Pancadas de chuva atinge o Noroeste Paulista e precipitação acumulada durante o ano já é superior ao esperado

A madrugada desta terça-feira (24) foi chuvosa em boa parte do Noroeste Paulista chegando com alta intensidade em alguns municípios e gerando transtornos em algumas cidades da região. Segundo a Área de Hidráulica e Irrigação que monitora a Rede de Estações Agrometeorológicas a cidade de Ilha Solteira foi onde mais choveu nessa madrugada, registrando até o termino desta matéria aproximadamente 57 milímetros de chuva que chegou, por volta das 2 horas da manhã, com intensidade em torno de 94 milímetros por hora com ventos de 26 km\h. A estação Bonança localizada em Pereira Barreto também merece destaque, até o momento já são 35,5 milímetros de chuva e no mesmo município, na estação Santa Adélia a chuva marcou 15 milímetros registrando vendavais de até 33 km/h . 
E com menos de uma semana para o termino do mês de novembro de 2015, a chuva acumulada já ultrapassa a média do histórico esperado, porem não fica a frete da média da chuva acumulada no ano de 2014. Até o dia de hoje (24) já são contabilizados uma média de 178 milímetros de chuva na região noroeste paulista, ou seja 20 % a mais que a esperada de acordo com a média histórica que acumula um total de 144 milímetros. Em relação ao ano de 2014 a chuva registrada é de aproximadamente 25% a mais que o ano de 2015.

Entre os municípios monitorados pela Área de hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira o que mais choveu no mês de novembro de 2015 foi o município de Sud Mennucci, na estação de Santa Adélia Pioneiros registrando 294 milímetros, equivalente a duas vezes mais que em relação a média histórica que se esperava 145 milímetros. Em seguida o destaque vai para a cidade de Ilha Solteira, com acumulado de 209 milímetros, 45% a mais que o esperado para o período. Todos os municípios ficaram acima da média esperada para o período, com exceção a cidade de populina que acumula 47% a menos de precipitação e consequentemente foi onde menos choveu no mês.



Desde de janeiro até o dia 24 de novembro de 2015 a chuva acumulada já é superior a média histórica e ao ano de 2014 em quase todos os municípios, a exceção é somente na estação Bonança, localizada em Pereira Barreto em que se tem aproximadamente 10 milímetros a menos no ano de 2015 em relação ao ano de 2014 e a média histórica. A cidade de Paranapuã é onde mais choveu durante esse ano, acumulando 1406 milímetros ate agora. O gráfico a baixo mostra o acumulo de chuva nos anos de 2015, 2014 e de acordo com a média histórica:



As temperaturas máximas voltaram a ficar amenas depois da semana que foi do dia 8 á 14 de novembro chegando a registrar temperaturas em torno dos 40°C como aconteceu na cidade de Sud Mennucci e os outros municípios variaram de 37 á 39° C. Nos últimos 5 dias, a maior temperatura registrada foi em Ilha Solteira com aproximadamente 36° C.


A evapotranspiração no mês de novembro variou de 1,5 mm/dia em Populina até 6 mm/dia em Sud Mennucci na estação Santa Adélia Pioneiros, a maior de todo o Noroeste Paulista no mês de novembro. No dia 07 de novembro, Populina apresentou 1,5 mm/dia de evapotranspiração e os valores em todos os outros municípios estiveram abaixo de 3,5 mm/dia e no dia 14 de novembro todos os municípios estiveram acima de 5,3 mm/dia, inclusive a estação Santa Adélia Pioneiros registrou 6 mm/dia. Valores altos de temperatura do ar, condicionado com uma alta radiação e com uma umidade do ar média baixa, trazem o valor da evapotranspiração para valores superiores aos esperados de 4 a 6 mm/dia. Assim como a baixa temperatura e umidade do ar com altos valores combinados com a baixa radiação, resultam em baixos valores de evapotranspiração.



A Área de hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira reforça que não adota o horário de verão. Outras dúvidas sobre o funcionamento da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista e do Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira podem ser respondidas consultando as FAQs do Canal!

Conheça mais sobre a AHI da UNESP Ilha Solteira e interaja conosco a partir de:
Acompanhe todo o trabalho da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha solteira a partir de:
Skype: equipe-lhi
Email: irriga@agr.feis.unesp.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características