Ventos fortes e chuvas dispersas no Noroeste Paulista

Depois da estiagem enfrentada no Noroeste Paulista, passando por mais de 50 dias sem chuva e atingindo atingindo apenas 7 milímetros dos 8 milímetros esperado na média histórica para o mês de agosto, volta a chover no Noroeste Paulista.

Segundo a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira que monitora o clima da cidade e região, o dia de ontem (08/09) foi registrado ventos fortes de aproximadamente 43 Km/hora em Paranapuã vindo do noroeste e até 47 Km/hora em Ilha Solteira, também vindo do noroeste e por fim chuva em boa parte do noroeste paulista.

Até a meia noite de ontem, Paranapuã foi a cidade onde mais choveu, com 38 mm de chuva, seguida por Bonança localizada em Pereira Barreto com 27 mm. Sendo que em todas as estações registraram chuvas, porem irregulares sendo o município de Ilha Solteira, onde houve a menor precipitação, com apenas 11,2 mm.

* Observação: Itapura está com o sistema de transmissão de dados temporariamente interrompido.

Hoje (09/09) o Noroeste Paulista amanhece nublado e alguns municípios já acumulam acima de 1 mm de chuva como Paranapuã (3,3) e Populina (2,5). Na agricultura se diz dia de chuva quando a precipitação em um mesmo dia ultrapassa a marca dos 10 mm, mas esta é benéfica para os agricultores quando, devido a baixa intensidade, não causam perdas de solo e ainda derrubam os valores de evapotranspiração, que é a soma da água transferida do solo para o ambiente pela transpiração das plantas e evaporação de água do solo.


Temperatura...
Com a chegada da chuva, as temperaturas caíram na madrugada, registrando a maior média no dia de ontem (08/09) de 24,4º C no município de Paranapuã e a menor média na estação  Bonança localizada em Pereira Barreto com 23,2º C. Antes das chuvas as temperaturas no mês de setembro estavam registrando em média 26º C em todo noroeste paulista.


Conheça mais sobre a AHI da UNESP Ilha Solteira e interaja conosco a partir de:
Acompanhe todo o trabalho da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha solteira a partir de:
Skype: equipe-lhi
Email: irriga@agr.feis.unesp.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características