Julho é marcado por temperaturas amenas e médias de chuva acima da média em todo Noroeste Paulista

Passado mais de 20 dias do mês de julho e 12 dias sem chuva, julho trouxe surpresas ao Noroeste Paulista. Segundo a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, que monitora o clima na região, o volume de chuva acumulada no mês de julho ficou acima da média histórica.

Diferentemente do que ocorreu no mês de junho, era esperado uma média de 55 milímetros no Noroeste Paulista, e foram registrados uma média de apenas 16 milímetros. O mês de julho já contabiliza 50% a mais das chuvas médias em relação a média histórica.

Nos últimos 21 dias a estação Bonança, localizada no município de Pereira Barreto, foi o local que registrou a menor precipitação entre as 8 estações monitoradas, foram marcados 38 mm, em Paranapuã, a maior, chegou a 67 mm. 


Temperatura
A chegada do inverno derrubou a temperatura na região nos primeiros 10 dias e assim a média em junho variou entre 15°C e 27°C. A temperatura média do mês de julho esta em 21,6°C na estação Bonança, a menor entre as estações e 22,2°C em Ilha Solteira, a maior média entre as oito estações.


Evapotranspiração
A evapotranspiração, processo de evaporação de água do solo somado a transpiração das plantas, é indispensável aos irrigantes para realizar um bom manejo da irrigação. Esta variável obteve média no mês de julho na região entre 2,0 mm/dia na estação Santa Adélia Pioneiros e 2,6 mm/dia em Ilha Solteira, a maior média das oito estações.


Conheça mais sobre a AHI da UNESP Ilha Solteira e interaja conosco a partir de:

Nenhum comentário:

Postar um comentário