Chuva de alta intensidade atinge parte do Noroeste Paulista e causa transtornos.

Parte do Noroeste Paulista foi surpreendidos por chuvas acompanhadas de ventos na tarde dessa sexta feira (25/09).

Segundo a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira que monitora o clima da cidade e da região foi a partir das 16 horas que a chuva chegou com maior intensidade nos municípios de Ilha Solteira e na região noroeste de Pereira Barreto (estação Santa Adélia) e logo depois atingiu a região centro de Pereira Barreto (estação Bonança) e o município de Sud Mennucci (estação Santa Adélia Pioneiros).

Em menos de uma hora de chuva, o município de Pereira Barreto (estação Santa Adélia) acumulou 38,6 milímetros de chuva chegando a intensidade de até 140 milímetros por hora em contraste, no mesmo município na região centro onde localiza a Estação Bonança, chegou apenas 5,1 milímetros de chuva. A cidade de Ilha Solteira acumulou aproximadamente 32 milímetros de chuva com intensidade de 142 milímetros por hora, já o município de Sud Mennucci foi onde menos choveu, com apenas 9,1 milímetros.


Os ventos atingiram altas velocidades, chegando a 65 Km/h na estação Santa Adélia (Pereira Barreto)  e aproximadamente 45 Km/h na cidades de Ilha Solteira onde causou alguns transtornos para a população, principalmente no Campus da Agronomia da UNESP Ilha Solteira em que alagou o novo prédio do Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos - DEFERS - e algumas arvores caíram.

A queda de temperatura, acompanhada inversamente, com a elevação da umidade relativa do ar foi instantânea e em menos de trinta minutos caiu mais de 10ºC na Estação Santa Adélia, passando de aproximadamente 36ºC para 22°C, assim como também ocorreu no município de Ilha Solteira  passando de uma média de 37ºC para 24ºC.

                    Gráfico representa a queda de temperatura e a elevação da umidade relativa do ar em Pereira Barreto.
                    Gráfico representa a queda de temperatura e a elevação da umidade relativa do ar em Ilha Solteira.
O evento ocorrido nessa tarde pode ser caracterizado pelo que denominamos chuvas convectivas, que São chuvas causadas pelo movimento de massas de ar mais quentes que sobem e condensam. As chuvas convectivas ocorrem principalmente devido à diferença de temperatura nas camadas próximas da atmosfera terrestre. São caracterizadas por serem de curta duração porém de alta intensidade e abrangem pequenas áreas.

Conheça mais sobre a AHI da UNESP Ilha Solteira e interaja conosco a partir de:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características