Vertedor triangular para aferir vazão

O sábado começou cedo e com muito trabalho para a Área de Hidráulica e Irrigação. Logo pela manhã nossa equipe se deslocou até a fazenda Bonança, no município de Pereira Barreto - SP, para a instalação de um vertedor, que é uma simples abertura em uma parede delgada, por onde a água passa. Existem 3 tipos de vertedores para medir a vazão: retangular, triangular e trapezoidal. Nós utilizamos o de formato triangular, que tem sua mensuração através de alturas aferidas e inseridas na fórmula de Thompson, porque segundo a literatura, são mais precisos quando utilizados em pequenas vazões.
O critério estabelecido para a escolha do local foi um manancial degradado, tomado por tabôa (Typha sp) e sem nenhuma proteção ciliar e que corta áreas irrigadas e que seja uma afluente do rio Tietê, Neste caso escolhamos uma fazenda com o sistema de irrigação por pivô central.
Inicialmente o vertedor foi posicionado em local representativo, sem obstruções ou acidentes geográficos no leito do córrego, tomando o cuidado de preencher todo o curso do rio extinguindo vazamentos.


 É importante que não se obstrua a passagem da água durante e após a instalação do vertedor, para que o curso da água não seja alterado e assim ocasionar possíveis infiltrações ou vazamentos.


Com o vertedor instalado, é importante posicionar a régua que fará a leitura do nível da água á uma distância equivalente a 5 vezes a carga hidráulica, ou seja, 5 vezes a distância do vértice inferior da abertura até o nível da água no vertedor, também é importante que a régua seja posicionada perfeitamente vertical ao solo.


Confira abaixo algumas fotos do vertedor triangular instalado em fazenda irrigada com a produção de grãos em Pereira Barreto - SP.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características