Declínio de Umidade e Temperatura no fim de semana

Segundo dados da Área de Hidráulica e Irrigação de Ilha Solteira, nesse final de semana a temperatura registrada foi a menor desde o começo do ano, tendo a estação presente em Marinópolis registrado 6,2°C (06:24) deste domingo, Ilha Solteira chegou a 10,5°C às 3:45 da madrugada no domingo também.


Nessa época uma das preocupações é com a Umidade Relativa do ar, e as estações agrometeorológica do noroeste paulista registraram valores muito inferior ao recomendado para a saúde, chegando próximo à valores encontrados em deserto. As altas temperaturas e a estiagem de cerca de 60 dias favorecem a queda da umidade a 13,8%, registrada nesse fim de semana na estação presente na Fazenda Bonança.


A Evapotranspiração de Referência variou nesse fim de semana de 2,3 a 2,7 mm/dia nas oito estações agrometeorológicas do noroeste paulista. Não podendo deixar de destacar também, os 58 dias sem chuvas praticamente em todo o noroeste paulista, diminuindo o volume dos reservatórios e secando rios, lagoas e córregos.Em 2013 tivemos uma seca variando de 66 a 94 dias no noroeste paulista.

O Fantástico deste domingo  trouxe uma reportagem sobre o nível baixo dos reservatórios e a seca nos rios com aparência de desertos. A AHI já vêm destacando essa situação e o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino também deu detalhes desse problema no programa TERRAVIVA do Grupo Bandeirantes de Comunicação e também para o Globo Rural.


Para acompanhar o tempo na região e obter mais informações sobre o clima acesse o Canal CLIMA da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP em: http://clima.feis.unesp.br/



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características