Temperaturas superior a 40 ºC e chuvas convectivas caracterizam o dia desta terça-feira no Noroeste Paulista

A semana passada no Noroeste Paulista pode ser caracterizada como uma das mais quentes do ano, porém, esta semana que ainda nem chegou ao meio parece que não será diferente. Esta terça-feira foi quente em todo o Noroeste Paulista e mais uma vez alguns municípios, bateram seu novo recorde e registraram a temperatura mais alta do ano de 2015.

Conforme os dados da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira transmitidos pelo CANAL CLIMA, atualizados a cada cinco minutos, todos os municípios monitorados pela rede agrometeorológica do noroeste paulista registraram temperaturas superior aos 39ºC.

E mais uma vez, o municípios que ficam a direita do Rio São José dos Dourados bateu recorde de Temperatura máxima chegando a registrar 40, 8ºC em Marinópolis. As cidades de Populina e Paranapuã registraram respectivamente a temperatura de 39,9 e 40,2.

Depois de Marinópolis, o município de Sud Mennucci foi onde marcou a segunda temperatura mais alta do dia com 40,6. A estação Bonança localizada em Pereira Barreto chegou aos 40,5 ºC, já e estação Santa Adélia também localizada em Pereira Barreto registrou 39,9 ºC. Ilha Solteira marcou 40 ºC exatos na sombra.


A maioria dos municípios registrava uma umidade relativa inferior aos 30% entrando em estado de atenção (segundo a OMS), mas foi depois das 17 horas que o tempo começou a fechar, diminuindo a temperatura e elevando a umidade relativa do ar e até o termino desta matéria, a chuva convectiva já estava presente em parte das cidades do noroeste paulista.


O evento ocorrido nessa tarde pode ser caracterizado pelo que denominamos chuvas convectivas, que São chuvas causadas pelo movimento de massas de ar mais quentes que sobem e condensam. As chuvas convectivas ocorrem principalmente devido à diferença de temperatura nas camadas próximas da atmosfera terrestre. São caracterizadas por serem de curta duração porém de alta intensidade e abrangem pequenas áreas. Até o momento foi registrado chuva superior a 10 milímetros no município de Sud Mennucci.

Ressaltamos que Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira que disponibiliza as variáveis climáticas coletadas pela Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista NÃO utiliza o horário de verão!

Conheça mais sobre a AHI da UNESP Ilha Solteira e interaja conosco a partir de:
Acompanhe todo o trabalho da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha solteira a partir de:
Skype: equipe-lhi
Email: irriga@agr.feis.unesp.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características