o custo dos recursos são, dentre os instrumentos de política agrícola e da política de irrigação, duas ferramentas que apresentam grande efetividade na indução da tomada de decisão do agricultor e do pecuarista, no sentido de adotar a prática da agricultura irrigada. “O instrumento de crédito, quando adequadamente concebido, atua positivamente, também, na indução às práticas ambientalmente sustentáveis, repercutindo na otimização do uso dos recursos hídricos e dos demais insumos da agricultura irrigada”, afirmou.

Com estiagem, produtores usam "filtro solar" nos pés de café em MG. Falta de chuvas e calor afetaram a produção e desenvolvimento dos grãos e novas técnicas para irrigação durante a noite também foram desenvolvidas.

Em Mostardas, no litoral sul do RS, 1,25 mil hectares cultivados com arroz deverão resultar em 225 mil sacas. Irrigação, e armazenamento é a chave do sucesso!

RBAI tem nova edição
Revista Brasileira de Agricultura Irrigada - RBAI acaba de publicar a sua primeira edição de 2014, com o Volume 8 com os pesquisa com cana irrigada por gotejamento subsuperficial, avaliação de emissores, lâminas de irrigação em cana, coeficientes de sensibilidade ao déficit hídrico em girassol, manejo da irrigação no feijoeiro e índice de maturação da cana-de-açúcar em função das diferentes lâminas de irrigação. 

Recursos hídricos 

Governo Federal

Governo estuda reduzir meta de programa de bolsa. Vagas destinadas a atrair cientistas do exterior para o Brasil podem ser cortadas devido à baixa procura. Lançado em 2011, Ciência sem Fronteiras acumula falhas como atrasos no pagamento a estudantes fora do país. Para especialistas, os problemas têm origem no gigantismo da proposta e no curto prazo para a implementação. "De onde saiu esse número de mais de 100 mil bolsas? O grande nó é a quantidade de bolsas. Era melhor ter feito um programa menor, com um processo seletivo mais rigoroso", diz Marcelo Knobel, professor e ex-pró-reitor de graduação da Unicamp. Segundo ele, um entrave é o foco excessivo nos estudantes de graduação, que "ainda estão em um estágio muito inicial de formação, muitas vezes sem maturidade no projeto de pesquisa". Leandro Tessler, físico da Unicamp, descreve o caos na na implementação do programa. "Anunciaram uma lista de 200 universidades, depois essa lista mudou e foi expandida, depois aceitaram mandar estudantes para Portugal, depois se deram conta de que havia uma demanda irreal por esse país por falta de conhecimento mínimo de inglês dos candidatos, depois suspenderam o programa para Portugal, e assim vai", diz. Veja o Infográfico do Programa!

Eventos importantes
XXIV Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (CONIRD) será realizado em Brasília, no período de 7 a 12 setembro de 2014. Até 30/04/2014 - Inscrição de trabalhos conforme normas apresentadas. Todos os trabalhos científicos devem ser enviados através do trabalhos.conird2014@gmail.com

II INOVAGRI International Meeting será realizado em Fortaleza.de 13 a 16 de abril de 2014, além da programação já fechada, trabalhos científicos recebidos e confirmados, terá também dois workshops que trarão o estado da arte atual em: (A) 13 de abril de 2014 - Técnicas Avançadas para Dimensionamento de Sistemas de Irrigação Pressurizada em Larga Escala, tendo como Instrutor Nicola Lamaddalena (Diretor do IAMB, Bari, Itália); (B) 15 de abril de 2014 - o Workshop sobre Lisimetria: Instalação, Manejo e Análise dos Dados, tendo como Instrutor Richard Allen (Universidade de Idaho, Estados Unidos). A Casablanca Turismo é a agência oficial do evento e responsável por passagens, hospedagens e traslados de palestrantes, convidados e pessoas interessadas em participar do evento. Para mais informações sobre a emissão de passagens e hospedagem, basta enviar e-mail para eventos.for@casablancaturismo.com.br.

9th International Symposium AgroEnviron - Impacts of Agrosystems on the Environment: challenges and opportunities acontecerá de 3 a 7 de agosto de 2014 em Goiânia - GO.

Economia - Negócios

5 conselhos de Warren Buffett para os investidores em 2014. O megainvestidor está prestes a publicar sua carta anual aos investidores. Leia um trecho com alguns conselhos do bilionário antecipados pela revista Fortune que publicou com exclusividade um trecho da carta anual do megainvestidor Warren Buffett aos acionistas da sua holding, a Berkshire Hathaway. O texto vem repleto de bons conselhos para investidores de todos os portes. Na carta, Buffett embasa seus conselhos em dois investimentos imobiliários que lhe renderam bons frutos: a compra de uma fazenda no estado norte-americano de Nebraska em 1986, e a compra de um edifício comercial adjacente à Universidade de Nova York (NYU) em 1993 - ambas as compras ocorreram após o estouro de uma bolha imobiliária. A partir desses dois bem-sucedidos exemplos, Buffett elencou, em tópicos, algumas boas dicas para os investidores.


Entretenimento
Para quem gosta de Internet e de propaganda ou marketing, uma dica é visitar o Brainstorm9.

10 discos para quem vai passar o Carnaval em casa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características