I Debate Sobre a Crise Hídrica UNESP/FEIS

O I Debate Sobre a a Crise Hídrica aconteceu na última quarta-feira - dia 22 de julho - ás 19:00 horas na sala D1 no Prédio Central da UNESP. O intuito do debate foi de provocar visões distintas para o mesmo problema.

Realizado pelo WIE -IEEE UNESP Ilha Solteira, que é uma organização profissional internacional dedicada a promover mulheres engenheiras e cientistas, o debate sobre a crise hídrica teve por objetivo conciliar o interesse de diversos cursos da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira.

O debate contou com a presença dos Professores Carlos Canesin (Engenharia Elétrica), Fernando Braz Tangerino Hernandez (Agronomia) e Jefferson Nascimento (Engenharia Civil),  e como mediador do debate, o evento contou com a presença do Professor e também Vice-Diretor Edson Lazzarini.

De inicio cada um dos membros do Debate teve cerca de 30 minutos para mostrar seus ponto de vista, e passar um pequeno conhecimento geral sobre a situação da crise por água em suas respectivas áreas.

Iniciando pelo Professor Dr. Carlos Canesin que levou como tema a "Situação Hidrológica e Impacto no Sistema Hidroelétrico Nacional", no qual explicou o cenário da oferta de energia hidroelétrica que está sendo menor do que a demanda procurada, e citou novas fontes de energias como a energia fotovoltaica e a bioeletricidade.

Professor Dr. Carlos Canesin
Em seguida o Coordenador da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez que inovou, trazendo aos convidados presentes uma perspectiva de buscar oportunidades em meio á crise hídrica. Enfatizando que há ainda muitas oportunidades a serem aproveitadas, mostrando a importância da agropecuária e que é necessário irrigar, levando a mensagem de otimismo para o público presente.

Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez
E para Finalizar a palavra livre antes de iniciar o Debate, as palavras foram do Professor Dr. Jefferson Nascimento com o seguinte tema " ÁGUA : crônica de uma crise anunciada", este deu enfoque a no mal planejamento e gestão do país sobre o uso e reúso dos recursos hídricos.

Professor Dr. Jefferson Nascimento
O debate durou cerca de uma hora, e o principal assunto foi o fechamento do Canal de Pereira Barreto em que os três especialistas colocaram seus pontos de vistas, diferentes, porém complementares sobre a atual situação presente e as perspectivas futuras, assim o debate foi ganhando forma e vários temas foi sendo abordados sobre a atual situação do Brasil e como a crise hídrica está afetando o setor agropecuário, energético e industrial.

Mesa de debate mediada pelo professor Dr. Edson Lazarini
Para fechar, os debatedores falaram dos desafios que estão por vir, a necessidade de algumas mudanças de hábitos, a prioridade na educação e um conjunto de ações que a população deve vir a praticar em conjunto para enfrentar uma das maiores crises vividas em todos os tempos.

Debatedores e organização do I debate Sobre a Crise Hídrica.
Conheça mais sobre a AHI da UNESP Ilha Solteira e interaja conosco a partir de:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características