Aula UM - Mais um novo semestre se inicia e com ele novas perspectivas
Aula prática sobre pivô central dos alunos de Engenharia Agronômica da UNESP Ilha Solteira.
Pod Irrigar - Capacitação é a chave para a sobrevivência em um mercado de trabalho competitivo
Amanhã - 28 de março de 2016 -, aqui na UNESP Ilha Solteira teremos o início de mais um semestre e com ele, estaremos ministrando a disciplina de Irrigação e Drenagem na Graduação e Manejo e Operação de Sistemas de Irrigação, na Pós-Graduação. Falamos especialmente aos nossos estudantes com o intuito de frisar ainda mais a oportunidade que terão ai iniciar seus novos estudos e garantir uma capacitação forte, bem alicerçada.
É inegável que vivemos um momento muito difícil em nossa economia com reflexos que durarão muito tempo. A taxa de desemprego bateu em 8,5% em 2015, 9,5% se considerar o período entre novembro de 2015 e janeiro de 2016 e segue aumentando, o nível de renda do brasileiro caiu 3,2% e foi registrado o aumento da desigualdade na população.
Em um cenário de crescimento econômico, via de regra contratamos mais profissionais do que precisamos e quando identificamos queda de faturamento, a demissão é inevitável. Primeiro perdem o emprego os menos qualificados, depois, no segundo lote o filtro passa a ser mais rigoroso nas escolhas e por fim, se tem uma empresa mais competitiva porque os melhores profissionais são mais exigidos e tendem a entregar resultados.
Estamos alertando para o fato de que a capacitação técnica sólida é a melhor maneira de enfrentar os desafios de emprego e empregabilidade cada vez mais maiores e não há como não se capacitar sem estudos, dedicação e foco. Neste contexto, estamos ainda em condição privilegiada, pois trabalhamos no único setor a apresentar resultados positivo de desempenho, que é a agropecuária.
Contudo, estudos sobre o clima tem constatado que os fenômenos climáticos adversos tem sido e serão cada vez mais frequentes. Ou seja, as secas serão mais intensas e assim também as chuvas. Desenvolver a resiliência, ou seja, criar mecanismos para se adaptar à esta situação é uma questão de sobrevivência e também de sucesso profissional. Mas não se iludam, se dará com capacidade técnica e conhecimento amplo ou visão holística da produção e comercialização de alimentos. Seca se combate com sistemas irrigação, que precisa de água, que no Brasil vem das chuvas, que deve ter a sua água retida na bacia hidrográfica pelo maior tempo possível, que se faz com conservação do solo e da água dos nossos mananciais, recomposição ciliar e barramentos. Sistemas de irrigação são projetados com conhecimento de hidráulica, topografia e climatologia e que fornecem também a base técnica para a aplicação da água com alta eficiência, produzindo mais alimentos, com menos água e assim, outras as áreas do conhecimento são necessárias para que possamos ter sustentabilidade no processo.
Buscamos sempre estimular de forma multidisciplinar a participação e a dedicação dos alunos, mas o papel do professor é somente metade do processo, em qualquer nível de estudos, a outra metade depende de cada um e do que quer para si no futuro! Pensem nisso e colham muito sucesso!
Esse foi o tema que desenvolvemos esta semana no [Pod Irrigar] - o Pod Cast da Agricultura Irrigada. Ouça também as edições anteriores - são apenas três minutos, mas de muita informação.
Início das aulas
O potencial de irrigação traz investimentos para o Brasil, mesmo com o momento de economia frágil e crise políticas, empresas estrangeiras apostaram no desenvolvimento da irrigação nas lavouras brasileiras e fazem investimentos. Esta semana, a Valmont - fabricante de pivôs centrais - anunciou investimentos de R$ 5 milhões na sua fábrica em Uberaba e tem a expectativa de aumentar a capacidade de produção em 40%.
Mais um semestre se incia e sempre é o momento de reflexão e decisão. Vivemos numa época de constante mudança, em uma sociedade espantosamente dinâmica, instável e evolutiva e certamente correrá sérios riscos quem não perceber isso e ficar esperando para ver o que acontece. Portanto, a adaptação a essa realidade será, cada vez mais, uma questão de sobrevivência.
Uma sociedade em desenvolvimento exige rompimento, mudança e novidade em linguagem, conceitos e modos. A cada dia que passa os produtos concorrentes ficam mais similares em termos de tecnologia e preços e estejam certos, o diferencial está e estará, portanto, na capacidade da empresa ou pessoas em se diferenciarem no mercado e este diferencial estará a cada dia mais na prestação de serviços. É preciso inovar, não dá para apenas copiar e é preciso criar uma nova postura e reinventar o setor nosso setor. Mas como fazer isso? Com certeza com a capacitação, com estudos, dedicação e foco!
E este é um momento oportuno para que nossos estudantes reflitam também sobre a pressão que o Brasil recebe para facilitar a entrada de profissionais de outros países que estabelecem concorrência conosco. E há divisão de opinião entre os especialistas, uns dizem que a chegada de estrangeiros estimularia a nossa economia e a competitividade. Temos a vantagem do domínio da língua portuguesa, mas para vencer esta competição, só vejo um caminho, ter uma formação forte, adequada e diferenciada! David Uip expressa a sua opinião em relação ao programa do Governo Federal que recebe médicos estrangeiros: "a experiência de décadas me permite dizer, categoricamente, que não se resolve a carência de médicos no interior do Brasil contratando profissionais estrangeiros sem revalidação do diploma ou exame de proficiência em língua portuguesa. Qualquer médico brasileiro precisa comprovar o domínio do inglês fluente se quiser estagiar nos Estados Unidos, por exemplo."
Aqui na UNESP Ilha Solteira ofereceremos a disciplina de Irrigação e Drenagem. Pense numa área agricultável de 119 milhões de hectares, sendo 30 milhões de hectares (ou mais - 60 milhões -, segundo os últimos estudos da ANA) de área potencial para a agricultura irrigada e irrigamos apenas 6,0 milhões de hectares. De acordo com a Câmara Setorial de Equipamentos de Irrigação - CSEI - ABIMAQ em 2012 o Brasil incorporou mais 212 mil hectares irrigados, em uma taxa 21% maior que em 2011. Já em 2013 incorporamos 284 mil novos hectares, 34% mais do que em 2012 e em 2014, novos 221 mil hectares produziram sob sistemas de irrigação. Nestes últimos anos se consolidou a presença dos sistemas de irrigação tipo pivô central. Incorporamos na última década anualmente em torno de 150 mil hectares de área irrigada. Com todo este potencial de terras aptas à irrigação e mantido este ritmo de crescimento, levaríamos mais de 150 anos para esgotar nossas potencialidades.
O potencial de irrigação traz investimentos para o Brasil, mesmo com o momento de economia frágil e crise políticas, empresas estrangeiras apostaram no desenvolvimento da irrigação nas lavouras brasileiras e fazem investimentos. Esta semana, a Valmont - fabricante de pivôs centrais - anunciou investimentos de R$ 5 milhões na sua fábrica em Uberaba e tem a expectativa de aumentar a capacidade de produção em 40%.
Aos estudantes e stakeholders da agricultura irrigada, pensem no fato de que com irrigação garantimos produtividades elevadas, a irrigação é ainda considerada uma das ações mitigadoras ao aquecimento global, tem ação agregadora da economia, temos agora o marco regulatório definido na Política Nacional de Irrigação, entre outros benefícios, então, BEM VINDOS à um mundo de oportunidades representada pela agricultura irrigada! Assim, fica a dica: vamos aproveitar a oportunidade e nos dedicar aos estudos, à capacitação técnica e vamos nos diferenciar, em cada área em que escolhemos atuar! Fé, obra e sucesso!
Em relação à disciplina de Irrigação e Drenagem, é recomendável um acompanhamento sistemático das aulas, não deixando para estudar somente na véspera da prova, pois operar a agricultura irrigada exige um conhecimento multidisciplinar. Na nossa primeira aula amanhã abordaremos as regras da disciplina, a bibliografia, as datas das provas, as atividades gerais e a introdução à agricultura irrigada e a irrigação. Também nas primeiras aulas faremos uma abordagem sobre o mundo dos negócios e as exigências do mercado de trabalho e a relação com o trabalho, liderança e empreendedorismo. Já estão disponíveis as ilustrações que usaremos em aulas ao longo do semestre.
Temos, além das aulas e da bibliografia da disciplina - nada deve substituir os livros textos recomendados - várias mídias de apoio que complementam os livros e são baseadas na Internet: este Blog (marcador "aula" principalmente) onde o estudante encontrará não somente informações sobre a agricultura irrigada e irrigação, mas também desde dicas de leitura/livros, de música (entretenimento) à como crescer na carreira. O Canal de Conteúdo da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira - ou simplesmente, Canal da Irrigação - traz os artigos publicados pela nossa equipe, fotos, ilustrações e acesso a todos os demais canais de mídia. As ilustrações utilizadas nas nossas aulas estão disponíveis também na aba Atividades Acadêmicas.
Principais produtos produzidos no campo brasileiro.
O Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira oferece produtos que são gráficos e mapas de acompanhamento em tempo real de todas as estações e as principais variáveis climáticas, tais como temperatura, umidade do ar, velocidade e direção do vento, chuva, evapotranspiração, pressão atmosférica e radiação global e líquida, além da base histórica, tudo gratuito e com atualização a cada cinco minutos e é a parte visível da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista foi implantada como parte do projeto “MODELAGEM DA PRODUTIVIDADE DA ÁGUA EM BACIAS HIDROGRÁFICAS COM MUDANÇAS DE USO DA TERRA”, financiado pela FAPESP. Por este canal facilmente se confere os números que mostram a mudança no tempo, de muito frio para a umidade relativa baixa, já crítica, que enfrentamos esta semana e sentida na garganta, nas narinas e nos olhos. Vários artigos técnicos já foram publicados a partir da execução deste projeto e estão disponíveis no canal TEXTOS TÉCNICOS do canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira e a TV Tem mostrou um dos nossos trabalhos que visa apoiar o uso eficiente da água. Confira!
No Canal YouTube da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira são ofertados videos que complementam as informações divulgadas de maneira escrita. Por fim, temos também a Fan Page da UNESP Ilha Solteira, onde divulgamos as últimas notícias produzidas pela nossa Equipe e as condições do tempo, quando se tornam adversas. Que tal CURTIR à na Fan Fage e ficar "antenado"? O nosso perfil no Facebook traz diariamente dicas de leitura, agricultura irrigada, negócios, música, cultura, entretenimento, carreiras, entre outros e ainda montamos Álbuns onde compartilhamos fotos sobre sistemas de irrigação, recursos hídricos, e muito mais. Fiquem a vontade para acompanhar-nos (Perfil Profissional e Institucional)! E apreciem sem moderação!
Datas das provas
1a. Prova (Peso 2) será em 09 de maio de 2016, 2a. Prova (Peso 3) em 13 de junho de 2016 e 3a. Prova (Peso 3) em 25 de julho de 2016. As P2 e P3 serão com matéria acumulativa e pode-se fazer consulta à material auxiliar. Todas as provas serão às 16:00 horas. Os seminários acontecerão nas manhãs dos dias das provas. A recuperação será em 2 de agosto de 2016 às 10 horas no LHI.
MF = (2P1 + 3P2 + 3P3 + 2MR) / 10
MR = Seminários* e monografias** (* Notas diferentes para cada atividade, mas baseadas na média entre CONTEÚDO, MÍDIA e APRESENTAÇÃO; ** Pesos diferentes em função da dificuldade)
Como textos base para a nossas primeiras semanas de aula sugerimos os seguintes textos:
- Entrevista sobre a agricultura irrigada para o programa Revista Brasil da Rádio Nacional de Brasília
As apresentações e conteúdo multimídia utilizados nas aulas podem ser conferidas em ATIVIDADES ACADÊMICAS do canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, onde inclusive a Bibliografia completa está disponível.
Como leitura adicional recomendamos a revista VOCÊ S/A como forma de acompanhar o que acontece no mercado de trabalho. Lembre-se também que desempenho e aprendizado depende da dedicação de cada um e estamos aqui para orientá-los para que tenham um ótimo futuro profissional. Aproveitem!
Comunicação e transparência de ações e do conhecimento
A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira para democratizar o conhecimento e a informação, utiliza diferentes linguagens na Internet para cumprir este propósito através do: Canal de Conteúdo, Canal CLIMA, BLOG, Canal YouTube, Fan Page no Facebook, [Pod Irrigar] e IRRIGA-L Grupo de Discussão em Agricultura Irrigada. Acreditamos que "que é preciso inovar, não dá só para copiar e é preciso criar uma nova empresa e reinventar o nosso setor, para tanto é fundamental a democratização e a transparência da informação, do conhecimento e de ações", Também usamos de forma complementar nosso perfil do Facebook para divulgar nossos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão e interagir com sociedade como um todo. Existem outros canais mantidos por outras Instituições como o Forum da Agricultura Irrigada. Também confira o vídeo sobre como aprimorar seu networking.
Produzindo água
Olhem que notícia sensata: "Contra crise hídrica, Cordeirópolis quer reflorestar 56 nascentes". Realmente precisamos proteger nossas nascentes e corpos d´água! Saiba mais sobre iniciativa que deveria ser exaustivamente copiada!
"Agricultura irrigada sustentada pela floresta. Uma proposta ousada" é o artigo de Marcelo Bastos que também sugerimos a leitura! E ainda, propomos muitas árvores em torno do córrego Boa Vista em Votuporanga e agora a proposta é para Sampa, a Arquiteta Pérola Felipette Brocaneli propõe devolver ao rio Tietê a vegetação de suas margens numa tentativa de restabelecer o equilíbrio entre a natureza e a urbanização: seria legal se fossem modelos a ser seguidos. Conheça a Tese de Doutorado sobre a proposta!
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