Agricultura irrigada e desenvolvimento
Pod Irrigar - Treinamento para entender a importância da agricultura irrigada e o uso racional da água
Ministramos em Bragança Paulista de 7 a 9 de abril de 2015 a capacitação "ATUALIZAÇÃO EM SISTEMAS E MANEJO DA IRRIGAÇÃO" para os extensionistas da CATI que atuam na região do Sistema Canteira, abordando técnicas de irrigação e uso racional da água. Começando pela região onde há de fato uma preocupação sobre a oferta da água para os diferentes usos, é o primeiro de uma série de cursos a ser realizada em diferentes regiões do Estado de São Paulo.
Com uma carga horária de 24 horas, na sistemática adotada, no primeiro dia foi abordado os fundamentos envolvidos com a agricultura irrigada e uso da água no campo, com objetivo de capacitar os extensionistas a identificar e qualificar como está sendo utilizada a água para a produção de alimentos. No dia 8 visitas à irrigantes com diferentes sistemas de irrigação para reconhecimento e avaliação dos sistemas de irrigação complementam as informações em sala de aula e permitiram uniformizar o conhecimento e identificar a efetividade do uso da água na propriedade, e os dados coletados em questionário permitiriam que novamente em sala de aula se elaborasse recomendações para o uso ainda mais eficiente da água para a produção de alimentos.
O Coordenador da CATI, Engenheiro Agrônomo José Carlos Rossetti, na abertura destacou que “A nossa preocupação é a de poder capacitar o nosso técnico para que ele possa avaliar como o produtor rural vem aplicando a sua irrigação, principalmente em tempos de crise hídrica, quando a necessidade de se trabalhar de forma eficiente e com economia de água é fundamental para evitar maiores transtornos ao próprio produtor rural”.
Sob a nossa Coordenação e do Engenheiro Agrônomo Júlio César Thoaldo Romeiro da CATI Regional Botucatu, os 22 Extensionistas conheceram as novidades em sistemas e manejo da irrigação via solo e atmosfera, treinaram na prática questões como a identificação e caracterização da propriedade, caracterização dos sistemas de irrigação e turno de rega, caracterização da captação da água e do conjunto motobomba, identificação e qualificação de vazamentos, avaliação da vazão e pressão dos emissores no campo, lâmina líquida, bruta e média de irrigação, uniformidade de distribuição de água e eficiência.
Mais de que um simples treinamento a oportunidade de interagir com profissionais que estão no campo diariamente proporcionam uma troca de informações e conhecimento recíproco fundamental para que possamos reunir ainda mais argumentos e motivação para mostrar e convencer as pessoas da real importância do uso da água para a produção de alimentos e como podemos contribuir para que este processo seja feito de forma ainda mais racional e temos muita satisfação em participar desta oportunidade. Esse foi o tema que desenvolvemos esta semana no Pod Irrigar - o Pod Cast da Agricultura Irrigada desta semana. Ouça também os anteriores.
Mais sobre a Capacitação
O CECOR - CATI preparou um vídeo sobre a Capacitação sob responsabilidade dos Jornalistas Juliana Montoya e Rodrigo Di Carlo.
Visitas à Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira
Em 11 de abril de 2015, a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira recebeu duas visitas simultaneamente, com objetivos diferentes. Quarenta e quatro estudantes e professores estiveram no Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira neste último sábado. Os alunos de Agronomia da AEMS de Três Lagoas estiveram no Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira para conhecer as atividades de pesquisa e extensão universitária com foco na Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista e o apoio que a UNESP possibilita aos irrigantes para que possam fazer a correta irrigação e uso da água em seus equipamentos de irrigação.
Já os alunos da UNESP Dracena estiveram em Ilha Solteira para conhecer também as ferramentas de apoio ao irrigante o que incluiu conhecer o monitoramento climático realizado pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, que na prática deve ser precedido da avaliação dos sistemas de irrigação, o que foi feito na forma de aula prática com confecção de relatórios precedido de discussões e cálculos realizados após avaliarem um sistema de irrigação por aspersão fixa instalado no entorno do Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira e utilizado exatamente para aulas práticas.
Recepcionamos juntamente com nossos Orientados - que prepararam a recepção e a infra estrutura técnica para a visita, incluindo o lanche servido - os visitantes nas boas vindas detalhamos o trabalho e as preocupações da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira que tem como filosofia de trabalho integrar o ensino, a pesquisa e extensão universitária, expondo a satisfação em receber os visitantes. "Talvez vocês não percebam, mas ao recebê-los aqui de forma adequada por toda a nossa Equipe formada por estudantes em diferentes níveis e envolvidos em diferentes projetos há toda uma preparação que para nós é encarada como mais uma das formas de treinamento oferecido de modo a cumprir o objetivo de proporcionar uma qualificação diferenciada. Assim, muito obrigado pela visita, aproveitem, perguntem, se envolvam e tenham um excelente dia" foi o que eu disse antes de convidar os visitantes para um lanche. As atividades se prolongaram até depois do meio dia.
Crise hídrica
Califórnia aposta em "beleza da seca" e proíbe irrigação. O governador da Califórnia, Jerry Brown, introduziu novas restrições de água diante da queda dos reservatórios do Estado a níveis alarmantes. O Estado enfrenta a ameaça de um desastre ambiental catastrófico em meio a uma grave seca, já em seu quarto ano e que não mostra sinais de melhora. Cientistas da Nasa projetaram que reservatórios podem secar em um ano. A seca é um problema de proporções épicas e que poderia - muitos dizem deveria - resultar em uma grande mudança no comportamento dos moradores locais em relação à água. Na semana passada, o governador Jerry Brown anunciou o racionamento de água obrigatório numa escala inédita na Califórnia. O objetivo é reduzir o consumo em 25%. A crise poderá forçar uma mudança no pensamento de muitos na Califórnia, um Estado de migrantes americanos. Confira algumas fotos chocantes.
Macadâmia e café "dá pé"?
Irrigação e agricultura irrigada
Excelente matéria!
ResponderExcluir