Aula DEZ: historicamente a agricultura sempre financiou a economia brasileira

Como seria o Brasil se os outros setores fossem como o agronegócio?”, perguntou Maurílio Biagi Filho, presidente da Agrishow, durante a abertura oficial da feira.

Semana passada foi de intensas atividades. Começando pela aulas, agora mais pesadas, pois incorporam cálculos mais complexos e que dependem de uma série de outros fatores. Na terça-feira na reunião com o Promotor Público de Votuporanga uma decisão que nos deixou muito contente, pois acreditamos ter uma solução mais sustentável e harmoniosa para uma grande voçoroca no município. O Promotor deu mais um tempo para apresentarmos uma proposta alternativa à vigente que seria a canalização do córrego utilizando concreto e a linearização do leito. Junto com o Professor Dr. Milton Dall´Agrio da Engenharia Civil apresentamos a concepção (pré-projeto) de manutenção das curvas do leito do córrego, defenderemos-o das águas com canal adotando o conceito de regimes críticos de trabalho em função do tempo de recorrência, margens com gaviões (1, 2, 3) (video) e grama, fundo do vale com colchão reno (1, 2), manteremos e ampliaremos a vegetação ciliar e ainda proporemos dispositivos de lazer junto à área com a intervenção. Como vantagens a questão da sustentabilidade e o investimento necessário, que será menor que o concreto e a retificação linear do córrego, que exigiria aterros de grande magnitude. Por outro lado, é um projeto mais difícil (fizemos 12 pré-estudos até chegar na proposta atual), a execução exige ais cautela e cuidados e a manutenção da grama é necessária com o seu corte periódico. Na quarta-feira seguimos para Mogi-Mirim onde conhecemos as inovações tecnológicas e propostas de ação da Lindsay - fabricante de pivô central - para os próximos anos, com a presença do CEO da Lindsay Corporation Richard Parot. O mercado de irrigação em 2013 bateu recorde de crescimento incorporando novos 283.176 hectares irrigados, o que representou um crescimento de 34% em relação ao ano de 2012, tendo o sistema de pivô central representado 44% desta expansão, fortemente influenciado pelos bons preços pagos pelos grãos. Os 126.000 novos hectares irrigados por pivô central são representados por 2.100 novas máquinas e ficamos impressionados com a forma com que a Lindsay soube lidar com os investimentos em equipamentos, gestão administrativa e de pessoas para aumentar o seu market share de forma considerável.

Nas nossas últimas aulas da disciplina de Irrigação e Drenagem estamos tratando dos métodos e sistemas de irrigação, ainda que já passamos por todos os métodos, o destaque até o momento está para a aspersão com o pivô central, carretel enrolador e aspersão convencional. Os sistemas de irrigação por aspersão foram visualizados e explicados, com ênfase no pivô central, com a possibilidade de aprender mais, através da visualização em campo. Dimensionamos uma adutora e assim pudemos relembrar os cálculos de perda de carga por Hazen-Williams e pela Equação Universal e ainda as limitações de cada equação. Vimos também os critérios de dimensionamento de adutoras e da tubulação de sucção que devem ficar em torno de 2,0 e 1,0 m/s a velocidade do fluido, respectivamente, por razões econômicas (vimos os imapctos do diâmetro da tubulação sobre os custos e investimentos anuais) e também por não proporcionar condições favoráveis ao impacto do Golpe de Ariete. Relembramos também perda de carga localizada e as questões ligadas à cavitação, onde o NPSHd deve ser sempre maior que o NPSHe, o primeiro uma característica do local e o outro uma característica do equipamento. Para casa, ficou relembrar a escolha do conjunto moto-bomba a partir de catálogos dos diferentes fabricantes. 


diferentes emissores no mercado e alguns deles podem ser melhor conferidos através dos seus catálogos, que inclui os emissores para irrigação localizada (as principais empresas, os conceitos hidráulicos de cada tipo de emissor), conheceram os conceitos do sistema, alta frequência, baixa vazão e pressão, além de como as propriedades físico-hídricas do solo interferem na escolha ou manejo de cada sistema de irrigação.
O pivô central foi construído primeiramente em 1948. Seu inventor, Frank L. Zybach, submeteu o invento para ser analisado e finalmente foi patenteado em 1952, no Colorado - Estados Unidos. O pivô girava acionado por mecanismos de pistões movidos hidraulicamente pela água. O inventor produziu unidades até 1954, quando vendeu os direitos de fabricação para empresa americana Valley. O sucesso da agricultura irrigada começa com um bom e adequado projeto de irrigação, mas é necessário efetuar manutenção em um equipamento tipo pivô central, composto de inúmeros mecanismos mecânicos e elétricos, seja preventiva ou corretiva. Atualmente no Brasil os principais fabricantes são: Asperbrás, BauerFockink, Irrigabrás, KrebsLindsay - Zimmatic, Romeira, Valmont - Valley. Para evitar problemas futuros e percalços que podem comprometer a esperada produtividade da safra recomenda-se a cada 2 anos verificar a vazão do conjunto moto-bomba, dos aspersores, pressão dos aspersores e a uniformidade de distribuição de água no sistema. Muitas fazendas contam com pivôs centrais, mais ainda é raro no Brasil com o sistema de "corner", ou seja, irrigam toda a área quadrada (12). 


Há uma grande diversidade de emissores no mercado, desde aspersores de impactos até os emissores mais modernos do mercado para a distribuição uniforme da água sobre o solo. Sobre pivô central veja mais no video institucional da Lindsay (12), leia também um pouco de história em "Making Circles into Squares" e "Corner system addition for a center pivot irrigation system". Em 2013 visitamos a região de produção de grãos em Minnesota onde muitas fazendas contam com pivôs centrais, a maior parte deles com o sistema de "corner", ou seja, irrigam toda a área quadrada (1, 2) . Este sistema ainda é raro no Brasil, o investimento é muito alto ainda se comparado ao preço da terra. Lá em Minnesota muitos dos equipamentos são bastante antigos, mas ainda funcionam bem, pois há uma boa manutenção e a mecanização é total, é raro ver pessoas no campo. Há uma grande diversidade de emissores, desde aspersores de impactos até os emissores mais modernos do mercado para a distribuição uniforme da água sobre o solo.

Pivô central equipado com sistema "corner" e aproveitamento de toda área até a estrada. A grama tem a função de proteger a área de drenagem. 

Com a neve nos Estados Unidos, é possível apenas um plantio de grãos por ano e assim mesmo, os equipamentos de irrigação são utilizados em parte do ciclo, como logo após o plantio, o solo tem alta umidade e assim, os pivôs não são ligados, mas são essenciais para garantir altas produtividades e os fazendeiros investem em irrigação. Em várias regiões brasileiras, o déficit hídrico é maior que seis meses e ainda assim, a maioria dos produtores preferem arriscar com a sorte e esperar a chuva, ao invés de investir em sistemas de irrigação e trabalhar com segurança em 2,5 safras por ano.

Esta é a "esquina dos pivôs", com vários equipamentos.


Pivôs muito antigos usados em Minnesota, ainda usando aspersores de impacto. A manutenção frequente garante vida longa ao equipamento.

Mas com um déficit hídrico crescente, seja sazonal, ou por veranicos, há um aumento do interesse pelos sistemas de irrigação, como pode ser verificado a cada semana, com exemplos do bom uso em todos os Estados brasileiros e assim, é muito comum a dúvida sobre qual seria o melhor sistema de irrigação. A resposta não é tão simples, pois não existe um melhor sistema de irrigação e sim aquele que melhor se adapta às condições de solo, topografia, clima, cultura a ser irrigada e ainda disponibilidade financeira e para avaliar e escolher o melhor sistema de irrigação o interessado deve procurar um Engenheiro Agrônomo ou Agrícola que saberá reunir as informações técnicas necessárias para a melhor decisão. A UNESP Ilha Solteira em seus canais de comunicação oferece informações que pode ajudar na tomada de decisão sobre agricultura irrigada oferecendo conteúdo sobre como produzir alimentos com o uso da irrigação. Também no Pod Irrigar, que é o Pod Cast da agricultura irrigada, semanalmente damos dicas de como melhor entender os processos envolvidos em agricultura irrigada.

Área de drenagem totalmente protegida, produção com pivô central com sistema "corner" para aproveitamento total da área e ainda o escoamento da produção direto na estrada asfaltada.

Pod Irrigar - Diminuição do ritmo de liberação de financiamentos de sistemas de irrigação preocupa
O último Censo Agropecuário do Brasil realizado em 2006 apontou um crescimento médio anual da área irrigada da ordem de 120 mil hectares tendo como base os 10 anos anteriores. Já no período de 2007 a 2013 a área irrigada brasileira cresceu em média 173.272 hectares, o que representou uma taxa média crescimento de 18%.
Em 2013 foram incorporados novos 283.176 hectares irrigados, o que representou um crescimento de 34% em relação ao ano de 2012, tendo o sistema de pivô central representado 44% desta expansão, fortemente influenciado pelos bons preços pagos pelos grãos. Trata-se de uma mostra inequívoca de que os agropecuaristas brasileiros acreditam no seu potencial e se considerarmos os efeitos multiplicadores da agricultura irrigada, investimentos em máquinas agrícolas e aquisição de insumos foram necessários e realizados em magnitude ainda superior aos investimentos feitos nos sistemas de irrigação, o que na prática representa uma grande movimentação de recursos em uma região e a geração de oportunidades que ultrapassam os limites dos municípios que receberam os investimentos.
Porém, desde outubro do ano passado, o ritmo das liberações dos financiamentos por parte do BNDES caiu, ou seja, o tempo entre a entrada do pedido no banco e a liberação pelo BNDES do recursos aumentou e esta situação preocupa toda a cadeia de produção, pois compromete todo o esforço feito pela a indústria para se adaptar a demanda crescente (o que inclui investimentos em máquinas e recursos humanos) que começa a questionar se ao final de 2014 daremos continuidade na taxa crescente da área irrigada.
O atraso na liberação dos financiamentos compromete também a expectativa da geração de receitas livre da vulnerabilidade das chuvas e também a expectativa de recordes crescentes na produção de grão que tem a perspectiva deste de ano de colhermos perto de 190 milhões de toneladas de grãos, auferindo um Valor Bruto da Produção (VPB) de R$ 445,75 bilhões de reais. É o campo novamente provando que é capaz de distribuir oportunidades e riqueza, parte delas possibilitado pelo investimento crescente em sistemas de irrigação. Parabéns agropecuaristas que investem na modernização dos seus sistemas de produção. Afinal, estamos convictos de quem planta tecnologia, colhe produtividade! Esse foi o tema que desenvolvemos esta semana no Pod Irrigar - o Pod Cast da Agricultura Irrigada desta semana. Ouça também os anteriores

Profissionais da água - Capacitação - Recursos hídricos
Richard Allen durante o II Inovagri Internation Meeting faz um alerta aos estudantes. Disse - "To the Students attending: Thank you for attending this conference, Thank you for entering the field of irrigation engineering and technology, This is a very important field for feeding the world, This is a very enjoyable area of work: play in water, watch plants grow, be outside but also play with computers, You students are the future of water management and resources use: Do not be afraid to work in any area of irrigation, gronomy or engineering; Nothing is perfectly known (yet); Nothing is perfectly developed; Please, exercise integrity and good judgement with data and modeling and reporting". Concordo com tudo o que ele disse! E ele deve saber o que fala, é o profissional atualmente mais citado pelo Google Academic quando tema é evapotranspiração. Só o seu Boletim 56 (Allen et al, 1998) tem 10.997 citações no momento em que eu faço a consulta. Allen já esteve em Ilha Solteira, tivemos o privilégio de hospedá-lo em nossa residência e  participou do projeto que resultou na instalação da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, que tem a sua parte visível o Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira.




A preocupação com a captação e conservação da água deve ser uma constante, como vemos na situação atual, onde o nível do reservatório de Ilha Solteira volta a cair e fica abaixo de limite considerado seguro e ainda na outra ponta do Estado de São Paulo, O Sistema Cantareira atinge 10% da sua capacidade e estamos perto de finalizar as obras para utilizar o chamado "volume morto" dos reservatórios, à um custo muito alto para a sociedade.

Agricultura irrigada - Oportunidades

SE: Novas ações de reabilitação dos canais de irrigação dos perímetros Propriá e Cotinguiba/Pindoba, no Baixo São Francisco sergipano, estão prestes a serem iniciadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Nos próximos três anos, serão reabilitados 33.460 metros de canais nos dois perímetros, resultado de um investimento de R$ 19,5 milhões com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ao todo, serão reabilitados 9.460 metros de canais de irrigação e construídos 8.000 metros de canais no perímetro Propriá, além de reabilitados 16 mil metros no perímetro Cotinguiba/Pindoba. Também estão previstas a implantação de adutoras, pontilhões, bueiros e construção de um total de 3.700 metros de calhas de drenagem. Entre as obras, está incluída ainda uma estrutura de travessia de canal sobre o riacho Pilões, no perímetro irrigado Cotinguiba/Pindoba.

BA: Investimentos no semiárido são destaque no Água para Todos. As obras estruturantes são as que levam mais tempo para serem implantadas, mas têm efeito a longo prazo. E o perímetro de irrigação Baixio de Irecê, entre Itaguaçu da Bahia e Xique-Xique, será o tema da 16ª Expoagri, tradicional exposição agropecuária local que vai acontecer de 1º a 4 de maio no Parque de Exposições de Irecê. A escolha do tema se deu em razão da grande expectativa relacionada ao projeto, que contribuirá para o desenvolvimento da região por meio da agricultura irrigada. Durante o evento, será inaugurado o Centro de Eventos que está sendo construído pela Codevasf dentro do Parque de Exposições. “Escolhemos o tema do Baixio de Irecê para a Expoagri deste ano porque é o nosso sonho aqui na região ter uma área irrigada significativa. E esse sonho está se concretizando, vai gerar muito emprego, movimentar o agronegócio, gerar muitos produtos agrícolas. A Codevasf está fazendo esse projeto deslanchar na região, e vamos debater o tema nesta edição do evento”, diz José Renato Santos, presidente da Aprir (Associação dos Pecuaristas da Região de Irecê).


II Inovagri International Meeting
A Comissão Organizadora disponibilizou as imagens do II INOVAGRI International Meeting. Acesse http://www.inovagri.org.br/meeting e confira. Parabéns à Comissão Organizadora: (A) Pelo evento de tão elevado nível. Reunir os mais prestigiados e importantes pesquisadores do mundo no Brasil é possível somente com muita competência e carisma; (B) Por disponibilizar todas as palestras e material didático; (C) Por disponibilizar as fotos! Que venha o III Inovagri Meeting...

Carreira

Silvio Santos tem uma trajetória de sucesso que é uma escola. Confira uma amostra de sua atuação como empresário no depoimento de Carlos Nascimento. Tratar bem todos os seus Colaboradores! Eis mais uma lição, sempre ecoada, mas muitas vezes esquecida!

Entretenimento
O músico cearense Ednardofoi retratado neste blog, mas em uma oportunidade única, ele estará com a sua banda tocando na Virada Cultura de São Paulo em frente ao Teatro Municipal bem na virada de 17 para 18 de maio de 2014, portanto, à meia noite. O cearense Ednardo tocará com uma banda formada por cariocas, mas chamou o também cearense Mimi Rocha para cuidar das guitarras na apresentação do seu seu "Romance do Pavão Mysteriozo" - de 1974 - aos paulistanos e visitantes. Mimi Rocha acaba de lançar o seu CD solo "Bom de ouvir", disponível também na iTunes Store (gosto muito de Lambada complicada/Purple haze). Ednardo participou do Programa Panorama Especial na TV Cultura Canal 2 São Paulo em entrevista ao Jornalista Julio Lerner em 1977, onde conta parte da sua trajetória musical, do Programa Nomes do Nordeste (2007) - Parte I, Parte II, Parte III, Parte IV, Parte V e Parte VI. Também foi o Destaque VM n.16 com o "Encanta Ceará com Ednardo". Com Amelinha e Belchior formou o que ficou conhecido como o "Pessoal do Ceará". Ouça o LP Berro (1976) e Enquanto Engoma a Calça, e conheça a programação completa da Virada Cultural de São Paulo! Apreciem sem moderação!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características