REALIZADO COM SUCESSO O CURSO SOBRE MANEJO DA IRRIGAÇÃO NA UNESP ILHA SOLTEIRA

Lá se foi mais um curso sobre o manejo da irrigação de sucesso, após dois cansativos e produtivos dias, eis que termina o segundo e último dia do curso. Uma parceria entre a UNESP Ilha Solteira, o Inovagri e a ANA - Agência Nacional de Água que rendeu um dia (12) de palestras variadas desde assuntos de canais de comunicação, sensoriamento remoto até o manejo da irrigação como sendo o tema central do curso.



E com imensa satisfação a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira pode em conjunto da ANA e do Inovagri, organizar o curso "Manejo da Irrigação: Quando, Quanto e Como Irrigar", que contou no primeiro dia com a abertura do Professor Doutor e Chefe do Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos - DEFERS, Maurício Augusto Leite e os Prof. Dr. Luiz Malcolm Mano de Mello e Jefferson Nascimento.



Em seguida o Professor Tangerino entrou fazendo uma introdução de como seria o curso e assim iniciou as palestras, os integrantes da AHI apresentaram na seguinte sequencia Renato Franco falando sobre as estações agrometeorológicas, os sensores, etc. Depois veio a integrante Julia Trindade da Silva que apresentou os canais de comunicação e como fazemos a democratização das informações de agricultura irrigada.



O Vitor Trinca apresentou a história do Canal Clima e como obtemos os dados e disponibilizamos no site. A bolsista CNPq da Área de Hidráulica e Irrigação apresentou o software SMAI, Daniel Nuñez também mostrou conhecimentos da área de sensoriamento remoto. E com base nas apresentações da manhã o professor Tangerino inseriu, ensinou e apresentou ao público o manejo da irrigação e todos os seus detalhes.





No dia seguinte, começamos com o Professor falando sobre a lei das águas, outorga, dentre outras regulamentações e a seguir seguimos para o NACI - Núcleo de Apoio Computacional à Irrigação. Bem como, o uso da tensiometria no manejo da irrigação, que serviu de base para mais tarde passarmos para a prática e fazer um treinamento de instalação de 3 tensiômetros na cultura do milho na Fazenda Humaitá, na região de Santa Fé do Sul e conhecer uma das estações agrometeorológica de Pereira Barreto, Santa Adélia.


Conheça mais sobre a AHI da UNESP Ilha Solteira e interaja conosco a partir de:
Acompanhe todo o trabalho da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP de Ilha solteira a partir de:
Canal de Conteúdo: http://www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
Youtube: https://www.youtube.com/user/fernando092
Canal Clima: http://clima.feis.unesp.br/
Facebook: https://www.facebook.com/ahiunespilhasolteira
Skype: equipe-lhi
Email: irriga@agr.feis.unesp.br
Irriga-L: http://www.agr.feis.unesp.br/irriga-l.php

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que a água evapora sem estar a 100° C ?

A Importância da DBO

Pivô central: história e características