Treinamento e instalação de estações agrometeorológicas no Noroeste Paulista

No ultimo sábado, dia 09 de abril de 2016, foi dia de treinamento sobre a manutenção das estações agrometeorológicas para a equipe da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, onde se aprendeu desde a programação e identificação dos sensores até a sua instalação no campo. 

Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira disponibiliza as informações agroclimatológicas completas da região noroeste do Estado de São Paulo e são provenientes de estações agrometeorológicas automáticas instaladas nos municípios de Ilha Solteira, Marinópolis,  Paranapuã, Pereira Barreto, Populina e Sud Mennucci, e isso permite ao irrigante planejar e gerenciar os seus recursos hídricos. 


No período da manhã uma explicação rápida ocorreu porém de muita importância para a equipe sobre a necessidade de se instalar o sensor de radiação líquida, tendo em vista a necessidade do irrigante em saber o valor da evapotranspiração ao final do dia e a cada uma hora. 

Contudo, foi abordado o sobre o manejo da irrigação e devido a esse assunto que foi discutido conforme a inserção dos sensores de radiação no programa feito para o treinamento.

Todos os dados são atualizados a cada 5 minutos e podem ser conferidos no canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira. Confiram algumas fotos tiradas durante o treinamento:


Equipe aprendendo um pouco sobre a programação das estações agrometeorológicas

Iniciando a montagem dos equipamentos





Futuramente uma estação agrometeorológica será instalada em Dracena a pedido do responsável pela disciplina de Irrigação e Drenagem da UNESP Dracena, Professor Dr. Ronaldo Cintra Lima e essa instalação será feita pela a equipe da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira. No período da manhã a equipe configurou o programa, identificaram e separaram os sensores que foram utilizados. 

E no período da tarde o time colocou a "mão na massa" e foi até ao Pomar da UNESP Ilha Solteira para montar a estação e conferir os dados coletados pelos sensores instalados. Veja as fotos a seguir da instalação da estação em campo:

Levamos os equipamentos para o campo (Pomar) 





Acompanhe todo o trabalho da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha solteira a partir de:
Skype: equipe-lhi
Email: irriga@agr.feis.unesp.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características