Alunos do curso Técnico de Meio Ambiente da ETEC Ilha Solteira visitam LHI-NACI

No ultimo sábado – 15 de junho de 2015 – a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira recebeu os alunos do curso Técnico de Meio Ambiente da ETEC Ilha Solteira, complementando as informações da disciplina de "Poluição atmosférica e mudanças climáticas", conheceram o funcionamento de alguns instrumentos meteorológicos, algumas metodologias e os processos que envolve o monitoramento climático da região, feito pela Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, operacionalizada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.
O Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez deu boas vindas aos alunos e explicou que para se ter em campo os sistemas de irrigação, há a etapa inicial que envolve um planejamento meticuloso e a capacidade dos sistemas de irrigação a serem projetados, depende da evapotranspiração da região e de redes agrometeorológicas que são fundamentais, ainda enfatizou a necessidade de se ter água em quantidade e preferencialmente, com qualidade para ser captada e abastecer os sistemas de irrigação. E a proxima etapa é quando o sistema já está em campo e o manejo da irrigação é o grande desafio e novamente depende da evapotranspiração, estimada pelas estações agrometeorológicas. E por fim, quando a produção está feita e precisa-se da comercialização e a manutenção dos sistemas de irrigação, além de toda a logística de transporte.
Em seguida os Orientados passaram a expor parte do trabalho executado. Foi mostrado o funcionamento da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista e como acessar os dados no Canal Clima da UNESP Ilha Solteira, além dos trabalhos de pesquisa e extensão, além de apresentar o software SMAI que é utilizado para estimar a evapotranspiração quando são fornecidos apenas as variáveis climáticas e assim, o irrigante ou projetista pode, de forma muito simples, estimar as perdas e necessidades de água das diferentes culturas na sua região de interesse.
O uso de dataloggers e sensores também foram demonstrados na prática, indicando também os trabalhos na linha de pesquisa em conforto térmico e visual em ambientes urbanos. E a visita à Estação Agrometeorológica Automática de Ilha Solteira encerrou mais esta atividade, em que toda a equipe da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, mais uma vez tiveram a oportunidade, de, ao ensinar, consolidar conhecimentos.








Acompanhe todo o trabalho da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha solteira a partir de:
Canal Clima: http://clima.feis.unesp.br/
Skype: equipe-lhi
Email: irriga@agr.feis.unesp.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características