Agricultura irrigada e alguns conceitos importantes

Boa tarde!

A Área de Hidráulica e Irrigação da Unesp de Ilha Solteira selecionou algumas perguntas da coleção 500 perguntas, 500 respostas* elaborada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). O livro com título "Fruticultura Irrigada" trás 500 perguntas de diversos produtores, cooperativas que muitas vezes buscam informações práticas e objetivas sobre agricultura irrigada.

Determinados conceitos básicos são essenciais para um bom manejo da irrigação, não basta apenas irrigar, sem o conhecimento prévio do tipo da cultura implantada, clima da região e características físicas e biológicas do solo, dificilmente seu sistema de irrigação será tão eficaz e rentável quanto ele poderia ser se houver planejamento prévio.

Quando falamos de irrigação precisamos ter em mente duas palavras: Sustentabilidade e rentabilidade agrícola. Irrigar de maneira sustentável requer conhecimento prévio da disponibilidade de água, da maneira como essa água será captada, a forma que ela vai ser aplicada e sua qualidade. Evitar desperdício em um sistema de irrigação gera um retorno positivo para o produtor, pois além de economizar água, ele também estará economizando energia e mão de obra.

A automatização da agricultura irrigada vem beneficiando muitos produtores e fortalecendo diversos setores envolvidos no planejamento agrícola, como é o caso da fertirrigação, que combina irrigação com aplicação de fertilizantes.

Confira algumas perguntas abaixo:






A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira é responsável pela Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista que conta com 8 estações automáticas que auxilia profissionais liberais, empresas e produtores em seus trabalhos de manejo da irrigação e ambientais.

*Todas as imagens foram retiradas de um exemplar da coleção de uma das estagiárias da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.

Além do Canal da Irrigação, estamos também no YouTube e no Facebook. Visitem-nos!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características