Elevadas temperaturas e baixa umidade mantém a região em estado de atenção

Agosto que se iniciou no último sábado, é caracterizado pelo mês mais seco do ano. Segundo a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira que monitora o clima da cidade e região o Noroeste Paulista, com menos de uma semana do inicio do mês já vem sentindo os reflexos da seca.

Na segunda-feira (03) as temperaturas registradas na região ultrapassaram os 32ºC em todos os municípios, a temperatura máxima variou entre 34,3°C e 33,1°C. A temperatura máxima de ontem (03), está em 33,1°C em Marinópolis e na estação Santa Adélia, a menor entre as estações e 34,3°C na estação Bonança, a maior média entre as oito estações.


Ao mesmo tempo os valores de umidade relativa do ar caíram, o que fez com que ontem, todos os monitorados pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, entrassem em estado de atenção (umidade entre 22% e 26%). 


Valores alto de temperatura do ar, condicionada com uma alta radiação,com uma umidade média do ar baixa, trazem o valor da evapotranspiração para valores superiores aos esperados de 4 a 6 mm/dia, como é o caso do ocorrido ontem (02/08). A elevada evapotranspiração, na maioria das vezes não compensada pelas chuvas, faz com sejam observados na região noroeste paulista, altos valores de déficit hídrico nos solos. Em Ilha Solteira, a evapotranspiração foi de 4,6 mm/dia, a maior de todo o Noroeste Paulista.

Fique atento...
Principalmente, quanto aos valores da umidade relativa do ar, devido às consequências à saúde pública. Segundo a OMS (Organização Mundial da saúde), o nível abaixo de 12% é considerado de emergência, 12% a 20% alerta, 21% a 30% de atenção, 31% a 40% de observação. A umidade do ar varia muito durante o dia e durante o ano, no entanto devemos ficar atentos,pois as consequências são complicações alérgicas e respiratórias, sangramento no nariz, ressecamento na pele, entre outros. A dica é: tomar bastante líquido, evitar atividades físicas em horários que a umidade esteja baixa e umidificar o ambiente, seja com o aparelho umidificador de ar, toalha molhada ou até mesmo com balde de água.

Conheça mais sobre a AHI da UNESP Ilha Solteira e interaja conosco a partir de:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características