E o IrrigaShow foi um show de tecnologia e que venha agora o XXV CONIRD - Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem

Pod Irrigar - O Pod Cast da Agricultura Irrigada
A edição de 17 de setembro de 2015 do [Pod Irrigar] - o Pod Cast da Agricultura Irrigada - gravamos em Campos de Holambra, município de Paranapanema, Estado de São paulo e por lá, Holandeses e seus descendentes estabeleceram um outro padrão de produção de alimentos. A produção de grãos e de algodão altamente tecnificada predomina e tem o seu alicerce nos sistemas de irrigação predominantemente, o pivô central! 
 
Lineu Neiva Rodrigues (Embrapa) defendeu a "Contribuição da Irrigação para Produção Sustentável de Alimentos" e também na foto, Márcio (Amanco) e Leandro Preuss (Lindsay). 
Aliás, por lá, durante o IrrigaShow 2015 - promovido pela ASPIPP - ministramos a palestra "Manejo da Irrigação no Contexto da Crise Hídrica: necessidade ou obrigatoriedade?" onde defendemos o aprofundamento dos controles por parte dos irrigantes na aplicação da água para a produção de alimentos. O controle da quantidade de água a ser aplicada pode ser feito via solo ou via atmosfera! Via solo, instalamos sensores na zona radicular das plantas e medimos a quantidade de água disponível no solo e a partir daí "enchemos os tanque", ou seja, completamos o volume de no solo até a capacidade de campo, repondo a água perdida pela evapotranspiração da cultura.

 

Por evapotranspiração entendemos a água perdida no processo de evaporação no solo e transpiração das folhas e que pode ser estimada a partir de estações agrometeorológicas e a partir daí definimos a lâmina de irrigação. Repor as perdas por evapotranspiração com critério é o que chamamos de manejo da irrigação e este tema junto com sustentabilidade da agricultura irrigada ocupou espaço de destaque durante esta edição do IrrigaShow, com diferentes profissionais mostrando ferramentas e procedimentos para se incorporar ainda mais tecnologia na produção de alimentos. Uma inovação também em destaque foram os equipamentos e softwares para o controle de tráfego na fazenda.

O Sudoeste Paulista conta atualmente com mais de 95 mil hectares irrigados gerando mais de R$ 1 bilhão em receitas agrícolas e a ASPIPP que promove o IrrigaShow representa uma área irrigada em torno de 60 mil hectares e para a sua Secretária-Executiva Priscila Silvério este evento ao reunir cerca de 50 empresas com seus stands, não servem apenas de vitrine para seus produtos e serviços, mas se integram complementarmente aos palestrantes e promovem a difusão de tecnologia à uma região já com grande relevância na produção de alimentos.


Diretoria atual da ASPIPP.
E para Afonso Sleutjes, Presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação, que já esteve à frente também da ASPIPP, atualmente o IrrigaShow representa muito mais que a oportunidade de capacitação técnica, pois incorpora também um peso político grande por mostrar a importância das áreas irrigadas do Sudoeste Paulista na produção de alimentos às diferentes lideranças políticas e da sociedade em geral que se fazem presentes. Parabéns irrigantes! Parabéns ASPIPP. E obrigado pela oportunidade de estar com vocês. Nossa participação também está no Pod Irrigar - o Pod Cast da Agricultura Irrigada desta semana. Apreciem sem moderação!

 Mimos alusivos ao IrrigaShow.

EVENTOS - XXV CONIRD e Cana irrigada em discussão
Está se aproximando de mais um grande evento da agricultura irrigada que será o XXV Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (CONIRD) e terá como tema a "Agricultura irrigada no semi árido brasileiro" e acontecerá de 8 a 13 de novembro em Aracajú - SE. A TopTur preparou opçôes de alojamento para o XXV CONIRD e a sede oficial do Congresso será na UFS - Fundação Universidade Federal de Sergipe Cidade Universitária - Prof. José Aloísio de Campos - Av. Marechal Rondon, s/n Jardim Rosa Elze - CEP 49100-000 - São Cristóvão/SE - Tel.: (79) 2105-6600, até o dia 11/09/2015 - 4a. feira. Nos dias 12 e 13/11/2015 serão realizados os dias de campo, com atrativos roteiros. Estações em empreendimentos em agricultura irrigada. Um dos dias incluirá a Foz do rio São Francisco e, o outro, a represa de Xingó. Conheça os detalhes da Pogramação preliminar do XXIV CONIRD.



E o WS Irrigação, iniciativa do nosso amigo Rodrigo Franco Vieira já virou tradição e acontecerá entre 26 e 29 de outubro de 2015 em Juazeiro - BA. Lá se debaterá temas mais específicos a projetos e equipamentos disponíveis no mercado para atender principalmente as exigências de controle e automação da irrigação.


A EMBRAPA e a Usina Jalles Machado promove em Goianésia - GO, o I Dia de Campo sobre Produção de Cana de Açúcar no dia 8 de outubro de 2015.



O GIFC promove a 2º edição do IRRIGACANA - Seminário Brasileiro de Irrigação de Cana-de-Açúcar com Água que acontecerá em Ribeirão Preto nos dias 28 e 29 de outubro de 2015 tem como tema “Gestão eficiente da água e dos insumos que podem potencializar a produtividade da cana irrigada.”

UNESP
A UNESP - onde fiz minha Graduação e meu Mestrado e me dedico como Professor há mais de 26 anos - além de ser a 6a. melhor Universidade brasileira, é a líder entre universidades com menos de 40 anos no país. E UNESP, USP e UNICAMP estão entre as seis melhores Universidades brasileiras. Que tenhamos a seriedade e o comprometimento para melhorarmos ainda mais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características