Diego Feitosa ministra mini curso de Manejo da Irrigação

A Área de Hidraulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira esteve ontem (30) na Faculdades Integradas de Três Lagoas (aems), na cidade de Três Lagoas - MS, onde o Engenheiro Agrônomo Diego Feitosa, integrante da equipe, ministrou um mini curso na "1ª Semana Agroambiental: todos pela sustentabilidade de todos." MANEJO DA IRRIGAÇÃO foi o tema do mini curso. 
Diego Feitosa falou da necessidade da irrigação quando se fornece água na hora certa, com a quantidade certa e do jeito certo, para garantir a produtividade desejada de forma adequada e sustentável. Assim foi discutido a necessidade de conhecer a umidade, a reserva de água no solo no qual se deseja trabalhar, apresentando os métodos nos quais podem ser realizados tais analises e mostrando na prática como é o funcionamento de um desses processos através do Tensiômetro. Em seguida foi apresentado os conceitos de evapotranspiração de referencia, evapotranspiração da cultura e coeficiente da cultura. Para maior entendimento e compreensão, Diego mostrou ao vivo uma estação meteorológica, detalhando o funcionamento de cada item constituído por ela .
E para finalizar foi apresentado nosso CANAL CONTEUDO, BLOG, FAN PAGE e o CANAL CLIMA da UNESP Ilha Solteira que além de dados climáticos e a evapotranspiração de referência, é possível fazer download do nosso software SMAI (Sistema para Manejo da Agricultura Irrigada) que tem por finalidade automatizar e simplificar o cálculo da Evapotranspiração de Referência diária pelo método Penman-Monteith FAO de forma a facilitar e padronizar a obtenção direta dos dados para o manejo da irrigação.

















Acompanhe todo o trabalho da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha solteira a partir de:
Skype: equipe-lhi
Email: irriga@agr.feis.unesp.br

Comentários

  1. Muito legal Pessoal, obrigado por todo carinho e apoio, essa é a equipe ao qual devo toda a formação adquirida ao longo desses cinco anos, muito obrigado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características