Ilha Solteira tem o dia mais frio do ano


Bom dia
O mesmo mês de abril que teve uma média de temperatura máxima na casa dos 34°C a 37°C chegou a atingir nessa manhã temperaturas em torno de 11,5°C como mostram os dados do Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira, proveniente da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.


Temperatura cai bruscamente e faz frio em todo o Noroeste Paulista

A temperatura mínima nos últimos 5 anos no período analisado se manteve na casa dos 20°C-22°C e apresentou a mesma queda brusca de temperatura no final de Abril, trazendo inicio do frio na região.





A expectativa era de que chovesse o equivalente a 83 milímetros em Ilha Solteira em abril. O calor que vem sendo registrado no mês de abril, de acordo com a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP, é o mais alto dos últimos cinco anos na cidade.

A realidade: A chuva no mês de Abril desse ano já ultrapassou a média histórica dos últimos anos em algumas estações. Em Itapura já choveu 30 mm a mais do que o esperado pela média histórica.Só ontem (26) a estação de Santa Adélia Pioneiros (na cidade de Sud Mennucci) liderou a chuva acumulando 95,3 mm seguido de Itapura com 94,7 e Ilha Solteira que acumulou 88,4 mm, quase 4 mm a mais do que o esperado.



A última precipitação até então tinha sido no dia 25/03/2016 conforme é possível visualizar no mapa abaixo que mostra a dispersão na região. Já nos dias 26 e 27 de Abril as chuvas tiveram comportamentos diferentes do que aparentava no mês passado, sendo o inverso, na região onde mais tinha chovido foi a que menos choveu nesse mês, como é o caso de Populina que acumulou apenas 26 mm e Santa Adélia Pioneiros chegando a quase 98 mm.



A chuva trás garantia aos produtores na região mantendo o saldo de água no solo disponível pelas plantas positivo porém trás preocupações relevantes a respeito das doenças favorecidas pela queda da temperatura e aumento da umidade relativa do ar.

No campo, na região onde estão localizados os sistemas de irrigação por pivô central temos a cultura do Milho na fase de pendoamento e com a queda das temperaturas e a umidade no solo e nas plantas provocadas pelo acumulo de chuva, favorece o aparecimento de doenças como ferrugem comum e mancha branca que podem causar grande prejuízo a lavoura, diminuindo sua produtividade.

Já o Feijão está recém plantado e é necessário cuidados para que não ocorra o aparecimento de antracnose e mofo branco, que causam queda das flores e frutos jovens, diminuindo o valor da produção ou até mesmo danos irreversíveis. 

Conheça mais sobre a AHI da UNESP Ilha Solteira e interaja conosco a partir de:
Acompanhe todo o trabalho da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha solteira a partir de:
Canal de Conteúdo: http://www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
Youtube: https://www.youtube.com/user/fernando092
Canal Clima: http://clima.feis.unesp.br/
Facebook: https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira
Skype: equipe-lhi
Email: irriga@agr.feis.unesp.br
Irriga-L: http://www.agr.feis.unesp.br/irriga-l.php

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características