Chuva de março/2014 supera o mesmo período de 2013

Nesta terça-feira de temperaturas relativamente amenas em Ilha Solteira vamos destacar o volume de chuva de março e o acumulado em 2014, tema que ultimamente é constante nas principais mídias do país, especialmente em São Paulo, com Sistema Cantareira baixando cada dia mais o nível de seu reservatório e trazendo apreensão à toda população. Mirassol, em nossa região também sofre com a falta de água de seus mananciais.
A chuva parece finalmente ter chego ao noroeste paulista neste fim de verão e início de outono, depois do verão "mais seco" e com médias de temperaturas recordes, em março a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista registrou uma chuva acumulada média mensal de 229 mm e evapotranspiração acumulada média de 124 mm (4 mm/dia), com grande variação na quantidade de chuva que caiu sobre a região. Itapura recebeu 360 mm de chuva e teve evapotranspirados 130 mm, Marinópolis registrou 308,1 mm de chuva e evapotranspiração de 129 mm, enquanto que as estações Santa Adélia-Pioneiros teve chuvas e evapotranspiração de 120 mm e 115 e Populina 160 mm e 123 mm, com os menores índices do período.
No mesmo período em 2013 destacaram-se Marinópolis (236 mm) e Populina (226 mm) com as maiores precipitações, enquanto que Santa Adélia-Pioneiros (126 mm) e Bonança (141 mm) registraram as menores precipitações do noroeste paulista. De fato, se janeiro e fevereiro registramos menos chuva, em março, no noroeste paulista, foi registrado 22% a mais de chuva do que no mesmo período de 2013.
Quando a análise é feita para o acumulado desde o início do ano, observa-se que no ano de 2013 (quadro da esquerda) a precipitação média registrada pela Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista foi de 540 mm, enquanto no ano de 2014 (quadro da direita) a média regional foi de 501 mm no período mencionado. Destaca-se Populina, que em 2013 neste período acumulava 530 mm e em 2014 apenas 330 mm registrados. Ilha Solteira que em 2013 apresentava o maior índice da região e até o 31 de março de 2014 registrou 525 mm e Itapura que em 2014 registrou o maior acumulado da região (656 mm), teve no ano passado 542 milímetros.


Para o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, Coordenador da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira é equivocado pensar apenas nos investimentos necessários para se adquirir um sistema de irrigação mais adequado uma propriedade agrícola e "seria mais coerente pensar e calcular qual o custo de não irrigar, ou seja, quando representa a dependência de uma atividade agrícola da distribuição das chuvas ao longo de um ciclo de cultivo, ou seja, deve-se calcular não o prejuízo que um produtor tem se a chuva não vier na quantidade e no momento adequado e ainda, quanto se perdeu de receita por não atingir a produtividade esperada". E lembra que "somente em  um ano atípico, com baixa oferta de água de chuva, nos damos conta do quão importante é investir em sistemas de irrigação para a garantia econômica do nosso negócio e de toda a cadeia produtiva, que se beneficia de irrigantes que mantem suas produtividades em patamares elevados".

Mais informações sobre o clima e agricultura irrigada acesse nossos canais ou entre em contato conosco: Canal clima: http://clima.feis.unesp.br 
e-mail: irriga@agr.feis.unesp.br
Portal:  www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
FACEBOOK: https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características