XXIV CONIRD está chegando: vamos discutir melhor a agricultura irrigada?


Temperatura recorde hoje
Ilha Solteira tece a temperatura mais alta do ano registrando 38,3ºC, mas em Itapura chegou em 38,7ºC com ventos de até 46,6 km/hora, vindos de Norte com pico às 19:34 horas. A Estação Santa Adélia em Pereira Barreto teve ventos de 46,3 km/hora vindos de Oeste às 19:52 horas com alguns pingos que totalizaram 1,3 mm. Já a umidade relativa do ar chegou a 17,5% em Itapura, em estado de alerta! E o Internauta pode acompanhar as variações do tempo no Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira. as atualizações são a cada cinco minutos.

Pod Irrigar - Fertirrigação de fruteiras foi tema de curso e deve ser incentivada
Estivemos esta semana em Cuiabá-MT onde aconteceu o XXIII Congresso Brasileiro de Fruticultura e ministramos o curso sobre "Fertirrigação de fruteiras" aos participantes. Fertirrigação é a técnica em são aplicados fertilizantes junto com a água de irrigação e assim temos economia de mão-de-obra e energia, diminuição da compactação do solo, o aumento da eficiência do uso e economia de fertilizante com controle da profundidade e flexibilidade de aplicação, além de facilitar a aplicação de micronutrientes e a possibilitar uma melhor utilização dos equipamentos de irrigação, e naturalmente, com mais lucros ao irrigante.


Com tantas vantagens reconhecidas, no entanto, a fertirrigação ainda não é praticada em larga escala pelos irrigantes e talvez, entre as razões esteja o desconhecimento de como praticá-la, assim como, o fato de que, mesmo financeiramente comprovado, há a necessidade de investimentos adicionais na aquisição no sistema de injeção de fertilizantes e da estrutura de diluição da calda.

 Quarenta e três congressistas participaram do curso sobre fertirrigação.

Mas, quando se pensa em praticá-la, é preciso primeiro definir o alvo: se é a planta ou o solo para definir a lâmina que acompanhará a injeção do produto desejado. Depois deve-se contar com um sistema de irrigação com boa uniformidade de aplicação, ou seja, é desejável que o CUC seja superior a 80%, e a avaliação em campo do desempenho do sistema de irrigação é necessária.

A escolha do sistema de injeção, que pode ser desde simples venturis até bombas injetoras deve ser feita considerando se o sistema de irrigação é estacionário ou móvel e o mais comum é aplicarmos via irrigação o nitrogênio, o potássio e micronutrientes, que podem ser na forma de adubos sólidos ou fluidos, mas devem ter preferencialmente alta solubilidade, de forma rápida e completa, ter baixa capacidade corrosiva, ter compatibilidade quando aplicados misturados e ainda o melhor preço por quilo do nutriente. 
A fertirrigação, lembrando, que é a aplicação de fertilizantes junto com a água para a irrigação deveria ser uma prática obrigatória em sistemas de irrigação, especialmente as sistemas localizados e o pivô central, mas uniformidade de aplicação é um item obrigatório e depende de um bom projeto de irrigação, ou seja, tudo começa com o irrigante tendo a cautela de implantar um sistema de irrigação que ofereça uma variação de vazão ou de precipitação menor que 10%, que deve suprir as necessidades da evapotranspiração das plantas, ser composto por bons materiais e ainda ter sido adequadamente montado.
Assim feito, o irrigante está pronto para tirar o máximo proveito do investimento feito no seu sistema de irrigação, representado pelo manejo da irrigação e pela fertirrigação ou ainda, pela quimigação, onde outros produtos podem ser aplicados junto com a irrigação.


 Fomos agraciados com uma réplica de uma "viola de cocho", que é um instrumento musical encontrado nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Recebe este nome por ser confeccionada em tronco de madeira inteiriço, esculpido no formato de uma viola e escavado na parte que corresponde à caixa de ressonância. Esse instrumento é feito da mesma maneira como se faz um cocho, objeto lavrado em um tronco maciço de árvore usado para colocar alimentos para animais na zona rural. Nesse "cocho" é afixado um tampo e as partes que caracterizam o instrumento, como o cavalete, o espelho, o rastilho e as cravelhas. A Viola-de-Cocho foi reconhecida como patrimônio nacional, registrada no livro dos saberes do patrimônio imaterial brasileiro em dezembro de 2004.

Parte dos nossos "alunos" e o apoio logístico do cursos foi feito pela estudante de Agronomia Isabela Ceni, a qual agradecemos.

Sobre o tema fertirrigação, concedemos uma entrevista ao Portal Dia de Campo que está disponível integralmente na página do Portal, baseada no artigo de autoria de KANEKO, F.H.; HERNANDEZ, F.B.T.; SHIMADA, M.M.; FERREIRA, J.P. com o titulo de "Estudo de caso - Análise econômica da fertirrigação e adubação tratorizada em pivôs centrais considerando a cultura do milho". Agrarian, Dourados, v.5, n.161, p.161-165, 2012, disponível a partir de: http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/1528/1034. Trata-se de trabalho simples, mas com ótimo poder de convencimento aos irrigantes que não desejam fazer investimentos no sistema de injeção de fertilizantes e químicos por acreditarem terem de fazer mais um "gasto" e não percebem que trata-se de um investimento com retorno assegurado. Este foi o tema do Pod Irrigar - o Pod Cast da Agricultura Irrigada desta semana. Ouça também os anteriores.

XXIII Congresso Brasileiro de Fruticultura
Ainda sobre  o XXIII Congresso Brasileiro de Fruticultura a TV Centro América fez uma ótima reportagem levada ao ar no Bom Dia MT de 29 de agosto de 2014 com o título "Produtores trocam experiência em congresso sobre fruticultura em Cuiabá", mostrando a importância do desenvolvimento da fruticultura no MT. 

XXIV CONIRD
A programação do XXIV CONIRD que acontecerá em Brasilia a partir de 8 de setembro de 2014 foi atualizada. Participaremos da Oficina 2 - Conservação do solo e da água, barragens para a agricultura irrigada na gestão integrada das bacias hidrográficas, implicações de licenciamentos e outorgas, integrações ibero-americanas e da Conferência III - Canais de comunicação com a sociedade: Um desafio definitivo para a ciência, além de participarmos do importante Dia de campo no dia 11 de setembro de 2014 com visitas programadas para as estações sobre reservação das águas e diversos exemplos em agricultura irrigada na região de Cristalina - GO. Cultivo de grãos e a fruticultura irrigada serão conhecidos. Hoje, o Globo Rural apresentou a reportagem "Agricultores do Cerrado desistem de plantar por causa da seca" realidade aqui também do noroeste paulista. Globo Rural percorreu São Paulo, Minas Gerais, Goiás e o Distrito Federal e mostra também as experiências bem sucedidas na reservação de água com represas e ainda do programa "Produtor de Água". Vale conferir!


Recursos hídricos - Pegada ecológica


Dicas para economizar água
. Tome banhos curtos e feche o registro ao passar sabonete e xampu;
. Antes de lavar a louça, retire e excesso de comida com a esponja, sem usar água, e deixe a torneira fechada ao ensaboar;
. Acumule as roupas para utilizar a máquina de lavar na capacidade máxima. Faça o mesmo com a louça;
. Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;
. Não lave o carro com a mangueira, use um balde;
. Não lave a calçada com mangueira. Use balde ou vassoura para limpar o local;
. Muita atenção com vazamentos dentro do imóvel; corrija-os o mais rápido possível;
. No campo: irrigantes devem implantar técnicas de manejo da aplicação de água, seja monitorando a umidade do solo ou estimando as perdas por evapotranspiração;
. A irrigação deve ser feita preferencialmente a noite.

Produção agrícola - Cana Irrigação
A União da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA), em conjunto com o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), demais sindicatos e associações do setor sucroenergético, revisou a estimativa de moagem de cana-de-açúcar para a safra 2014/2015 na região Centro-Sul do País. A nova projeção indica uma moagem de 545,89 milhões de toneladas, queda de 5,88% em relação à estimativa inicial (580,00 milhões de toneladas) e redução de 8,57% sobre o valor final da safra 2013/2014 (597,06 milhões de toneladas). Em São Paulo, Estado que respondeu por mais de 61% da oferta de cana-de-açúcar na safra passada, este declínio esperado para a moagem é ainda maior, atingindo 11,71%: 367,45 milhões de toneladas processadas na safra 2013/2014, ante 324,43 milhões de toneladas previstas para a atual safra - quantidade que também é inferior àquela registrada na safra 2012/2013 (329,92 milhões de toneladas). O diretor Técnico da UNICA, Antonio de Padua Rodrigues, explica que as condições climáticas observadas desde o início da atual safra foram piores do que aquelas utilizadas na elaboração da primeira estimativa divulgada em 23 de abril. Para Rodrigues, “a quebra agrícola se acentuará nos próximos meses na medida em que as unidades começarem a colher cana com menos de 12 meses”. No Estado de São Paulo, estamos trabalhando com uma retração de produtividade em torno de 20% entre agosto e novembro, com áreas chegando a superar 30% nas últimas semanas de safra, concluiu. A expectativa é de que a produtividade final do Estado para a safra 2014/2015 totalize 71,4 toneladas por hectare, queda próxima de 15% em relação às 83,3 toneladas por hectare registradas na safra 2013/2014.



Negócios - Empreendedorismo

Antonio Ermirio de Moraes foi exemplos e referência para muitos. Foi o Patrono da "melhor Turma de Agronomia de todos os tempos da UNESP Jaboticabal: a TURMA 87". Simples e bilionário! De hábitos espartanos, usou a sua formação de Engenheiro, sua inteligência, para criar oportunidades! Se dedicou com a mesma empolgação ao Grupo Votorantim e voluntariamente por 40 anos ao Hospital Beneficência Portuguesa! Para os mais novos que tem toda uma carreira pela frente, aqui 12 das suas frases marcantes selecionadas pela Exame. Apreciem sem moderação!

Carreira

"Você tem de encontrar o que você ama. A única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que faz. Se você ainda não encontrou, continue procurando, e não se acomode”, disse Steve Jobs numa cerimônia de formatura da Universidade Stanford. A ideia de que é preciso ser apaixonado pelo trabalho para ter sucesso virou um mantra. Mas esse assunto exige mais discussão! Confira!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características