Planejamento ambiental e utilização de dados agrometeorológicos

"Não se consegue um bom planejamento ambiental e/ou o uso inteligente da água sem informações dados agrometeorológicos. Uma demanda  crescente da sociedade face as mudanças climáticas e eventos extremos que se sucedem em número e intensidade." Afirma o Prof. Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez responsável pela Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista em seu Pod Irrigar semanal em parceria com a UNESP.
O tema é Planejamento ambiental e uso inteligente da água depende de dados agrometeorológicos e você pode conferir o áudio completo aqui

A Área de Hidráulica e Irrigação monitora o clima no noroeste paulista através de oito estações espalhadas pela região, as estações estão localizadas em lugares estratégicos próximos a rios e propriedades que utilizam desses dados para o manejo  da irrigação e monitoramento climático atualizado a cada cinco minutos, lembrando sempre que monitoramento climático é diferente de previsão climática. Os dados recebidos através das estações são enviados e disponibilizados ao público para que possam ser utilizado da melhor forma possível, seja no calculo de Evapotranspiração para se chegar ao Kc da cultura ou outros fins, como pesquisa.

Um exemplo de utilização desses dados pode ser visto em uma comparação rápida da chuva acumulada nos primeiros dias de Março de 2015 com o mesmo mês mas no ano anterior. Os dados são preocupantes, apenas uma estação monitorada ultrapassou o acumulo de chuva se comparado ao mês anterior até o momento (lembrando que a chuva acumulada do dia 06/03/2015 ainda não consta nessa imagem).



Essa madrugada foi de muita chuva em duas estações monitoradas pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira. Bonança acumulou 41,9 mm por volta das 5:45 da manhã dessa Sexta Feira, sendo que em 2014 havia chovido apenas 6,4 mm em seis dias. Já Santa Adélia Pioneiros localizada no Município de Sud Menucci/SP acumulou 98 mm em apenas um dia por volta das 5h da manhã, ou seja, ultrapassou quase 90% de chuva acumulada em relação ao ano de 2014 em apenas um dia e em poucas horas, o que preocupa demais, visto que chuvas com muita intensidade não interessa ao produtor devido aos riscos de erosão e baixa infiltração no solo e também o risco dentro das áreas urbanas.


Mapa de chuva acumulada do dia 06/03/2015


Acompanhe  todo o trabalho da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha solteira a partir de:
Skype: equipe-lhi
Email: irriga@agr.feis.unesp.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características