Escassez de água

Boa Tarde!
Nesses dias de calor você esta pronto para tomar 3 banhos por dia e aumentar seu consumo de água, certo? Mas você sabe o real valor da água?
O consumo de água pode ser usado como indicador social, de modo que quanto maior o consumo de água por habitante por dia indica um padrão de vida mais elevado, e na própria legislação brasileira está escrito que "a água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico". Países bem desenvolvidos socio e economicamente, como os Estados Unidos, tendem a ter um maior consumo de água que países menos desenvolvidos como Angola, Camboja e Etiópia.
Consumo médio de água por habitantes. Fonte: google/imagens

A prioridade para o uso da água para dessedentação humana e animal é garantida por lei no Brasil. A lei n° 9433 de 8 de janeiro de 1997, sancionada pelo então presidente da república Fernando Henrique Cardoso, explicita os fundamentos, objetivos, e instrumentos da politica nacional dos recursos hídricos. No artigo 1° item III diz: "em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais;" mas o nível de água de nossas represas para abastecimento estão baixando rapidamente e continuamos aguardando as esperadas chuvas. Confira no infográfico abaixo como anda o nível dos rios em várias regiões do estado de São Paulo (clique para dar zoom, utilize as setas do teclado).



OBS.: Juquiá fica no Vale do Ribeira.
Chocado com a nossa situação? Veja abaixo formas de evitar o desperdício de água e fazer um uso consciente da mesma, prolongando a duração do pouco que nos restas até a chegada das chuvas.
Dicas para economia de água. Fonte: Goolge/Imagens.
Acompanhe todo o trabalho da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha solteira a partir de:
Skype: equipe-lhi
Email: irriga@agr.feis.unesp.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características