ÁGUA: Medidas de racionamento e armazenamento


Um dos temas mais falados na mídia de todo o planeta é: ÁGUA
Como reaproveitar? Quais as medidas para diminuição do desperdício e melhor aproveitamento na agricultura? Como conscientizar a preservação da mata nativa para preservação das nascentes? Essas e outras perguntas vêem sendo feitas e debatidas nos últimos meses desde que a grande crise hídrica afetou o mundo todo e vem afetando cada vez mais, preocupando desde o mais pequeno produtor até os moradores de grandes centros urbanos.
Confira algumas medidas adotadas por diferentes locais para guardar a água da chuva e também diminuição do desperdício.

As cisternas têm sido uma das saídas encontradas pelos paulistas para driblar a crise hídrica que ocorre no estado.
Fonte: Reportagem


E do outro lado do globo algumas medidas também vem sendo tomadas por parte dos governos visto que a falta d'água já é prevista. O Mar Morto, um lago de água salgada no Oriente Médio  é alimentado pelo Rio Jordão, rio este que possui como autoridades  Israel e Jordânia, que utilizam o rio como fonte de captação de água doce. Com aumento da falta d'água Israel e a Jordânia assinaram nesta quinta-feira (26) um acordo para construir um aqueduto que ligue o Mar Vermelho ao Mar Morto para enfrentar a falta d'água na região.
Vista aérea mostra que Mar Morto está secando. (Foto: AFP Photo/Menahem Kahana)

Outro exemplo é a Ilha de Hong Kong, que utiliza água do mar para fins não nobres como a utilização em vasos sanitários e outros tipos de descargas.

Uma medida como esta pode ser tomada no Brasil, visto que possuímos uma vasta extensão litorânea em todo o País, porém projetos como estes devem ser bem desenvolvidos, planejados e executados, contando sempre com o apoio e incentivo do Governo e principalmente da população, que deve estar sempre consciente do uso da água.
Medidas não faltam, são incalculáveis os projetos e medidas que estão sendo tomadas em diversos lugares do mundo e até mesmo dentro de casa (como é o caso de quem capta água da chuva para lavar quintal e outras).

Campanha feita pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira para conscientizar o uso da água


Acompanhe  todo o trabalho da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha solteira a partir de:
Skype: equipe-lhi
Email: irriga@agr.feis.unesp.br



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características