Outubro atinge altas médias de temperaturas e evapotranspiração


O mês de outubro está chegando ao final e os valores médios mensais de evapotranspiração do ano de 2014 no município de Ilha Solteira só não fica acima do mês de janeiro. 
Segundo a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira, que monitora o clima na cidade e de outros municípios do Noroeste Paulista, na semana dos dias 12 a 17 de outubro, a cidade sofreu com as altas temperaturas, chegando registrar a temperatura mais alta do ano, 41,2°C, influenciando para que a evapotranspiração chegasse a marcar uma média 5,2 mm o dia. O acumulado de chuvas já somam 106,9 mm ficando perto do histórico acumulado que é de 110 mm.
A evapotranspiração do mês de setembro registrou 4,7 mm, as temperaturas foram mais baixa que a do mês de outubro, registrando uma média de 26,2°C. A tabela abaixo retirada do banco de dados do CANAL CLIMA apresenta os valores médios mensais das variáveis meteorológicas desde o inicio do ano de 2014:

A evapotranspiração de referência (ETo) média em 2014 obteve maiores valores comparados aos meses de janeiro e outubro: 


O que representa uma maior exigência de água pela cultura no ano atual, novamente evidenciando a importância do monitoramento da ET e das chuvas, assim como um bom manejo da irrigação com o melhor uso da água evitando desperdícios.
Para entender mais sobre evapotranspiração de referência (ETo) confira o vídeo interativo do POD IRRIGAR - o Pod Cast da Agricultura Irrigada - em que o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez explica o que é evapotranspiração e enfatiza a importância da estimativa da evapotranspiração para uma irrigação adequada.





Acompanhe todo o trabalho da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha solteira a partir de:
Skype: equipe-lhi
Email: irriga@agr.feis.unesp.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características