Noroeste Paulista registra baixas temperaturas e chuva acima da média histórica

Com a chegada do Outono, as temperaturas estão amenas no Noroeste Paulista. Segundo a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira que monitora o clima da região, a cidade de Marinópolis registrou hoje pela manhã (13) aproximadamente 12ºC, a temperatura mais baixa do ano de 2015. Depois do município de Marinópolis, Populina marcou 13,4ºC, a estação Santa Adélia Pioneiros localizada no município de Sud Mennucci registrou 13,7ºC nesta manhã. As cidade de Ilha Solteira e Paranapuã registram 14,5ºC.
Desde o inicio de maio até o dia de hoje (13) a temperatura média no Noroeste Paulista está em torno dos 22ºC. 


Chuvas...
Com a chegada do outono, a redução no volume de chuvas em relação ao verão já era de se esperar. Mas segundo a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira que monitora o clima da cidade e da região noroeste paulista, o volume de chuva acumulada no mês de maio na região já é 93% maior em relação a média histórica. 
Conforme mostra o gráfico abaixo todos os municípios tiveram precipitação superior a sua média histórica e o acumulado das chuvas já somam uma média de aproximadamente 94 milímetros no noroeste Paulista. O destaque maior vai para a a cidade de Paranapua que registrou até agora uma precipitação aproximadamente quatro vezes maior que a média histórica do mês de maio.


Evapotranspiração...
A evapotranspiração de referência, que é de extrema importância para a agricultura irrigada pois possibilita ao irrigante a aplicação da água no momento e na quantidade certa, ou seja, a realização do manejo racional da água, neste mês de maio, registrou-se as maiores taxas de evapotranspiração nas estações de Ilha Solteira (2,9 mm/dia) e Pereira Barreto na estação Bonança (2,8 mm/dia) e com menor taxa em Sud Mennucci na Santa Adélia Pioneiros (2 mm/dia).


Acompanhe todo o trabalho da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha solteira a partir de:
Canal Clima: http://clima.feis.unesp.br/
Skype: equipe-lhi
Email: irriga@agr.feis.unesp.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características