Comparação de Variáveis Climáticas de 2014

Passado pouco mais de um mês do início do outono, verificamos as alterações climáticas no tempo na região. Como a redução das temperaturas máximas em comparação com os meses anteriores de 2014, em 3 das 8 estações (Bonança TM=32,2°C, Itapura TM=31,2°C e Santa Adélia Pioneiros TM=32,5°C), que com exceção de Populina que atingiu 33,9°C, não chegaram a 33°C na média de temperatura máxima no mês de abril.

Nas temperaturas mínimas, em abril os valores não ultrapassaram 22°C, sendo em Itapura a miníma mais baixa (20,9°C) e Ilha Solteira com a maior miníma (21,8°C).

A temperatura média da região no mês ficou em 25,9°C, com Ilha Solteira alcançando a maior média com 26,4°C e Itapura com 25,1°C a menor média.

No quesito chuvas, 5 das estações superaram as quantidades de chuvas dos meses anteriores no mês de março e a estação Santa Adélia, localizada em Pereira Barreto, atingiu em abril volume de chuva superior aos dos meses de janeiro e fevereiro:



Observa-se ainda que 3 estações (Itapura, Marinópolis e Santa Adélia) já ultrapassaram a quantidade total de chuvas em relação ao mesmo período de 2013, um ponto positivo depois da seca ocorrida no verão de 2014:



A evapotranspiração de referência (ETo) média em 2014 obteve maiores valores comparados ao ano de 2013:


O que representa uma maior exigência de água pela cultura no ano atual, novamente evidenciando a importância do monitoramento da ET e das chuvas, assim como um bom manejo da irrigação com o melhor uso da água evitando desperdícios.

O POD IRRIGAR  - o Pod Cast da Agricultura Irrigada - desta semana, o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez enfatiza a importância da estimativa da evapotranspiração para uma irrigação adequada. A relevância da chuva e da irrigação na reposição da água do solo perdida na forma de evaporação do solo e transpiração da cultura, com elucidação dos diferentes tipos de evapotranspiração e maneiras e obtê-las, adequando assim o manejo da irrigação. São somente três minutos, mas com dicas importantes! A partir de http://podcast.unesp.br/podirrigar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características