Análise do conforto térmico em áreas urbanas através do modelo SAFER

Bom dia! Estamos a uma semana do inicio da nossa próxima participação em um evento, o INOVAGRI INTERNATIONAL MEETING que será realizado em Fortaleza/CE nos dias 31/08 a 03/09 de 2015. Praticamente toda a equipe da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira estará presente com seus respectivos trabalhos. O Prof Dr. Fernando Braz Tangerino irá compor a 6ª Mesa redonda no dia 02/09 que consta como tema "Utilização da FAO 56 no Brasil e na América do Sul. Nessa semana estaremos disponibilizando resumos sobre os trabalhos que serão apresentados no III Inovagri, não deixem de conferir. Para começar o trabalho da estagiária Isabela Baesso Américo sobre "Uso do algoritmo SAFER para análise de conforto térmico e evapotranspiração em áreas urbanas". 

O trabalho é baseado no projeto de Iniciação Cientifica (bolsista PIBIC- CNPq) e fala sobre conforto térmico em áreas urbanas em cidades de grande a médio porte. O trabalho foi realizado no município de São José do Rio Preto e consta com aproximadamente 20 condomínios analisados, onde verificou-se a presença de irrigação e áreas verdes durante o estudo.
O objetivo principal foi quantificar e qualificar a influência da irrigação na diminuição da temperatura nos arredores e dentro dos condomínios e confrontar se esta diminuição está correlacionada com a água evaporada (Evapotranspiração atual - ETa) e se trás algum tipo de conforto térmico para os moradores. Dentro das áreas de estudos foram analisadas também algumas pastagens degradadas, diferentes tipos de uso e ocupação do solo e núcleo urbano, onde foi possível identificar a maior temperatura.

A identificação das áreas e a aplicação do modelo SAFER foram feitas através da imagem do Landasat 8 no dia 05 de agosto de 2014, com passagem às 10:15 a.m. Dados agrometeorológicos como temperatura, velocidade do vento, umidade relativa do ar, precipitação foram obtidos através do Centro Integrado de informações agrometeorológicas (CIIAGRO), pertencente ao Instituto Agronômico (IAC) e o cálculo da evapotranspiração de referência foi feita através do Software SMAI - Sistema para Manejo da Agricultura Irrigada (http://clima.feis.unesp.br/smai).


Residenciais Damhas que possuem área verde no centro de suas instalações, a ETa nessas áreas chegaram atingir 2.2 mm/dia  (azul) enquanto que ao redor apenas 0.97 mm/dia (verde).

Conclui-se que estudo possibilitou consolidar informações a respeito da interação positiva entre área verde e área urbana com auxilio de sistemas automatizados de irrigação nas áreas de lazer dentro de condomínios, melhorando o conforto térmico e visual. O SAFER se mostrou adequado para estudos urbanos, permitindo a identificação e a quantificação do Albedo, NDVI, Temperatura de superficie e evapotranspiração atual, que permitiu visualizar a importância de áreas verdes na diminuição de zonas de calor.

Confira o trabalho completo acessando
http://www.agr.feis.unesp.br/pdf/inovagri_2015/iba.pdf


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características