Variáveis de temperatura, umidade relativa do ar e chuva marcam a segunda semana de novembro

Segundo a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira que monitora o clima da cidade e da região, e transmite pelo Canal Clima, atualizados a cada cinco minutos, a primeira quinzena de novembro está sendo marcada por altas temperaturas, baixa umidade relativa do ar e altas taxas de evapotranspiração. Todos os municípios monitorados pela rede agrometeorológica do noroeste paulista registraram temperaturas superior aos 34ºC, a umidade relativa do ar chegou a 33%. Em contraste com o final de semana que está sendo chuvoso com temperaturas por volta dos 21 °C e a umidade relativa do ar chegando a 100% em algumas regiões.


Temperaturas...
A estação Santa Adélia Pioneiros localizada em Sud Mennucci, na quarta-feira (10) registrou 38,8°C e a sua maior temperatura na semana de 40,1°C exatamente às 14h na quinta-feira. Em Pereira Barreto, na terça-feira (09) a estação na fazenda Bonança atingiu 38ºC às 15h. Em Paranapuã, na quarta e quinta-feira por volta das 16h, a maior temperatura registrada foi de 37,5°C. E nas demais estações ficaram por volta dos 37°C. Enquanto, na madrugada de sexta para sábado a temperatura em Ilha Solteira a meia noite foi de 21,5°C.






Umidade Relativa do Ar...

A umidade relativa do ar mínima, apesar de baixa em toda a região, a mais extrema são nas cidades de Sud Mennucci, Populina e Paranapuã, se aproximando do estado de alerta segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) que caracteriza os 20% o estado de alerta, e na quarta-feira (10) a umidade relativa mínima atingiu por volta dos 30-35%. Na estação Santa Adelia Pioneiros a umidade relativa chegou a 33%, na quarta-feira por volta das 14h. Enquanto os demais municípios registraram umidade relativa mínima variando de 37-44%. Na sexta-feira (13), em Populina por volta das 05:20 da manhã a umidade relativa chegou a 100%. Assim como em Ilha Solteira e Paranapuã também durante a madrugada do sábado (14).




Evapotranspiração...
A evapotranspiração, processo de evaporação de água do solo somado a transpiração das plantas, é indispensável aos irrigantes para realizar um bom manejo da irrigação. Esta variável foi a maior nos municípios Pereira Barreto, Paranapuã e Ilha Solteira com 5,8 mm/dia; 5,7 mm/dia e  5,6 mm/dia respectivamente  na quarta-feira, dia 10/11.



Chuva...
Desde sexta-feira (13), as madrugadas tem sido marcadas por chuva, ventos de grande intensidade, relâmpagos e raios. A primeira quinzena de novembro, já atinge a média histórica de chuva na região de Sud Mennucci como foi registrada na estação Santa Adélia Pioneiros, com 147 milímetros. Apenas ontem (14/11) na região de Ilha Solteira a chuva foi de 32,5 milímetros, enquanto hoje a precipitação acumulada é de 46 milímetros. Na região de Pereira Barreto, a estação Bonança já acumula uma chuva de 74,4 milímetros.



Conheça mais sobre a AHI da UNESP Ilha Solteira e interaja conosco a partir de:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características