Fenicafé mostra a importância da cafeicultura irrigada e da organização e tecnificação do setor


Pod Irrigar - Fenicafé se consolida com um dos eventos obrigatórios da agricultura irrigada
Esta semana estivemos na FENICAFÉ - Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura em Araguari - MG para participar do dia dedicado o uso da água nos cafeeiros. Suprir as necessidades de água repondo o que foi perdido polo processo de evapotranspiração através dos sistemas de irrigação e de forma eficiente significa adotar programas de manejo da irrigação e praticar a quimigação, sendo que a injeção de fertilizantes quase uma obrigatoriedade e neste caso, a técnica chama-se fertirrigação.

Para abordar estes temas lá estavam o nosso colega da UNESP Botucatu Roberto Lyra Villas Bôas, Luiz Dimensteim da ICI Brasil, Everardo Chartuni Mantovani da UFV e completando o dia, Pierre Marraccini da Nestle que tratou da qualidade sensorial do café condicionada ao déficit hídrico.


Nossa atuação profissional maior tem nisso em relação ao aprimoramento e divulgação de técnicas que assegurem o manejo racional da água, incrementando a eficiência do processo e assim nesta edição do [Pod Irrigar] - este que é o Podcast da Agricultura Irrigada - destacamos a participação do Professor Everardo Mantovani, para nós um dos gigantes e talvez o mais completo profissional que este país produziu, pois soube como ninguém mesclar academia, com empreendedorismo e coisa distribuir oportunidades que vão além das fronteiras brasileiras.




Cada vez menos praticada e com maus exemplos diários mostrados na televisão, Everardo foi feliz ao dedicar parte do seu tempo para discutir ética profissional e finalizou sua apresentação com precisas recomendações aos irrigantes. Uma aula magna! Parabéns Everardo! Parabéns Comissão Organizadora! Valeu a pena estar com vocês em Araguari!


Mais Fenicafé


Confira a avaliação da Fenicafé feita pelos participantes!

UNESP coordena Mestrado profissional em Recursos Hídricos
Dia 22 de março, Dia Mundial da Água, será lançado o edital do Mestrado Profissional da UNESP em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, iniciativa com recursos da Agência Nacional de Águas (ANA) e coordenação da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira - UNESP.

O curso terá cem vagas distribuídas nas seguintes instituições associadas: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Espírito Santos (UFES), Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), além da própria FEIS, na Unesp em Ilha Solteira. Veja mais detalhes!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características