Temperaturas batem recorde no ano de 2015 e ventos muito forte são registrado essa semana

A semana no Noroeste Paulista foi marcada por chuvas de convecção e velocidades do vento ultrapassando 70 km/h na região. Confira um pequeno resumo de como foi o comportamento das variáveis climáticas durante a semana e suas máximas.

Segunda-feira: A temperatura máxima em todas as estações monitoradas pela Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira atingiu sua máxima por volta das 14h30min e 15h15min, a estação de Bonança chegou a 48,8°C porém a maior ETo foi na estação de Santa Adelia que acumulou 8,2 mm/dia e chegou atingir uma velocidade do vento de quase 30 km/h.

Dados climáticos de segunda-feira (19/10/2015)
Terça-feira: Nesse dia a temperatura máxima nas estações foi por volta das 13h00min e 15h00min e na estação de Marinopolis chegou a 40,8°C que também atingiu a velocidade máxima chegando a 52 km/h por volta das 16h00min e novamente Santa Adelia foi a estação que acumulou a maior taxa de evapotranspiração do dia chegando a 7,1 mm.

Dados climáticos de terça-feira (20/10/2015)
Quarta-feira: A temperatura média nesse dia em todas as estações foi de 38°C e Marinópolis chegou a ventar 40km/h por volta das 2h26min e a e também houve a chegada da chuva de verão que acumulou 25,7 mm no dia. A ETo novamente em Santa Adelia acumulou 5,9 mm.

Dados climáticos de quarta-feira (21/10/2015)
Quinta-feira: O evento climático extremo que marcou esse dia foi a velocidade máxima do vento em todas as estações. A estação de Paranapuã chegou atingir ventos de 74km/h por volta das 7h30min e em Ilha Solteira chegou a 60km/h ao meio dia, mesmo horário em que a chuva convectiva chegou e somou 3,8 mm.
Dados climáticos de quinta-feira (22/10/2015)

Nessa Sexta-feira por enquanto a temperatura está em torno de 27°C com ventos amenos e céu nublado.

Em resumo a semana foi marcada por chuvas, ventos e novos recordes de temperatura no ano de 2015. As chuvas convectivas, que São chuvas causadas pelo movimento de massas de ar mais quentes que sobem e condensam e ocorrem principalmente devido à diferença de temperatura nas camadas próximas da atmosfera terrestre. São caracterizadas por serem de curta duração porém de alta intensidade e abrangem pequenas áreas.

Conheça mais sobre a AHI da UNESP Ilha Solteira e interaja conosco a partir de:
Acompanhe todo o trabalho da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha solteira a partir de:
Skype: equipe-lhi
Email: irriga@agr.feis.unesp.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características