Ano inicia com pouca chuva e altas temperaturas


Já se foram exatamente 15 dias do mês de janeiro e a noticia é ruim para o município de Ilha Solteira e região: pouca chuva e altas temperaturas. A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha Solteira que monitora o clima na cidade e região fez um levantamento dos últimos anos no município de Ilha Solteira entre os dias 01 e 14 de janeiro. Até o ano de 2014, o mínimo de chuva acumulada entre esses 14 dias dos cinco últimos anos analisado foi de no mínimo 78 milímetros no ano de 2012 e o máximo de 263 milímetros em 2013. Este ano bateu o recorde, não chovendo nem ao menos os 10 milímetros esperados pelo agricultor. Conforme mostra o gráfico abaixo, com apenas 3,3 milímetros de chuva acumulada entre os 14 dias de 2015 e elevadas taxas de evapotranspiração, que no dia de ontem (14) atingiu 6,4 mm/dia e fechando com a maior média de todos os anos analisados, 5,4 mm. 


As temperaturas também estão elevadas em Ilha Solteira, na última segunda feira a temperatura chegou a aproximadamente a 39 ºC, ficando com 29,1 ºC de média, a maior também de todos os anos selecionados.

A Temperatura na região é quente, sendo a maior média em Ilha Solteira com 29,1ºC e a menor no município de Populina conforme o gráfico abaixo. 

"E a situação é o seguinte: mesmo em janeiro temos que usar sistemas de irrigação: no sequeiro, temos desde colheitas ótimas de amendoim e áreas que sofrem com a seca, dependendo da data de plantio. O milho a mesma coisa, na margem do Tietê, o irrigado vai ser produzido com um custo maior, o de sequeiro, só por Deus! Já na margem esquerda do Rio Grande, as chuvas foram mais generosas." Analisa Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez.


Acompanhe todo o trabalho da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha solteira a partir de:
Canal de Conteúdo: http://www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
Youtube: https://www.youtube.com/user/fernando092
Canal Clima: http://clima.feis.unesp.br/
Facebook: https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira
Irriga-L: http://www.agr.feis.unesp.br/irriga-l.php
Skype: equipe-lhi
Email: irriga@agr.feis.unesp.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características